Perguntas e Respostas - O Básico do "Economês"

Perguntas e Respostas

Aqui tem algumas informações (o texto é bem comprido)…

O que é Score?

O Score é uma pontuação obtida a partir da análise de informações existentes na base de dados da Serasa (e de outras instituições) e relacionadas às consultas realizadas pelos clientes da Serasa (e de outras instituições) são combinadas e se transformam em uma pontuação. Essa pontuação pode ser utilizada como um dos critérios para liberação do crédito por uma instituição financeira. Em geral, quanto maior seu score, mais chances de ter crédito aprovado.

Para liberar o valor, o banco realizará a análise de crédito?

Os bancos e demais instituições financeiras fazem análise de seus dados e documentos para conceder o crédito.

O que é empréstimo consignado?

O crédito consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado, por isso é uma mão na roda em várias situações. Quem trabalha com carteira assinada, é aposentado, pensionista do INSS ou funcionário público pode acessar o empréstimo com facilidade. O valor das parcelas do empréstimo consignado serão descontadas automaticamente do seu salário, diretamente na folha de pagamento.

O que é crediário?

O crediário é uma forma de financiamento que, em geral, permite maior número de parcelas do que um cartão de crédito. Essas parcelas, normalmente, são de até 12x, mas em alguns casos podem chegar até podem ser de até 60X ou mais (normalmente para financiamento imobiliário).

O que é financiamento?

Assim como o empréstimo bancário, o financiamento também é um contrato entre o cliente e a instituição financeira, mas com destinação específica dos recursos tomados, como a aquisição de veículo ou de imóvel por exemplo. Geralmente o financiamento possui algum tipo de garantia, como alienação fiduciária ou hipoteca.

O que é empréstimo bancário? O que é empréstimo pessoal? O que é crédito pessoal?

É um contrato entre o cliente e a instituição financeira pelo qual ele recebe uma quantia que deverá ser devolvida à instituição em prazo determinado, acrescida dos juros acertados. Os recursos obtidos no empréstimo não têm destinação específica.

Eu consigo crédito com nome sujo?

Sim, é possível. Porém, ter o nome sujo pode significar que você terá que pagar maiores taxas de juros nos empréstimos. Por isso, é recomendado, se possível, que você organize suas finanças antes de buscar crédito.

Meu CPF está suspenso, cancelado ou pendente de regularização. Mesmo assim consigo crédito?

CPF suspenso, cancelado ou pendente de regularização pode impedir que o consumidor contrate diversos tipos de produtos e serviços financeiros, inclusive o crédito pessoal e cartão de crédito.

A taxa de juros contém IOF?

Em geral, as instituições financeiras não inserem o IOF na taxa de juros. Porém, o IOF faz parte do CET (Custo Efetivo Total) da operação, que permite ao consumidor avaliar qual a melhor opção de crédito.

Existe algum limite para as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras?

Simples e direto: Não.
Nas operações de crédito com recursos livres, as taxas de juros são livremente pactuadas entre as instituições financeiras e os tomadores. Destacam-se, entre essas operações, as modalidades cheque especial, crédito pessoal, cartão de crédito, capital de giro e aquisição de bens.

Ter uma oferta de crédito significa que receberei o crédito?

Simples e direto: Não.
Uma oferta de crédito quer dizer que você se enquadra nos pré-requisitos para que aquela instituição financeira possa analisar seu pedido de crédito.

O limite do cartão que foi ofertado é muito baixo. Por quê?

Cada instituição financeira tem suas próprias políticas e regras internas, que podem ser diferentes entre cada um deles. Isso quer dizer que o limite do cartão de crédito é determinado pela própria instituição financeira. Em geral, uma maneira de conseguir limites mais altos é complementar a sua renda. Além disso, é importante cuidar dos seus compromissos de pagamento, evitando atrasar contas, faturas e parcelas de financiamento. Se possível, evite comprometer mais de um terço da renda com empréstimos e cartão de crédito. O ideal é não comprometer mais de 30% da sua renda com dívidas.

Qual a bandeira do cartão? Posso escolher Visa ou Master, por exemplo?

Cada instituição financeira tem suas próprias políticas e regras internas, que podem ser diferentes entre cada um deles. Isso quer dizer que alguns deles podem operar com mais de uma bandeira. Algumas das bandeiras mais oferecidas são: Mastercard e Visa.

O banco é obrigado a me conceder empréstimo ou financiamento?

Simples e direto: Não.
Cada instituição financeira pode estabelecer critérios próprios para a concessão.

Empréstimos e financiamentos podem ser quitados antecipadamente? Posso pagar algumas parcelas antes? Tenho descontos se quitar meu contrato ou parcelas antes do vencimento?

Sim, as normas do Conselho Monetário Nacional garantem ao cliente o direito à liquidação antecipada total ou parcial com redução proporcional dos juros. As instituições financeiras devem informar as condições para essa antecipação.

O meu pedido de crédito não foi aprovado. Por quê?

  • A decisão de aprovação do crédito é exclusiva de cada instituição financeira;
  • Para saber o motivo da não aprovação, verifique diretamente com a instituição financeira;
  • Você ainda pode tentar o crédito com outras instituições financeiras;
  • Também é possível consultar seu CPF e saber se existe alguma restrição no seu nome;
  • Você também pode consultar restrições em seu nome em diversos birôs de crédito (Serasa, SPC, etc).
8 curtidas