Frequentemente temos visto nos noticiários, redes sociais e até aqui na comunidade mesmo falar sobre golpes online dos mais variados tipos. Por isso o Banco Central tem lutado incansavelmente para combater esse tipo de crime, especialmente lançando ferramentas, funcionalidades e regulamentações variadas com o intuito de dirimir esse problema.
Contudo, um tipo específico de golpe virtual tem feito uso do próprio MED (Mecanismo Especial de Devolução), recurso de segurança implementado pelo Banco Central para proteger clientes de golpistas que se passam por vendedores honestos, presencialmente ou em ambiente web. E isso traz certa insegurança para os vendedores que realmente são honestos e fazem uso recorrente do Pix em seus negócios.
Pessoas de má índole, agindo de má fé, contestam compras legítimas com o objetivo de não apenas ficar com o produto adquirido, bem como ter seu dinheiro de volta. Pensando nisso, me veio à mente uma nova funcionalidade que pode ser adicionada ao Pix com vistas a proteger os bons vendedores, sobretudo os autônomos que diariamente são lesados e ficam de mãos atadas.
O recurso que sugiro pode ser denominado de Pix Negócio Fechado com AR, inspirado no serviço de Aviso de Recebimentos dos Correios. Consiste basicamente em um mecanismo onde a operação de transferência de capital só é realizada quando ambos os envolvidos fazem confirmação mediante senha.
Isto é, o vendedor confirma que recebeu o dinheiro e o comprador confirma que recebeu a mercadoria, serviço, imóvel, etc… As figuras abaixo ilustram bem a ideia:
Mensagem no smartphone do vendedor:
Mensagem no smartphone do comprador:
No exato momento em que ambos confirmam, o negócio é fechado, e o aviso de recebimento do dinheiro é enviado automaticamente do comprador para o vendedor e um aviso de recebimento do produto é enviado do vendedor para o comprador. Desse modo, ambos podem confirmar a operação sem precisar recorrer ao outro. Ou seja, as duas partes envolvidas na negociação terão os dois comprovantes de confirmação do negócio.
A principal vantagem dessa ferramenta seria o fato dela ser imune ao MED, ou seja, após a operação ser realizada, ela não poderá ser mais desfeita ou anulada simplesmente acionando o Mecanismo Especial de Devolução do Banco Central. Por conseguinte, traria muito mais segurança para vendedores ambulantes, donos de mercearias, bares e outros pequenos negócios.
Deixe sua opinião abaixo para que possamos enriquecer essa ideia.