Plástico biodegradável: futuro do cartão?

Hoje com os problemas ambientais que temos pela causa principal de plásticos descartados de forma incorreta, com isso existem em vários lugares pesquisas para o desenvolvimento de bioplásticos que podem ser facilmente serem degradados pela natureza.

Os bioplásticos são degradados por micro-organismos que basicamente se alimentam deles os transformam em outras substâncias que já existem no meio ambiente naturalmente, Alguns exemplos são:

Plástico de Amido: é feito com a adição de amido aos plásticos. Dessa forma, quando esses polímeros biodegradáveis são lançados no ambiente, os microrganismos que já possuem enzimas específicas para a degradação das moléculas de amido levam à quebra das enormes cadeias poliméricas, restando pedaços minúsculos de plásticos que apesar de demorarem mais somem da natureza mais rapidamente do que realmente seria se fosse algo completo.

Nos Estados Unidos, desde a década de 1960, há a produção do polímero de poli-hidroxibutirato (PHB) que é biodegradável, pois é fabricado por diversas bactérias como uma maneira que elas encontraram de armazenar carbono e energia dentro da célula. Ele pode ser obtido a partir de plantas modificadas com os genes das bactérias, como as plantas do agrião silvestre, da batata e do tabaco.

Existem outros métodos como a celulose e a chitina mas com os acima já deu pra entender um pouco.

Para um plástico ser considerado um bioplástico pelas normas internacionais sua degradação não pode passar de 180 dias, porém em condições próprias para isso como solo, áreas de compostagem, estação de tratamento de águas, ambiente marinho, etc.

A partir disso a NuBank poderia criar cartões com alguma dessas novas tecnologias, porém elas ainda são muito caras e talvez não seja viável para empresa a produção em grande escala, mas pode começar engatinhar nessa área, fazendo os cartões Rewards por exemplo serem biodegradáveis, ou talvez o cliente pagasse pelo cartão com essa tecnologia, seria algo talvez viável e melhoraria ainda mais a imagem da NuBank, e certamente muitas pessoas pagariam para ter um roxinho sustentável.

E como sempre quando da certo pra alguém as outras empresas imitam, assim, poderia ajudar todo um segmento de mercado a aderir a ideia e quem sabe outras empresas, e futuramente barateando essa tecnologia e sendo viável para diversas outras coisas envolvendo plástico.

25 curtidas

Ótima ideia mano, :clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap:

2 curtidas

Boa Man :grin:

3 curtidas

Excelente idéia e muito bem fundamentada!
Seria o primeiro roxinho verde!

:joy::joy::joy:

Apenas para complemento, no metrô da cidade de São Paulo existem algumas caixas que vc pode levar seu cartão antigo, nessas caixas os cartões são triturados e vão para reciclagem, isso já ajuda pois é um descarte apropriado.

3 curtidas

Ótima ideia

1 curtida

As impressoras 3D já utilizam material biodegradável, com várias origens de matérias primas de origem vegetal, o cartão é simplesmente maravilhosa ideia e possível

2 curtidas

Ou poderia aderir às carteiras digitais e eliminar o plástico! :rofl:
#QueroPagarComApplePay

Mais de 90% das maquininhas de cartão já aceitam pagamentos por aproximação, pros 10% (provavelmente menos) que não aceitam poderia ter um cartão de metal que é mais fácil de reciclar.
Igual o Apple Card que será lançado em breve nos EUA The Design of Apple's Credit Card

3 curtidas

Nossa, que legal eu tentei dar uma pesquisada mas acabei não achando nada, mas fico feliz que já seja sustentável.

Otima ideia essa do cartao feito de plastico biodegradavel!!! :smiley:

1 curtida

Já dá para virar um movimento @Eudes !

3 curtidas

No futuro teremos apenas cartões digitais e NFC .
A natureza irá agradecer :stuck_out_tongue_winking_eye:

3 curtidas

Já existe o movimento, tem o Twitter do @ApplePayBR e o grupo no telegram :wink:

1 curtida

Algo que poderia ajudar seria o cartão ter validade maior, meu nubank tem validade de 3 anos, enquanto meu Itaucard vale por 8 anos :scream:

2 curtidas

O futuro é digital, sem cartões de plástico! A própria Mastercard acha isso!

Ah, e eu também #QueroPagarComApplePay!

https://exame.abril.com.br/marketing/pensando-no-futuro-sem-cartoes-mastercard-muda-logo-e-esconde-nome/

Muito legal essa ideia, acho super válida precisamos nos preocupar mais com o nosso meio ambiente e achar soluções viáveis e sustentáveis como essa!

1 curtida

Acho que o futuro dos cartões está nas carteiras digitais.

6 curtidas

Seria seguro para o cartão, digo, não iria reduzir o tempo de duração? Senão, me parece uma ótima ideia, mas enquanto não temos é legal a gente fazer nossa parte e fazer o descarte correto :slight_smile:

1 curtida

Maravilhosa ideia. Muito atual. Vamos adotar Nubank

2 curtidas

Os novos cartões tem validade de 8 anos

2 curtidas

E eu #QueroPagarComGooglePay

4 curtidas