Preocupação, tecnologia RFID/contactless! Possibilidade de furtos?

Acho que não há como desativar o contactless. O maior risco de furtos ou fraudes está nas compras abaixo de R$ 50, pois essas não exigem a senha. O Nubank bem que poderia deixar a opção de exigir senha para todas as compras no contactless.

Nem sempre é bom ficar com o celular na mão, especialmente na rua, espaço movimentado ou numa loja num lugar mais aberto. Além do mais, é necessário ter um pacote de internet móvel/dados (3G/4G) e ele pode sair caro, dependendo do plano da sua operadora ou o sinal na sua região pode ser ruim (comigo as duas coisas acontecem).

1 curtida

Dificilmente eu uso o celular na rua, geralmente é dentro de um estabelecimento ou no shopping e eu nunca tive problemas com roubos ou coisas assim. Mas estou falando daqui onde moro, você pode ter uma experiência diferente aí na sua cidade, mas aqui é super tranquilo.

Quando ao pacote de dados, também falo pela experiência que tenho daqui da minha cidade…todos os lugares que fui possuíam wi-fi, então eu sequer usei do meu plano de dados pra desbloquear o cartão.

Então, pra mim, a solução mais viável pra evitar isso é bloquear o cartão.

1 curtida

O contactless é um risco sim, não precisa nenhuma dedução por parte do fraudador, basta ele circular com uma máquina em um estabelecimento, e na maquininha ter um valor de R$ 50,00 que não precisa de senha, então quando a maquininha localizar um cartão com essa tecnologia… Pimba! Feito a transação, uma vez que até R$ 50,00 não precisa de senha.

4 curtidas

@gpaulinno, tipo isso mesmo.

2 curtidas

video:

Como no aplicativo não tem a opção de definir valor para o uso do NFC:

Uma outra solução “BARATA” seria o uso de papel alumínio em volta do cartão.
Dependendo da carteira cortando uma folha de papel alumínio e colocando onde se coloca as cédulas de dinheiro fica bom.

3 curtidas

Seria mais prático poder habilitar e ou desabilitar as funções de débito e crédito, e ou a função contact less.

1 curtida

Existe a opção de bloquear o cartão, é basicamente a mesma coisa.

1 curtida

Resolve a questão de segurança, mas pode-se querer maior controle, desabilitando apenas funções específicas para evitar enganos. Eu mesmo já fui perguntado débito ou crédito, disse crédito e a vendedora passou como débito, e não verifiquei a tempo.

1 curtida

Bem, nesse caso a atendente pode cancelar/estornar a compra no débito e refazer ela no crédito, aconteceu o mesmo comigo nos Correios uma vez e eles refizeram tudo sem problemas algum.

1 curtida

Não depois que se percebe o engano no dia seguinte. Ou quando vc já chegou em casa cansado e não quer voltar só pra isso.

Você tava sem o celular então? Pq eu recebo na hora a notificação…

Estava com celular, mas na correria. Ouvi a notificação mas não verifiquei na hora.

Sempre olho no visor da maquininha, mas às vezes o cara passa desapercebido mesmo.

Na correria de fazer as coisas rápido, passa batido mesmo.

1 curtida

Já deixei de olhar várias vezes na correria, mas ainda bem que não ocorreu o mesmo que com você kkkkk.

Pois é. Se fosse possível desabilitar o modo de compra que não se deseja, daria pra fazer as compras mais despreocupadamente.

1 curtida

Com essa tecnologia contactless, ou a pessoa tem um problema de segurança, podendo ter compras fraudulentas de até 50 reais aprovadas; ou fica com o cartão sempre bloqueado e corre o risco de ficar sem poder usar se estiver sem acesso à internet na hora de desbloquear. A solução para isso seria o Nubank aderir às carteiras digitais, como o Samsung Pay, pois essas sim dão a praticidade do NFC sem abrir mão da segurança.

1 curtida

Pra usa do Samsung Pay eu não preciso ter internet?

Não precisa. O SPay funciona offline.

Eu sinceramente não entendo esse medo, em todas as vezes que usei a compra só passou com o cartão em cima da máquina.

Achei uma matéria interessante sobre: