Olá, NuCommunity! Faz um tempinho que não apareço por aqui com um conteúdo novo, já tava com saudade! Hoje vamos relembrar aqueles memes clássicos que viralizaram antes do boom do TikTok e que viraram parte da memória coletiva da internet raiz. Cheia de humor espontâneo, bordão improvisado e muita criatividade DIY. Tô falando de uma era onde bastava gravar e editar dentro do Windows Movie Maker.
Por que revisitar os memes é tão nostalgico?
Porque eles floresceram em uma internet low-tech, onde a conexão era discada, o design das páginas era puro HTML colorido e o acesso vinha direto das Lan Houses, dos chats no IRC, dos scraps no Orkut e das mensagens piscando no MSN. Foi nesse ambiente rústico e criativo que os memes nasceram: sem filtros, sem edições elaboradas, mas com uma espontaneidade que conquistava pela autenticidade. Esses conteúdos ajudaram a moldar toda a lógica de viralismo que conhecemos, muito antes de algoritmos e feed infinito.
Com apenas 11 anos, filmou uma performance caseira de Dark Horse da Katy Perry e substituiu o refrão por “Meu nome é Júlia” - um bordão breve, original e altamente identificável.
O meme de reação mais famoso do mundo, a gata mal-humorada virou celebridade.
Qual é o seu meme antigo favorito?
Conta pra gente: qual foi aquele meme que marcou sua adolescência, fez você rir sem parar ou que você mandava pra todos os contatos do MSN e Orkut? Pode ser nacional ou internacional, viral ou underground, o importante é que tenha deixado sua marca (e quem sabe até esteja salvo até hoje naquele HD externo ou no cartão de memória do Nokia). Vamos montar juntos o museu dos memes nostalgicos da NuCommunity!
Genteeeee! Eu amei tanto esse tópico porque exatamente essa semana eu descobri um podcast que é sobre isso e estou com um pouco de hiperfoco: Além do meme
Além do meme é um podcast do Chico Felitti (aquele da mulher da casa abandonada), que revive os memes mais icônicos e conta a história das pessoas por trás deles.
Deixo a indicação pra quem gosta dessas curiosidades, e eu mesma ainda não escutei todas as histórias. Acho que além de fazer a gente rir de novo, a gente aprende um pouco com as histórias e o desenrolar no contexto delas.
Acho que varios memes marcaram a minha vida, mas a Rita Lee “Ela é tão boazina” pra mim nunca sai de moda e é a materialização do meu estado de espírito.
Quem chegou a assistir ou já ouviu falar das lives de LoFi dentro do Youtube vai entender essa, finalmente depois de 8 anos essa menina que aparecia sempre nas transmissões estudando já se formou