Certamente em algum momento das nossas vidas conhecemos alguém que não dorme bem devido ao estresse do dia a dia, sofre de insônia ou troca o dia pela noite, e até nós mesmos podemos estar passando por isso nesse momento. Então hoje vamos comentar um pouco sobre a importância de ter um bom sono e os benefícios.
Um evento anual criado pela Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine) para conscientizar sobre a importância do sono para a saúde e bem-estar. A data é escolhida anualmente na sexta-feira que antecede o equinócio de março, destacando a importância do equilíbrio entre o sono e a luz do dia.
Desde a sua criação, o Dia Mundial do Sono é celebrado em todo o mundo com uma série de atividades, incluindo palestras, workshops, campanhas publicitárias, exibições e eventos para informar e educar as pessoas sobre a importância do sono para a saúde. A data também é uma oportunidade para os profissionais de saúde divulgarem informações sobre os distúrbios do sono e incentivarem as pessoas a cuidarem de seus hábitos de sono.
O sono é uma necessidade básica do corpo humano, assim como a água e o alimento. Quando dormimos, o nosso corpo realiza uma série de processos importantes. Por isso, precisamos ter em mente quais são os benefícios de ter um bom sono e tentar ao máximo evitar trocar o seu dia pela noite, confira algumas vantagens como:
-
1. Controlar o apetite: O sono regula os hormônios que controlam o apetite. Quando dormimos mal, esses hormônios se desregulam, aumentando o desejo por alimentos calóricos e gordurosos.
-
2. Melhorar o humor: O cansaço mental reduz a produção de serotonina, o hormônio que regula o humor, e enfraquece o sistema imunológico. Quem dorme bem à noite costuma estar mais feliz e disposto durante o dia.
-
3. Rejuvenescimento: Uma boa noite de sono pode rejuvenescer a pele, reduzindo rugas e linhas de expressão. Durante o descanso, as células se renovam, e a melatonina, que ajuda a prevenir o envelhecimento, é produzida.
-
4. Reduzir o estresse: Durante o sono, o corpo reduz a produção de cortisol e adrenalina, hormônios ligados ao estresse, promovendo relaxamento e equilíbrio emocional.