Baixei um aplicativo de inteligencia artificial, achando que era o GROK. Na realidade era um que usava o logotipo do X e nao era o X, nem o Grok. Ao abrir o app pela primeira vez, fui direcionado a uma tela com opções de assinatura. Sem perceber que a opção vitalícia já estava pré-selecionada, pressionei o botão “Continuar”, o que resultou na cobrança automática da assinatura no valor de R$ 499,00. Eu solicitei o reembolso na mesma hora, mas a Apple, desrespeitando as leis do arrependimento do codigo do consumidor nao acatou minha solicitacao. Ai recorri ao NuBank solicitando o bloqueio dessa cobranca. O NuBank tambem nao acatou meu pedido. Se a gente eh cliente de um banco, que tem por principio ser o mais amigavel possivel, por que o banco nao luta pelo seu cliente, ao inves de acatar a cobranca, mesmo que seja indevida ou mau intencionada?
As instituições atuam apenas como intermediárias, se a mesma não obter um resultado a favor do cliente, não há o que fazer. Já que não é a instituição que toma essa decisão. Infelizmente em casos como esse fica como aprendizado ou pode tentar buscar legalmente, mas é um processo longo e bem custoso.
raniel, tecnicamente eu nao sei como isso funciona nos bastidores, eu so entendo uma coisa: tudo depende de bom senso e de um apertar de um botao. No entender de um leigo, nao era mais facil o cobrador vir em cima do devedor? De qualquer forma, eu tive um caso em que o Nu foi eficaz e defendeu minha alegacao. Eu assino o Streamyard num plano que custava 440 dolares por ano. No meio do caminho o Sttreamyard, pegou meu plano acrescentou alguns features e alterou de 440 pra 880 dolares. Esse valor ja estava dentro da fatura do mes. Nesse meio tempo, eu acionei a Streamyard e eles, ao contrario da Apple, acataram minha desistencia desse up-grade.
Liguei pro NU e eles prontamente, confiaram na minha palavra, e retiraram o valor da fatura. Nesse caso, foi um gesto de confianca. Nao sei se foi algo protocolar ou se peguei um atendente mais prestativo.
Seu relato, bem detalhado, explícita claramente que, com todo o respeito, houve muita desatenção na contratação do serviço.
E, como bem informou o @ranielreis, o cancelamento por arrependimento tem de ser feito junto a contratada, cuja previsão legal, na prática, depende da boa fé da contratada.
Sim Luiz, concordo, foi uma desatencao, motivada por uma pegadinha sutil: na primeira tela do APP, ja estava presetado numa assinatura perene. Repare o print.
Edson, conforme o artigo 49 do CDC: O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece o direito de arrependimento, concedendo ao consumidor o direito de desistir de um contrato de compra e venda ou prestação de serviços, no prazo de 7 dias a contar da assinatura ou do recebimento do produto/serviço, desde que a contratação tenha ocorrido fora do estabelecimento comercial, como por telefone, internet ou a domicílio.
Bom, no caso Streamyard vc conseguiu porque o fornecedor do serviço estava de acordo. A melhor chance seria agora também tentar com quem vendeu esse outro serviço.
Você precisa cancelar com a Apple não é com nubank
É possível cancelar compras realizadas na App Store da Apple por arrependimento e solicitar reembolso, desde que a compra seja feita há pouco tempo e a Apple considere o caso elegível. O processo pode ser feito através do site reportaproblem.apple.com, onde se pode iniciar sessão com o ID Apple e solicitar o reembolso
Meu primeiro computador foi um Apple II, lá nos primórdios de 79. De lá pra cá, só uso Apple. Passei por vários Macs. Nunca tive um problema sequer com o suporte da Apple — pra mim, o melhor atendimento ao cliente do Brasil, quiçá do mundo. Lembra os bons tempos do American Express. Foi uma surpresa eles negarem meu pedido de reembolso de forma tão peremptória e sem chance de escalar meu pedido.
Comprei poster do Kurzgesagt EUA, mas entrega disse que levaria 2 meses para chegar. Esperei, não chegou, abri chamado avisando que não chegou nada, o americano respondeu que reembolso era menos de 1 mês apenas pelos regras deles.
E fim, acabou, não quiserem fazer mais nada. Disse para eu comprar dentro dos EUA somente. A verdade que muitos atendentes não querem ajudar se for estrangeiro.