Reembolsos ccobrancas indevidas

Senhores,

Baixei um aplicativo de inteligencia artificial, achando que era o GROK. Na realidade era um que usava o logotipo do X e nao era o X, nem o Grok. Ao abrir o app pela primeira vez, fui direcionado a uma tela com opções de assinatura. Sem perceber que a opção vitalícia já estava pré-selecionada, pressionei o botão “Continuar”, o que resultou na cobrança automática da assinatura no valor de R$ 499,00. Eu solicitei o reembolso na mesma hora, mas a Apple, desrespeitando as leis do arrependimento do codigo do consumidor nao acatou minha solicitacao. Ai recorri ao NuBank solicitando o bloqueio dessa cobranca. O NuBank tambem nao acatou meu pedido. Se a gente eh cliente de um banco, que tem por principio ser o mais amigavel possivel, por que o banco nao luta pelo seu cliente, ao inves de acatar a cobranca, mesmo que seja indevida ou mau intencionada?

2 curtidas

As instituições atuam apenas como intermediárias, se a mesma não obter um resultado a favor do cliente, não há o que fazer. Já que não é a instituição que toma essa decisão. Infelizmente em casos como esse fica como aprendizado ou pode tentar buscar legalmente, mas é um processo longo e bem custoso.

11 curtidas

raniel, tecnicamente eu nao sei como isso funciona nos bastidores, eu so entendo uma coisa: tudo depende de bom senso e de um apertar de um botao. No entender de um leigo, nao era mais facil o cobrador vir em cima do devedor? De qualquer forma, eu tive um caso em que o Nu foi eficaz e defendeu minha alegacao. Eu assino o Streamyard num plano que custava 440 dolares por ano. No meio do caminho o Sttreamyard, pegou meu plano acrescentou alguns features e alterou de 440 pra 880 dolares. Esse valor ja estava dentro da fatura do mes. Nesse meio tempo, eu acionei a Streamyard e eles, ao contrario da Apple, acataram minha desistencia desse up-grade.
Liguei pro NU e eles prontamente, confiaram na minha palavra, e retiraram o valor da fatura. Nesse caso, foi um gesto de confianca. Nao sei se foi algo protocolar ou se peguei um atendente mais prestativo.

2 curtidas

Seu relato, bem detalhado, explícita claramente que, com todo o respeito, houve muita desatenção na contratação do serviço.

E, como bem informou o @ranielreis, o cancelamento por arrependimento tem de ser feito junto a contratada, cuja previsão legal, na prática, depende da boa fé da contratada.

8 curtidas

Sim Luiz, concordo, foi uma desatencao, motivada por uma pegadinha sutil: na primeira tela do APP, ja estava presetado numa assinatura perene. Repare o print.

1 curtida

O direito ao arrependimento vale para produtos físicos, para os virtuais não tenho certeza.

Edson, conforme o artigo 49 do CDC: O artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece o direito de arrependimento, concedendo ao consumidor o direito de desistir de um contrato de compra e venda ou prestação de serviços, no prazo de 7 dias a contar da assinatura ou do recebimento do produto/serviço, desde que a contratação tenha ocorrido fora do estabelecimento comercial, como por telefone, internet ou a domicílio.

1 curtida

Bom, no caso Streamyard vc conseguiu porque o fornecedor do serviço estava de acordo. A melhor chance seria agora também tentar com quem vendeu esse outro serviço.

1 curtida

Você precisa cancelar com a Apple não é com nubank

É possível cancelar compras realizadas na App Store da Apple por arrependimento e solicitar reembolso, desde que a compra seja feita há pouco tempo e a Apple considere o caso elegível. O processo pode ser feito através do site reportaproblem.apple.com, onde se pode iniciar sessão com o ID Apple e solicitar o reembolso

5 curtidas

É culpa da Apple, não do Nubank. Nubank só é intermediário.

Pela lei do Brasil deve ter desistência de 7 dias para serviços.

Mas nem todo serviço possui representação no Brasil.

5 curtidas

Meu primeiro computador foi um Apple II, lá nos primórdios de 79. De lá pra cá, só uso Apple. Passei por vários Macs. Nunca tive um problema sequer com o suporte da Apple — pra mim, o melhor atendimento ao cliente do Brasil, quiçá do mundo. Lembra os bons tempos do American Express. Foi uma surpresa eles negarem meu pedido de reembolso de forma tão peremptória e sem chance de escalar meu pedido.

5 curtidas

Eu percebi isso de várias empresas americanas.

Comprei poster do Kurzgesagt EUA, mas entrega disse que levaria 2 meses para chegar. Esperei, não chegou, abri chamado avisando que não chegou nada, o americano respondeu que reembolso era menos de 1 mês apenas pelos regras deles.

E fim, acabou, não quiserem fazer mais nada. Disse para eu comprar dentro dos EUA somente. A verdade que muitos atendentes não querem ajudar se for estrangeiro.

1 curtida