Reserva Financeira: Melhores Opções! (Setembro/2020)

Já faz algum tempo desde meu último tópico sobre esse assunto. De lá pra cá, a taxa Selic foi reduzida de 3,75% para os atuais 2,00% ao ano e o IPCA acumulado variou de 3,30% para os 2,31% ao ano no momento. Na ocasião, apenas alguns papéis mantinham rentabilidade acima do índice de preços, mas agora, todos agonizam uma amarga posição bem abaixo dele.

De novidade nesse cenário, vale destacar a isenção da taxa da B3 para valores até R$10.000,00 aplicados no TD Selic a partir desse mês. Porém, para valores em torno de R$12.000,00 em diante, a NuConta ou mesmo um CDB LD 100% já oferece melhor rentabilidade.

A NuConta segue sendo uma opção prática e acessível para a Reserva Financeira, porém, além de ser superada em rentabilidade por algumas opções, também é alcançada no aspecto da praticidade por outras.

Seguem os gráficos de rendimento líquido e real das melhores opções do mercado atual:

E também um curto vídeo demonstrando as oscilações da rentabilidade do TD Selic conforme o valor aplicado:

  • CDB Escalonado BS2: 102% a 114% do CDI, reaplicação aos 3 anos; IR regressivo de 22,5% a 15,0% conforme prazo. Liquidez e rendimentos diários; mínimo $1000,00. A partir de $15000,00 as taxas vão de 103% a 118%.
  • CDB Escalonado RCI: 104 a 124% do CDI, reaplicação aos 2 anos; IR regressivo de 22,5% a 15,0% conforme prazo. Liquidez e rendimentos diários; mínimo $50,00.
  • CDB LD Sofisa: 110% do CDI, reaplicação a cada 3 anos; IR regressivo de 22,5% a 15,0% conforme prazo. Liquidez e rendimentos diários;
  • CDB LD Banco RCI: 108% do CDI, reaplicação automática a cada 2 anos; IR regressivo de 22,5% a 15,0% conforme prazo. Liquidez e rendimentos diários; mínimo $50,00.
  • Super Poup BMG: 110% do CDI, vencimento em 10 anos; IR regressivo de 22,5% a 15,0% conforme prazo. Liquidez diária e rendimento mensal; mínimo $100,00.
  • NuConta ou CDB LD 100%: 100% do CDI, reaplicação automática a cada 2 anos; IR regressivo de 22,5% a 15,0% conforme prazo. Liquidez e rendimentos diários.
  • BTG Selic Simples FI: taxa over de 1,90% + 0,0344% a.a.; come-cotas semestral de 15%; IR regressivo de 22,5% a 15,0% conforme prazo em caso de resgate; liquidez e rendimentos diários; mínimo $500,00.
  • TD Selic: taxa over de 1,90% + 0,0344% a.a.; IR regressivo de 22,5% a 15,0% conforme prazo; taxa anual da B3 de 0,25% sobre o excedente acima de $10.000,00. Liquidez e rendimentos diários.
  • Poupança: 70% da Selic Meta ou 1,40% a.a.; isenta de taxas e impostos. Liquidez diária e rendimento mensal.

· Para o cálculo do rendimento real, foi considerado o IPCA acumulado atual de 2,31%.

· Cálculos realizados considerando resgate hipotético nos prazos especificados no gráfico.

· A planilha utilizada para criar os gráficos pode ser baixada aqui.


Mas, depois dessa imensa sopa de letras e números, você pode ainda se perguntar: qual seria a melhor opção para minha Reserva Financeira afinal?

Para tentar ajudar nessa questão, criei uma tabela comparativa considerando os principais fatores a serem observados nesse tipo de aplicação: Segurança, Liquidez e Rentabilidade.
Sempre há alguma divergência quando tentamos definir qual a importância de cada um desses fatores, dessa forma, a fim de agradar gregos, troianos e espartanos, fiz três comparativos dando maior peso para alguns fatores em duas situações e igualando-os na outra.
Para cada fator, foi atribuída uma nota de 1 a 3 considerando o desempenho do papel nesse aspecto, sendo: 1 - Aceitável, 2 - Bom e 3 - Ótimo.

No fator segurança, considerei:
3 - risco soberano;
2 - banco grande;
1 - banco ou instituição média ou pequena.

No fator liquidez, considerei:
3 - resgate a qualquer momento sem perda de rendimentos;
2 - resgate somente em dias úteis, com perda de rendimentos ou outra restrição;
1 - resgate só no dia seguinte em dias úteis.

No fator rentabilidade, considerei:
3 - acima de 100% do CDI;
2 - 100% do CDI;
1 - abaixo de 100% do CDI.

Seguem os resultados que podem servir como um ponto de partida para uma boa escolha:

Vale lembrar ainda, que é recomendável manter a reserva em pelo menos duas instituições, pois problemas técnicos ou operacionais podem ocorrer a qualquer momento em qualquer sistema.

33 curtidas

Muito bom, @LuckPass! Parabéns pelo tópico!!!

5 curtidas

Depois passa aqui neste tópico @Anderson_Cristiano1, pode te interessar! :nerd_face:

6 curtidas

Muito legal @LuckPass, realmente deve ajudar muito o pessoal a tomar uma decisão. Muito interessantes os pesos dos fatores para avaliação.

Dúvida: qual é esse CDB LD do Itaú? Não encontrei…

Sugestão: não seria melhor atualizar as imagens dos tópicos da planilha e os outros dois linkados lá? Principalmente os de ganho real.

3 curtidas

ItauCDB

Depois de um certo prazo, que acredito ser 1 mês, não é possível mais editar os tópicos.

5 curtidas

Caramba, isso sim é um tópico de respeito, parabéns pelo excelente trabalho @LuckPass. :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

9 curtidas

Ótimo tópico @LuckPass! Que aula! :clap:

5 curtidas

Promessa é dívida!
E ficar com dívida não é bom para as finanças. :sweat_smile:

5 curtidas

:rofl::rofl::rofl: Inteligente a colocação, além de ser pura verdade. Obrigado!

1 curtida

Estou muito satisfeita e agradecida pelo conhecimento e informações que você compartilha aqui, @LuckPass. Parabéns pelo conteúdo e profissionalismo. Genial! Eu entendo bulhufas do assunto, mas tenho muito interesse em estudar e compreender os aspectos financeiros e a educação financeira de modo geral. 'Stou estudando; ou melhor, tentando compreender o mercado da reversa financeira e rentabilidade para fazer melhores aplicações.

4 curtidas

Grato pelo reconhecimento, @avolvr!
Não sou profissional, mas faço o melhor possível dentro das minhas limitações que certamente são muitas. No que souber e puder ajudar, estarei sempre a disposição. :blush:

4 curtidas

@LuckPass, em 10 anos, se não for utilizada a reserva de emergencia, a Super Poup BMG passa todos?

1 curtida

Bem-vindo, @daltonaraujo!

Não. Venceria o escalonado do RCI em alguns momentos, mas seria superado com facilidade pelo do BS2 no longo prazo.

2 curtidas

@LuckPass vc podia dar umas dicas de investimentos em renda variável tb, tô querendo uns conselhos hehe :laughing:

2 curtidas

Não me atreveria. :scream:
Mesmo especialistas costumam fazer uma série de ressalvas em suas recomendações.
No entanto, com os home brokers gratuitos disponíveis atualmente, é possível fazer uma espécie de “test-drive”, investindo um valor mínimo em várias ações no mercado fracionário apenas para acompanhar sua evolução. Pode-se utilizar as carteiras recomendadas das corretoras e sites especializados para esses testes.

6 curtidas

Ah sim, eu andei pesquisando, vou ver isso sobre simular !! Obgd :v:

2 curtidas

Abri uma conta no BMG para garantir esses 10 anos a 110%… quando aprovaram a minha conta, não tinha mais essa taxa. :unamused:

Eles estão oferecendo um escalonado que chega a 124 do CDI agora, com liquidez a cada 30 dias. Mas para 5 anos.

Meu objetivo era garantir a taxa de 110% para os 10 anos.

1 curtida

De fato, era uma taxa promocional. :slightly_frowning_face:

@daltonaraujo,

Hoje aumentou para 108%.

1 curtida

Obrigado pelo aviso @LuckPass. Eu vou avaliar. Concorda que marcar uma taxa dessa a longo prazo (10 anos) é interessante para uma reserva de emergência? Podemos até pegar algo acima disso hoje. Mas se o CDI subir nesse período é difícil aparecer algo nesse patamar na hora da renovação, daqui a 3-5 anos. Qual sua opinião?