Reserva de Emergência 2020!

Nunca a Reserva de Emergência fez tanto sentido quanto no momento atual.
Diante de tamanha incerteza, ter cerca de 6 a 12 vezes o valor das despesas mensais, em uma aplicação de baixo risco e alta liquidez, pode ser a diferença entre a insolvência e a tranquilidade financeira. Adicionalmente, uma boa reserva também permite aproveitar oportunidades raras de investimento que seriam impensáveis em outras situações.

Atualmente, todas as opções indicadas para esse objetivo estão rendendo menos que a inflação acumulada, portanto, a intenção é minimizar as perdas nesse aspecto.

A NuConta é uma boa opção para este objetivo, principalmente pela praticidade e liquidez acima da média devido a possibilidade de utilização na função débito, mas já não está entre as melhores opções no aspecto da rentabilidade.

Seguem os gráficos comparativos de rendimento líquido e real, descontando a inflação, das melhores opções do mercado atual.


  • CDB Escalonado BS2: 102 a 114% do CDI, reaplicação aos 3 anos; IR de 17,5% nos 1º e 4º anos e 15% nos demais. Liquidez e rendimentos diários; mínimo $1000,00.
  • CDB LD Sofisa: 107% do CDI, reaplicação a cada 3 anos; IR de 17,5% nos 1º e 4º anos e 15% nos demais. Liquidez e rendimentos diários;
  • Super Poup BMG: 104% do CDI, vencimento em 10 anos; IR de 17,5% no 1º ano e 15% nos demais. Liquidez diária e rendimento mensal; mínimo $100,00.
  • CDB LD Banco RCI: 104% do CDI, reaplicação automática a cada 2 anos; IR de 17,5% nos anos ímpares e 15% nos pares. Liquidez e rendimentos diários; mínimo $500,00. Vencimento em 2 anos.
  • NuConta: 100% do CDI, reaplicação automática a cada 2 anos; IR de 17,5% nos anos ímpares e 15% nos pares. Liquidez e rendimentos diários.
  • BTG Selic S FI: taxa de 3,65% + 0,03% a.a.; come-cotas semestral de 15%; IR de 17,5% no 1º ano e 15% nos demais em caso de resgate; liquidez e rendimentos diários; mínimo $500,00.
  • TD Selic: taxa de 3,65% + 0,03% a.a., IR de 17,5% no 1º ano e 15% nos demais; taxa anual da B3 de 0,25% sobre o montante. Liquidez e rendimentos diários.
  • Poupança: 70% da Selic Meta ou 2,625% a.a. isenta de taxas e impostos. Liquidez diária e rendimento mensal.
  • Para o cálculo do rendimento real, foi considerado o IPCA atual de 3,3%.
  • Descontado IR de 22,5% e 20,0% nas simulações de 3 e 6 meses.
  • Cálculos realizados considerando resgate hipotético nos prazos especificados no gráfico.
  • A planilha utilizada para criar os gráficos pode ser baixada aqui .
23 curtidas

Pra quem tem o basico de educação financeira ta de boa pq tem reserva de emergencia.

7 curtidas

Nunca fez tanto sentido mesmo. Excelente postagem.

5 curtidas

Agora nesse caos eu aprendi o valor de se ter uma reserva de emergência.

6 curtidas

Muito bom

4 curtidas

Excelente tópico!

3 curtidas

O que mais vejo é pessoas entrando com tudo na Bolsa de Valores sem nem ao menos ter conhecimento do que é um Reserva de Emergencia.

Otimo post!

3 curtidas

Pena que só aprendi educação financeira ano passado e não deu tempo de fazer nenhuma reserva hahahah mas acontece… Depois dessa melhora com certeza

3 curtidas

Decidi a 10 meses manter minha reserva de emergência na Nuconta devido a liquidez que ela oferece. Procuro fazer uma manutenção dessa reserva a cada 6 meses recalculando meus gastos e checando se ela é capaz de me manter por 12 meses. Um conselho que costumo dar a amigos é que façam uma reserva mas que não espere ela estar completa para fazer outros investimentos pois com organização conseguimos conciliar as duas coisas.

7 curtidas

Essa rentabilidade de 114% do BS2 deve ser a longo prazo, ou seja, com vencimento no mínimo anual.

2 curtidas

Só atinge 114% no vencimento, aos 3 anos.

2 curtidas

Ah… Logo vi. Blza, valeu :+1:

1 curtida

@LuckPass, Hoje eu estava dando uma olhada em uns CDBs do meu outro banco e vi algo bem atrativo também e com prazo nem tão longo.

1 curtida

Esses CDB’s do Agibank sempre foram “gordos”, mas te confesso que tenho uma “cisma” com esse banco. Nada objetivo/embasado, é pé atrás mesmo. Acho ele meio “alavancado” demais:

2 curtidas

Eu tinha olhado esses dados sobre o banco, realmente são bem atrativos mas teria que ser muito azar. De toda forma eu nunca quis arriscar, mas dá uma vontade de pôr alguns K ali kkkkkkkk. No BTG também tem uns muito bons, mas não tanto, dos 113,5%.

Concordo, @Juliana_Aparecida_Pi.
Eu comecei a formar a minha em outubro de 2018, em março de 2019 ainda não tinha atingido a minha meta, mas já comecei a investir pro curto, médio e longo prazo e em maio, comecei a investir na bolsa.
Com planejamento é possível diversificar os investimentos direitinho.
Isso é educação financeira.
Também oriento bastante os amigos.
Bons investimentos a todas e todos!

6 curtidas

Não sou fã de papéis de curto prazo.
Requerem um esforço maior para gerenciamento da carteira.

1 curtida

Eu não tenho nenhum, estava cogitando pôr uma parte da RE. Mas não sei, ainda estou analisando.

2 curtidas

Nessa linha, creio que a LCA 100% com liquidez após 90 dias do ABC seria uma opção melhor.

1 curtida

Se você subir sua régua um pouco, para uns 180 dias, acha LCI até de 115% de CDI.

Se pensar que uma reserva de emergência pode ser construída em um ano (dependendo da disponibilidade da pessoa pode levar até mais tempo), e se você subir sua régua para mais de 300 dias, vai encontrar percentuais ainda maiores.

Gosto de LCI/LCA :yum:

2 curtidas