Olá pessoal!
Sou André, formado em engenharia, super entusiasta de tecnologia, apaixonado pelo mercado financeiro e as formas de como podemos usa-lo ao nosso favor.
Escrevi um texto um pouco longo para a maioria. Nele mostrei um pouco do contexto do NuBank, dos seus produtos e apliquei um pouco das minhas opiniões sobre o que eu acho do futuro dos produtos da instituição. Toda a informação numérica do texto retirei do blog da NuBank, do seu canal do youtube e daqui mesmo do NuCommunity.
Se você já conhece o NuBank da unha do pé até o fio do cabelo mas tem interesse na minha visão do assunto desse tópico pule para o emoticon
Vale lembrar que é um texto resumido, apenas uma pequena dose do que essa grande empresa tem mostrado!
Sobre o NuBank
O crescimento do roxinho nos últimos 5 anos tem sido notável em todo o mercado nacional. São diversos prêmios ganhos anualmente, número crescente de cliente, decrescimento da negatividade do balanço de caixa, aumento da equipe operacional, lançamento de novos produtos, dentro outros.
Antes de falar sobre o futuro do Nubank devemos falar sobre o estado atual da Startup, os seus principais produtos e como eles podem se encaixar na execução de projetos futuros.
O Nubank é uma Startup que atualmente tem cerca de 6 milhões de clientes(Abril,2019). Ela é uma instituição financeira que vem lutando (e vencendo diversas batalhas) para crescer no mercado e ser referencia em simplicidade, agilidade, qualidade de serviços batendo de frente com os grandes bancos.
No entanto como toda (ou quase toda) Startup, o fluxo de caixa anual nos primeiros anos de formação é negativo. Muito do investimento é gasto em estrutura, captação e consolidação de mercado.
No entanto os números que o Nubank tem mostrado nos últimos anos tem sido bastante promissores. A redução do prejuízo no fluxo de caixa anual comparando 2017 e 2018, atrelada ao crescimento gigantesco do número de clientes (dobrando a sua base nesse período), tem mostrado como ela está a cada ano mais perto do saldo positivo.
A medida que a migração dos clientes dos demais cartão de créditos, até mesmo dos demais bancos (agora com o NuConta) para o NuBank vá ocorrendo. Seu faturamento vai crescendo gradativamente, demostrando assim o seu poder de escalabilidade (capacidade de um investimento aumentar o faturamento de forma superior a linear, ou seja um investimento pequeno pode impactar bastante no faturamento).
Produtos
Deixando um pouco sobre o seu contexto atual de lado e falando sobre a rentabilidade da instituição, vamos falar um pouco do como o Nubank vai aumentando o seu faturamento.
O seu principal fator de renda é os juros pagos pelos lojistas para o cartão de crédito. Estes são no geral divididos em 3 principais partes, sendo a Bandeira (Mastercard) a operadora da maquina de cartão de credito (Cielo,Rede, entre outras) e uma terceira parte para o NuBank.
Além dos ganhos com o cartão de crédito, existem ainda alguns outros ganhos, que apesar de terem atualmente uma contribuição menor para o faturamento da empresa, ainda são considerados.
Quando deixamos de pagar uma fatura em dia, ou mesmo quando pagamos apenas uma parte da fatura (com a opção de parcelamento do NuBank), pagamos uma certa quantia de juros a instituição.
Existe ainda o ganho através do NuRewards (É uma especie de opção de milhas, optativa), visto que a adesão ao programa pode chegar a proporcionar 190 reais de faturamento ao ano por cliente.
No ato de escrita dessa postagem o Nubank está em fase de teste do seu programa de empréstimos, ou seja, o cliente tem a antecipação de um valor da instituição e posteriormente paga ele corrigido.
E agora falando do principal Tópico dessa postagem: a NuConta
A NuConta é um dos produtos do NuBank que faz o seu dinheiro depositado lá render cerca de 100% do CDI (Se você não sabe o que é CDI, vamos falar que ela rende mais que a poupança).
Não encontrei nenhuma fonte confiável que informe como o NuBank ganha com a NuConta. Os comentários que eu encontrei foram que a NuConta é um produto que eles não estão preocupados em como isso vá render, mas sim como isso pode abrir portas para futuros lançamentos.
Vamos analisar do pronto de vista econômico:
Toda infraestrutura, desenvolvimento de software, manutenção e muitos outros fatores devem acrescentar um grande gasto para a instituição, seria isso realmente viável e saudável ?
A resposta é : Depende
A visão do negócio não deve ser unicamente vista do ponto de vista econômico do produto isoladamente. Devemos associar as possibilidades e aberturas de portas que esse produto possa oferecer.
Se essas oportunidades futuras que foram surgindo a partir desse produto permitirem a sua viabilidade econômica, mesmo que com o produto isolado tenha-se apenas custos, é um bom avanço para o negócio como um todo.
Por isso eu venho aqui incitar vocês a essa possibilidade.
Seria a renda variável (ou outras categorias de renda fixa) o próximo passo do NuBank?
Com a NuConta em plena atividade, e o espirito inconformado com o mercado atual que está intrínseco na cultura do NuBank eu vejo a arriscar que a resposta é SIM!
O NuBank é uma instituição que veio para bater de frente com o modelo atual bancário, pra mostrar que os valores pagos nas taxas que eles apresentam são absurdos e podem ser mitigados nos gastos operacionais das empresas.
E quer uma maneira melhor de mostrar que os Bancos tradicionais estão obsoletos e são verdadeiros dinossauros no que se trata do investimento do capital dos clientes, do que mostrar o grande leque de oportunidades de investimento, de forma simplificada, prática e ágil que é o jeito NuBank de ser?
O perfil do brasileiro tem mudado ao longo dos anos, a evolução da tecnologia está no dia-a-dia de cada um de nós. O brasileiro usuário de bancos, no geral já sabe que guardar dinheiro no colchão é um desperdício.
Hoje em dia o conceito de poupança já está bem desenvolvido na mente da população brasileira que tem acesso as instituições financeiras. No entanto o perfil do Brasileiro ainda é dinâmico, e a ânsia por fazer o melhor negócio com o seu dinheiro vem crescendo ao longo dos anos.
De 2014 até hoje a pesquisa no google pela palavra “Investimento” quase dobrou!!! Isso mostra o quanto o brasileiro está interessado cada vez mais em um mercado mais lucrativo.
Em um tempo atrás eu estava frequentando um curso sobre a criação de Startups e chegou em pauta o quanto o Cliente é o combustível essencial para o sucesso de uma. O NuBank tem mostrado excelência
E é por isso que eu acho que os próximos passos do NuBank é adentar ao mercado de renda variável! Desta forma ele consegue focar no cliente e acompanhar o perfil metamórfico do brasileiro e utilizar o seu produto de NuConta com a possibilidade a investimentos em renda variável. Desta forma ele acaba acrescentando valor ao seu produto e fornecendo a ele uma forma de uma melhor rentabilidade para a empresa.
E isso é apenas o inicio !
Obrigado a Todos que leram minha opinião sobre esse assunto! E vocês o que acham de tudo isso ? Será esse mesmo o próximo passo do roxinho ?