Ser possível criar uma chave pix para cada caixinha

Seria interessante a possibilidade de criar uma chave pix para cada caixinha. Assim seria possível realizar depósitos diretamente na caixinha que queremos, sem a necessidade desse dinheiro ter que ir primeiro na conta corrente (evitando assim que o valor depositado na conta corrente que seja o mais antigo seja afetado nessa operação).

16 curtidas

Olá @edunaka está é uma ótima ideia. Inclusive já foi sugerido aqui na comunidade, como aqui neste tópico, funções que relacionem o Pix a uma caixinha específica. Iria mesmo facilitar bastante. :handshake:

16 curtidas

Excelente idéia. Nunca tinha pensado nisso, @edunaka. Gostei demais.

13 curtidas

A ideia é boa, mas como a Caixinha é um tipo de investimento, talvez não seja viável por questões legais.

15 curtidas

Também creio que não seja possível.

14 curtidas

Como eu nunca pensei nisso. Seria fantástico ter uma caixinha específica para um número de pix. Iria ajudar muito quando vamos fazer algo em conjunto com o pessoal do trabalho onde só uma pessoa recebe o pagamento para pagar algo. Tipo uma vaquinha.

Muito boa essa ideia.

6 curtidas

Mas daria para criar um direcionamento tipo. Tipo pix de fulano vai para caixinha tal. Pix de ciclano vai para caixinha tal.

Já ajudaria.

5 curtidas

Faz sentido!

Tive essa idéia depois de perceber (tardemente) como o Nubank trata os depósitos na conta corrente: debitando sempre dos depósitos mais antigos, o que pra mim é péssimo.

No meu caso, transferi um valor para o Nubank já com o intuito de colocar em uma caixinha, porém tinha valores na conta corrente que estavam prestes a completar os 30 dias (para receber a rentabilidade acumulada dos primeiros 30 dias). Resultado: o valor que transferi para a conta corrente do Nubank e que no mesmo dia coloquei em uma caixinha foi na verdade debitado do valor que estava prestes a completar os 30 dias (e não do valor que depositei agora, para ir na caixinha).

Pesquisei aqui na comunidade, e vi alguns tópicos explicando que o Nubank anteriormente debitava dos depósitos mais recentes (o que pra mim faz muito mais sentido, levando em conta a tabela regressiva do IR). Mas de qualquer modo, acredito que o Nubank poderia implementar uma funcionalidade para que o próprio cliente escolha (no momento de realizar a transação) qual modo ele prefere (débito do depósito mais antigo ou do mais recente). Porém obviamente o Nubank prefere deixar do jeito que está, pois acaba lucrando a rentabiliadade dos depósitos em conta corrente movimentados antes dos 30 dias.

Acredito que deveríamos nos mobilizar mais para que esse tipo de melhoria fosse implementada/adotada pelo Nubank: uma coisa simples de ser feita, e que nos daria lilberdade/controle sobre como desejamos lidar com nosso próprio dinheiro (nada mais justo).

Ou ao menos o Nubank deveria, quando você deposita um valor e no mesmo dia precisa movimentar (pagar alguma conta ou investir), ter um algoritmo de “bom senso” e transacionar o dinheiro “do dia” e não o depósito mais antigo (nos prejudicando, pois perdemos o benefício da tabela regressiva do IR).

3 curtidas

Faz todo sentido sua ideia @edunaka .
Se existisse esta facilidade de personalização da caixinha seria otimo.

1 curtida

Como o Pix é gerenciado pelo Banco Central, e as Caixinhas não sejam consideradas “contas” bancárias, creio que seja impossível criar uma chave para uma caixinha específica.

2 curtidas

Acho uma ideia interessante, mas não sei se seria possível, as aplicações nas caixinhas são investimentos em RDB. Talvez se fosse contas poupança com numerações próprias assim como no BB que dá pra ter Poupança Ouro e Poupex, cada um com chave PIX próprios, além da própria conta corrente, mas aí o cliente ficaria preso ao rendimento pífio de uma conta poupança.

5 curtidas

Existe CDB com Resgate Automático.
O Nubank poderia vincular alguma caixinha a essa modalidade.

Mas o que o OP quer não é útil na prática. O banco não faria isso.

Do modo como o Nubank realiza os débitos da conta corrente (sempre pelo depósito mais antigo) tira totalmente o nosso controle sobre o que queremos fazer com nosso dinheiro, pois mesmo que eu transfira um valor para o Nubank com o intuito de fazer algum investimento (no mesmo dia), eles irão movimentar um depósito lá de trás que já estava na conta corrente, ao invés da transferência que fiz no dia. Ou caso venda Nucoins e queira logo em seguida colocar em uma caixinha. Vocês sabem como isso funciona nos demais bancos digitais?

1 curtida

Nunca havia pensado nessa possibilidade, isso seria ótimo junto com a função de descontar débito automático em caixinhas específicas, a conta só ganharia com isso.

7 curtidas

Gostei dessa ideia @pedrodvargas. Seria uma automação muito útil mesmo. Tenho certeza que seria muito utilizada.

1 curtida