Hora do assunto polêmico kkk
Na minha opinião (que ninguém pediu),
Acho muito válido o benefício dos smart contracts e tokenização dos ativos. Por exemplo, você vai comprar um carro então assim que o dinheiro chegar na conta do vendedor automaticamente o veículo passa pro nome do comprador e caso o vendedor não cumpra o combinado o dinheiro é estornado.
Outro benefício, por exemplo, se você tem um “RDB tokenizado” no Nubank e um “Título do Tesouro Selic tokenizado” e você encontrou taxas melhores de empréstimos no Banco do Brasil, então você pode usar esses ativos como garantia sem burocracia.
Ou seja, vamos continuar pagando, investindo e tomando empréstimos no banco de preferência só que agora com muito mais agilidade, segurança e eficiência. Porém todas as transações passarão pela “blockchain” (centralizada) do BACEN e serão altamente rastreáveis, dificultando também diversos crimes.
Agora entramos nas preocupações sobre o potencial de uso futuro desse meio de pagamento poderoso. O Drex terá infraestrutura tecnológica para um nível de controle que hoje não existe de forma tão centralizada e eficiente. Por exemplo, o governo poderá usar o acesso aos dados para monitorar hábitos de consumo de um grupo de pessoas específicas, implementar novos impostos de forma automática, como taxações baseadas em determinados tipos de compra ou limitar gastos em determinados lugares.
O que aconteceria se um governo autoritário assumisse o poder? Com a infraestrutura do Drex já instalada, esse governo teria em mãos uma ferramenta de controle financeiro extremamente poderosa, que poderia ser usada para perseguir opositores, bloquear contas de militantes ou limitar o acesso a serviços para cidadãos considerados “indesejáveis”. Claro que estes são cenários bem pessimistas, mas sabe como político é criativo neh kkk
Mas a boa notícia é que o Drex (a princípio) não vem pra acabar com o dinheiro físico ou com o Pix, de acordo com o BACEN ele será um meio de pagamento complementar, principalmente para transações complexas.
Vi uma notícia de que teremos a primeira versão do Drex já no segundo semestre de 2026, mas sem blockchain por enquanto, pois a versão piloto esbarrou em um dilema: garantir privacidade compatível com a Lei Geral de Proteção de Dados, sem abrir mão da visibilidade total exigida pelo BACEN.
Então, o que vocês acham do Drex? Será que a gente realmente precisa dele?
Vocês acham que o Drex poderia se inspirar no Yuan Digital ou no Euro Digital por exemplo?
Pra quem tem interesse em conhecer o projeto Drex, da uma olhada nesses links: