Olá pessoal!
Ontem, 01/05/2022, foi comemorado o Dia do Trabalhador aqui no Brasil e em outros diversos países. Não podíamos deixar passar batido, principalmente agora que chegamos ao final de 2 carnavais e o ano oficialmente começou.
Pra entreter vocês já em plena segunda-feira, fiz uma pesquisa sobre o tema e vim compartilhar com vocês minhas descobertas. Vamos lá!
História
Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.
A data foi estabelecida em 1889 pela Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda Europa.
Ao escolher 1º de maio como Dia do Trabalho, os participantes desse encontro prestaram uma homenagem aos operários e a uma greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA) no ano de 1886. A data foi marcada pela reunião de milhares de trabalhadores que reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Tá, Alexandre, mas como esse tal Dia do Trabalho se consolidou no Brasil?
No Brasil, a data foi consolidada em 1924. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador foram anunciadas.
Separei esse quiz sobre o tema pra vocês:
Algumas infos pra acertar todas não foram incluídas no tópico pra não ficar muito extenso.
E pra fechar com chave de ouro, um pouquinho de arte:
A tela Operários pode ser considerada um dos melhores registros do período de industrialização brasileira, pois tratou-se de um momento histórico marcado pela migração de trabalhadores, uma classe ainda muito vulnerável e sem acesso a leis que a defendesse propriamente.
Tarsila imortaliza em seu quadro as feições dos trabalhadores das fábricas. Chama a atenção o fato das faces serem bastante distintas: existem trabalhadores de todas as cores e raças representados lado a lado. É de se sublinhar que, apesar das diferenças, todos carregam no semblante feições extremamente cansadas e desesperançadas.
São cinquenta e um rostos, muitos deles sobrepostos, todos sem o corpo registrado. Essa mistura de trabalhadores exibidos em sequência aponta para a massificação do trabalho. Os operários olham todos na mesma direção, para frente, e não estabelecem nenhum contato visual uns com os outros. A disposição dos trabalhadores, em um formato crescente, de pirâmide, permite que se veja a paisagem ao fundo: uma série de chaminés cinzentas de fábricas.
Mesmo tendo sido pintado em 1933, Tarsila representou incrivelmente bem como são a maioria das relações de trabalho no Brasil e no mundo atual. Infelizmente, realidades como a da pintura ainda se aplicam. Até mesmo o distanciamento/frieza entre os colegas de trabalho se manteve, se não aumentou, principalmente devido ao home office.
Deseja saber tudo sobre o quadro? Clica no link abaixo:
Agora pra ver quem acompanha o mundo artístico:
- Já conhecia os quadros da Tarsila, mas nunca vi “Operários”
- Conhecia o quadro “Operários” e também alguns outros da Tarsila do Amaral
- Não conhecia o quadro “Operários”, mas já vi outros quadros da Tarsila
- Nunca ouvi falar de Tarsila do Amaral
0 votantes
Comenta conosco qual parte mais da história mais te chamou atenção e o que mais gostou no quadro também!