É possível investir em sustentabilidade?

Olá, comunidade! Tudo bem?

Vocês sabiam que estamos na semana mundial do meio ambiente? :potted_plant:

Por isso, hoje vou contar um pouco mais sobre sustentabilidade no mundo das finanças.

Você sabia que é possível investir em sustentabilidade e pensar verde antes de aplicar o seu dinheiro? O caminho para isso está nos investimentos ESG!

ESG é uma sigla em inglês para: Environmental, Social e Governance. Em português, significa Meio Ambiente, Social e Governança. Na prática, significa um conjunto de critérios e valores que guiam a atuação de uma empresa.

No mundo das finanças, o termo se refere aos investimentos que, além do retorno financeiro para o seu bolso, consideram também como indicadores: retorno ambiental, social e de governança. Ou seja, ao investir em um fundo ESG, por exemplo, você aplica o seu dinheiro em empresas que têm foco e compromisso com ações sociais e sustentáveis.

São investimentos que buscam retorno positivo e impacto de longo prazo na sociedade e também nos recursos naturais. Eles visam não só a rentabilidade, mas também os valores éticos e sustentáveis de uma empresa.

Se você pensa no compromisso com o meio ambiente, é possível sim investir em sustentabilidade escolhendo empresas que seguem a prática ESG e se comprometem com as mudanças climáticas, redução de emissões de gases de efeito estufa e muito mais.

Mas não é só isso. Também é possível investir em empresas que apoiam diversas causas sociais e incentivam práticas anticorrupção, por exemplo.

São muitas possibilidades!

E aí, conta pra mim: você já conhecia esse tipo de investimento?

22 curtidas

Nunca ouvi falar kkkk. Vou pesquisar mais sobre pq achei muito legal e quando se fala em meio ambiente a gente deve investir mais que nosso dinheiro para ajudar. Ótimo tópico @Victoriaferreira!

7 curtidas

SIM

Exatamente, inclusive até no mundo das Criptomoedas, essas possibilidades existem e podem colocar entre a Cruz e a Espada, os investidores e instituições que desejam apoiar iniciativas ESG e ao mesmo negociar Biticoins.
Pelo simples fato de que um é antítese do outro!
:point_down::point_down::point_down::point_down:

7 curtidas

Olá @Victoriaferreira !

Antes eu até levava a sério o ESG, mas vendo empresas como Vale que provocou a tragédia em Mariana e Brumadinho e a Braskem recentemente com o afundamento de casas em Maceió, essas empresas não perdem os “selos” de sustentabilidade e continuam recebendo premiações relacionado ao Meio Ambiente.

Isso desistimulam muito a acreditar que o ESG de fato funciona, estou analisando a sustentabilidade das empresas que invisto individualmente.

4 curtidas