🔐 Segurança - Dá para Melhorar?

O Nubank também pode considerar o endereço IP, verificar a conexão WIFI ou de dados móveis que está pedindo mudança, um companheiro verde, faz isso, mostrando que não é impossível, verificar se a rede que o dispositivo que pede algo é conhecido ou não🤔

1 curtida

Obrigado @Jnunes pelo seu tópico e pelo alerta!

@Andre.C

Acho que todas as opiniões e questionamentos são válidos e obrigado por nos trazer essa questão.

Segurança é algo que deve ser tratado com muita atenção e cuidado, afinal de contas são os nossos dados que estão em risco, bem como o nosso dinheiro :money_with_wings:. Também concordo com você que tudo nessa vida que se cria é passível de melhorias e aprimoramentos e no Nubank isso não é diferente, o Nubank está em constante mudança e sempre tem o foco no cliente para que o mesmo se sinta ouvido, respeitado e amparado, porém sei que tudo nessa vida tem as suas falhas e nada infelizmente é perfeito.

Sinto muito por ouvir o seu relato, e obrigado por compartilhar a sua visão sobre esse assunto.

Vamos nos unir e tentar como você disse, chamar a atenção do Nubank no quesito segurança e sugiro que vocês deixem o feedback de vocês para contribuir da melhor forma possível com sugestões, opiniões e melhorias para essa área, pois a opinião de vocês é muito importante.

E como o @ree pontuou muito bem:

  • por favor não esqueça que por aqui somos clientes assim como você e faremos o melhor para tentar ajudar.
4 curtidas

A segurança nos app de bancos é primordial e dá para fazer melhoria em relação a segurança e o Nu Bank precisa evoluir nesta questão.
Uma das sugestão é 2º fator ativado, e poder alterar a senha de 4 digito. entre outras alternativas mais seguras, primeiramente é preciso tirar o e-mail como o único fator

1 curtida

@Jnunes, bom dia! Obrigado por mencionar a mim neste tópico.

Acredito que o Nubank esteja atento aos problemas envolvendo segurança. Mas algumas sugestões são complicadas devido ao grande número de clientes e diferentes perfis.

Por exemplo, usar diferentes senhas. A maior parte das pessoas não consegue gerenciar várias senhas. Mal consegue lembrar o e-mail de cadastro…

E acredito que a maior parte dos problemas não esteja em transações que utilizem senhas. Mas sim em dados vazados de cartões na internet.

Nas ocasiões que eu tive problemas com transações indevidas, eu me perguntei: as minhas senhas são fortes o suficiente? Eu nunca usei nenhum programa ilícito para não ter que pagar alguma mensalidade? Eu compartilho várias senhas entre aplicativos? Etc etc etc

Até porque não é algo que você fez ontem, e o hacker já vai usar seu cartão amanhã. Pode ser algo que você fez há um ano e ele use hoje.

Por fim, o Nubank deve fazer diversas atualizações de segurança, das quais ele não divulga. Até porque não faz sentido divulgar o que está sendo feito se o objetivo é se antecipar de novos ataques.

8 curtidas

Sim sim, concordo

e lançar TOKEN para verificação de e-mail e SMS,
todas as corretoras possuem e alguns bancos @Jnunes

1 curtida

Sim, bem útil e creio que seja simples de fazer

O nubank deveria ser compatível com aplicativos autenticadores como: Microsoft Authenticator, Google Authenticator, authy, etc.

3 curtidas

Gostei dessa ideia tbm @Geofilho_Ferreira_Mo
.:fist_right::fist_left:

:metal::metal::metal::metal:

4 curtidas

Adorei essa ideia, estava pensando nisso esses dias, quase todos os aplicativos que uso são compatíveis com o Authy, seria ótimo que tivessem suporte :clap:

3 curtidas

Infelizmente até esse tipo de reconhecimento já está sendo burlado… :cry:

1 curtida

@Jnunes ,obrigado pelo tópico e por ter vindo aqui contribuir com suas indagações e chamar nossa atenção! E respodendo ao questionamento do tópico, SIM,dá para melhorar e não é algo que se pode deixar de lado!

4 curtidas

Sim, até verificação de dois fatores pode ser burlada, mas não são todos que conseguem burlar o reconhecimento em 3D e os dois fatores, e mesmo que muitos consigam, ele é mais seguro em comparação com o atual, o ruim é permanecer no que tá, sem nenhuma segurança, até mesmo para entrar no App.

Minha sugestão do que o Nubank pode melhorar está supracitada, eu apenas quis dizer que até o Inter com seu reconhecimento facial em 3D também pode ser burlado. :+1:t3:

Mas não reclamei do seu comentário ué, apenas complementei :neutral_face::neutral_face::neutral_face:

Sim meu caro, eu sei que você não reclamou calma, eu apenas fiz a tréplica da sua réplica, desculpe-me se lhe pareceu uma retrucada de minha parte, não foi essa a intenção.
:+1:t3: :wink: :handshake:

1 curtida

Primeiramente, sou cliente há muitos anos, e estou cada vez mais preocupado com essa questão da segurança do app. Acho importante continuarmos essa pressão para que o Nubank entenda que isso não é meramente um pedido por uma função nova, mas sim algo básico que não funciona bem.

Gosto da ideia da autenticação de duas etapas, e me espanta isso ainda não existir no Nubank! Mas lembrando que se um celular for roubado desbloqueado, normalmente o autenticador estará nesse mesmo aparelho. Aconteceu com um amigo, e foi uma situação complicada.

Além disso, deveria ser possível trocar a senha do cartão. E a recuperação de senha deveria ter algumas verificações de segurança adicionais antes de enviar um link para o e-mail (que também estaria no celular roubado!).

A biometria facial que pode ser burlada com imagens 2D também é outro fator, mas que já falaram bastante por aqui. Existem alternativas melhores.

Enfim, gostaria de ver o Nubank melhorar, e gostaria de continuar usando sem preocupações com segurança.

1 curtida

Concordo plenamente, segurança hoje é algo que deveria fazer parte de qualquer sistema, fazer parte como um pilar sustentador, como você citou, imagina um roubo, hoje já é possível desbloquear os celulares de forma fácil principalmente os Androids, imagina toda sua conta na mão de um criminoso, todo seu salário, investimentos, cartão e para melhorar, ele pode assumir total controle da sua conta se passando por você.

Esse é um cenário bem comum, mesmo coisas simples como obrigar a colocar a senha do aplicativo para usar a conta, ajudaria e muito(Em caso de Roubo).

E concordo, esse assunto não pode morrer…

Primeiro ponto é a Nubank não permitir o acesso a página inicial do app sem a validação de biometria por rosto quando é feito o primeiro login no dispositivo. Se você faz o login, você consegue facilmente ver a senha do cartão sem precisar autorizar o app no celular. Talvez agora já tenham resolvido, mas na última vez que eu fiz login, notei que a autenticação só barrava as transações, mas não barrava ver a senha do cartão.

Hoje o Nubank verificou minha identidade eu usando boné kkkkk Não sei se foi erro ou qualidade de verificação kkk