Ação para que BC tire notas de R$ 200 de circulação

Órgão cita dimensões iguais à nota de R$ 20 como ponto que impede acessibilidade da cédula aos deficientes visuais

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou com Ação Civil Pública na Justiça para que o Banco Central (BC) suspenda a confecção e tire de circulação a [nota de R$ 200, lançada em setembro pela autoridade monetária. A alegação da ação é a “falta de acessibilidade”, devido ao fato de a nova cédula ter as mesmas dimensões da nota de R$ 20.

“A inviabilização da identificação da nova cédula pelas pessoas com deficiência visual, por gerar efeitos de exclusão e prejuízo ao exercício dos direitos dessa comunidade, caracteriza discriminação por parte da Administração Pública”, diz trecho da ação da Defensoria Pública da União contra a nota de R$ 200 .

A ação da DPU foi protocolada na última sexta-feira (9) e também é assinada pela Defensoria Pública do Distrito Federal e a Organização Nacional de Cegos do Brasil . A medida prevê multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento. A Defensoria Pública solicita que a Justiça determine o recolhimento das notas de R$ 200 que já estão em circulação pelo Brasil e ainda proíba o BC de produzir cédulas com tamanhos semelhantes ao de qualquer outra nota em circulação no País.

De acordo com o Banco Central , o motivo da nota de R$ 200 ter as mesmas dimensões da nota de R$ 20 é o curto período que a Casa da Moeda teve para colocar a nova cédula em circulação. “Com a adequada combinação de elementos de segurança, seria necessária adaptação do parque fabril, o que não era viável no tempo disponível”, argumenta o BC.

Questionado sobre a nova cédula pouco após o lançamento, o presidente Jair Bolsonaro responsabilizou o auxílio emergencial pela falta de papel-moeda, o que seria o motivo da criação da cédula . Um dos objetivos da nova nota é justamente colocar mais dinheiro em circulação sem aumentar a produção da Casa da Moeda, já sobrecarregada.

Após a ação da DPU, o Banco Central ainda não se manifestou oficialmente.

Fonte: Defensoria entra com ação para que BC tire notas de R$ 200 de circulação | Economia | iG

3 curtidas

Eu amo uma instituição :green_heart:

Um dia vou ser eu lá, anote aí haha~

Daí fica aqui o questionamento: ninguém pediu pela nota de 200 reais, ninguém estava sequer pensando numa nota de 200 reais, por quê tanta pressa em emitir essa nova cédula?

Num país onde os pagamentos digitais se difundem cada dia mais e a população mais carente, que é quem ainda se vê limitada ao papel moeda muitas das vezes, não terá tanto acesso a essa cartula, eu pergunto novamente: por quê tanta pressa em emitir essa nova cédula?

16 curtidas

Concordo. Fora que os estabelecimentos precisam de troco pois tem muita gente que ainda não utiliza cartão, iriam ficar sem trocos, somente notas grandes no caixa. Mesmo com o que o Bolsonaro disse, sei lá cara, foi super desnecessário a criação dessa nota (Na minha opinião).

6 curtidas

Exatamente!!

Paralelamente, já foram flagrados políticos enchendo as roupas íntimas com notas de todos os tipos, inclusive a de 200 reais…

8 curtidas

Eu como motoboy afirmo que vou chacoalhar o refrigerante de qualquer cliente que me pagar com uma nota de R$200.

13 curtidas

Estou torcendo por você @Vittoria_Cunha!
Anotei no meu bloquinho de notas. :wink:

6 curtidas

Essa nota de 200 vai ser igual a tomada de 3 pinos e o extintor nos carros, não tinha necessidade e logo vai entrar em desuso. E sem dúvidas atrapalha muito quem usa o tamanho das notas para identificar os valores das cédulas. Que a DPU vença essa! :relieved:
Excelente tópico!

8 curtidas

E o kit de primeiros socorros. E é estranho no pegar essa nota, pequenininha, desbotada, parece uma nota que foi impressa em casa.

1 curtida

Bem isso :joy: :joy: :joy: :joy: O lobo parece que apanhou da mãe.

3 curtidas

Uma nota que ninguém queria e que só atrapalha. Se sair de circulação mesmo já vai tarde!

Que pena que você não faz entregas na minha cidade! Senão ia guardar uma nota dessa especialmente para você! Ia até pintar uma barba no lobo-guará! :grimacing:

3 curtidas

tenor

4 curtidas

aos que criticam a nova cédula de 200,00 reais saibam que quando implantado o real na transição de URVx$$=1,00 dollar, vejam quando entrou em circulação a nota de 100,00 reais era 1,00-real=1,00-dollar x100,00 reais=01 salário mínimo, 01 litro de gasolina = 0,30 centavos de real, percebem a defasagem ?, a inflação veio e o dollar subiu ao patamar de hoje 5,30 reais = 1,00 dollar. Tenha a certeza que a alta do dollar frente ao real é um bom sinal desde que não haja “hiper” inflação, até hoje está tudo controlado se nosso dinheiro fica mais barato é só lá fora aqui não, nosso poder de compra continua o mesmo e em melhores condições, cartão de crédito era coisa para milionário…!. Primeiro, o BACEN “não” está emitindo dinheiro, mas trocando notas velhas de 100,00 por novas de 200,00 pois o custo para REPOR as velhas de 100,00 é o mesmo da de 200,00 que nos dá o benefício de ter o mesmo valor reduzido a QUANTIDADE de notas no bolso…! . Bem vindo Lobo Guará, nós do agronegócio agradecemos e gostamos. Parabéns BACEN…!

2 curtidas

Curioso. Você é um dos primeiros que vi que gostou da nova nota.

Bom saber que pelo menos pra algumas pessoas esse lançamento foi útil.

6 curtidas

Eu nem questiono tanto a nota em si, na Europa por exemplo existe a nota de 500 euros.

Minha principal ressalva foi a pressa com que ela foi implementada quando não havia nenhum apelo social nesse sentido.

5 curtidas

Dá pra comprar um Uno com uma nota só! :sweat_smile:

6 curtidas

Poderia me explicar? Nunca li nem ouvi nada sobre isso, a alta do dólar só “beneficia” quem exporta ou investe em dólar, mas mesmo assim eles são prejudicados com a alta diretamente, pois continuam vivendo no Brasil:

"A segunda consequência é para o custo de vida do consumidor, pois muitos dos produtos e serviços que ele consome rotineiramente, mesmo que não sejam importados, têm algum processo produtivo que é impactado pela alta do dólar.

Empresas procuram transferir esse aumento nos custos para os clientes, mas podem acabar perdendo receita por isso."
Fonte: Alta do Dólar: Causas e impactos na economia! - Riconnect

3 curtidas

CUIDADO! Informação extremamente equivocada e falsa:

Antes de publicar informações, pesquise, não queremos disseminar mentiras. Mesmo que tenhamos “ouvido falar” é imprescindível pesquisar antes de publicar para ter certeza sobre veracidade das informações.

Tivemos desde 1994, ano de criação da moeda, inflação de 438%
Valores atualizados da nossa moeda:

image
Na data de hoje, valendo R$16,40.
image
image
image
image

É ASSUSTADOR!

5 curtidas

A alta do dólar, prejudica diretamente o Brasil.
Trabalho com produtos derivados do leite, dessa forma, o valor do mesmo afeta diretamente o valor do produto final. No “inverno”, as vacas produzem menos e consequentemente tem menos leite no mercado, nesse época, foi justamente quando o dólar começou a subir mais constantemente, grandes indústrias de laticínios, começaram a comprar e exportar. Com isso, elas conseguem comprar dos produtos mais caros que as outras empresas, com isso, os produtores vender cada vez mais para elas, e por aí vai. Nessa brincadeira toda, o preço da mussarela saiu de R$17,00 o quilo e passou pra R$31,00. Claro que não é resultado somente do alto valor do dólar, mas relação tem.

5 curtidas

Exatamente! :clap:t2: :clap:t2: :clap:t2:

4 curtidas

Pelo simples fato de que ainda a moeda corrente é corriqueira no dia-a-dia as pessoas, você compraria um sorvete de 5,00 reais e pagaria com cartão ?, é no mínimo vergonhoso e constrangedor…!, consegue pagar pedágio com cartão ?, e trocar reais em outra moeda estrangeira ?, não né ?! , é uma pratica do Banco Central necessária trocar o dinheiro velho por outra nota igual nova, veja que para imprimir uma nota de 2,00 reais seu custo para a casa da moeda é o mesmo de uma nota de 200,00 reais, logo troca-se 2 notas de 100,00 por apenas 1 nota de 200,00 e a reposição desta maneira desonera em 50% no custo de confecção da referida nota. Não se trata de “produzir” mais dinheiro, para isso seria necessário usar o lastro de ouro do BC, ai sim teria uma expectativa de inflação, ex.: Para encher o tanque de combustível do seu carro teria de pagar com 2 notas de 100,00 agora com apenas uma de 200,00 resolve no mesmo teor equitativo, TENDEU SINHÁ MOÇA…!?

1 curtida