O Banco Central do Brasil anunciou recentemente estar desenvolvendo um sistema para proteger a sociedade contra uma verdadeira praga que se alastra por todo o país: a criação de contas bancárias falsas com uso de dados e documentos de terceiros.
Entre outras coisas, o sistema permitirá ao usuário poder bloquear o seu CPF, por tempo determinado ou não, contra a criação de contas bancárias fraudulentas, sejam elas nas modalidades corrente, de pagamento ou poupança.
Após isso, será impossível criar qualquer conta em seu nome, mesmo que criminosos disponham dos documentos originais ou falsificados de qualquer pessoa, inclusive com o uso de ferramentas sofisticadas de inteligência Artificial para manipular selfies. Ou seja, seu CPF estará totalmente blindado.
Vale lembrar que as instituições bancárias terão que consultar compulsoriamente o cadastro de CPF travados do BC antes de realizar a abertura de qualquer nova conta, sob pena de sofrer as mais gravosas sanções em caso de descumprimento.
Segundo o próprio Banco Central, essa ferramenta estará disponível para todos os interessados, no Meu BC, em torno de seis meses.
Outra novidade está relacionada ao SRV - Sistema Valores a Receber - que simplifica a forma de resgatar tais valores por pessoas físicas. Agora ele permite aos interessados poderem fazer isso através de uma simples chave Pix tipo CPF
O serviço é facultativo e precisa ser solicitado somente uma vez, após ativado quaisquer valores disponibilizados serão direcionados automaticamente para a conta bancária vinculada a chave Pix mencionada. Para aderir, o cidadão deverá acessar o SVR no site do BC.
Eu já fui vítima, já criaram conta no meu CPF, mas felizmente nada além disso ocorreu. A conta foi encerrada sem a contração de nenhuma dívida no meu nome e não conseguiram portar o meu salário para a conta falsa, ufa!
Depois disso fiquei um pouco neurótico e não consigo passar muito tempo sem consultar o Registrato.
Esse novo recurso há de evitar muitos golpes, além de nos trazer um pouco mais de tranquilidade.
Essa é uma notícia muito boa @Edson_Bezerra obrigado por compartilhar.
Ainda vai ser necessário pelo menos algum conhecimento de tecnologia para fazer o processo de bloqueio mas sem dúvida vai ajudar uma boa parcela da população a enviar tentativas de golpe.
Me impressiona não terem pensado em fazer antes, visto que é algo que se esperaria ser feito mas antes tarde do que nunca, é uma excelente notícia, obrigado por compartilhar!