Acho que a desigualdade não está na renda variável, é algo mais profundo e mais abrangente. Arriscaria dizer que essa lista deve se aproximar bastante da lista ordenada de Unidades Federativas por PIB…
Estou no DF. Não me surpreende ver São Paulo em primeiro. Meu sonho é ver mais de 60% dos brasileiros investindo na Bolsa, para que tenhamos uma previdência mais tranquila.
É uma potência! Minas Gerais está bem no ranking, considerando que o estado é maior em quantidade de habitantes em relação ao Rio de Janeiro, isso mostra que nós mineiros somos mais conservadores como reza a tradição. Realmente, somos e é uma cultura de gerações, onde, gostamos mais de investir em terras, imóveis, gados, empresas etc.
A grande maioria desses investidores de Minas Gerais, acredito, que devem ser de Belo Horizonte, que se tornou a capital dos milionários do marketing digital.
Lembrando que 58% do volume são estrangeiros, o americano investe mais em B3 do que o próprio brasileiro.
É que o brasileiro tem aversão a risco + selic alta. Americano não pode investir em tesouro direto brasileiro porque exige CPF nacional.
A corretora brasileira, mas nos EUA, que fizer ETF de tesouro direto brasileiro, ficará rico facilmente. Oportunidade que ninguém enxergou ainda. Viraria o novo Japão em carry trade reverso. É tão boa a ideia que eu não consigo imaginar como ninguém fez, não é possível.
Se eu fosse o Haddad já tinha feito isso, abria o tesouro via ETF global, em vez de inventar impostos.
Não é tão simples investir em renda variável e, dada a péssima distribuição de renda na nossa sociedade, sobra poucas pessoas com recursos sobrando para esse tipo de investimentos… 6 milhões de pessoas é bastante tendo em conta esse fatores…