O SCR é um instrumento de registro gerido pelo BC e alimentado mensalmente pelas instituições financeiras para acompanhar as instituições financeiras na prevenção de crises. Ele permite à supervisão bancária a adoção de medidas preventivas, com o aumento da eficácia de avaliação dos riscos inerentes à atividade. Por meio dele, o Banco Central consegue verificar operações de crédito atípicas e de alto risco, sempre preservando o sigilo bancário, efetuando registros individuais quando valores igual ou superior a R$ 200,00 (duzentos reais) forem movimentados pelo usuário.
Basicamente o Contrato foi atualizado para prever a medida imposta pelo Banco Central, que atua como órgão regulador e fiscalizador da atividade bancária, no sentido de monitorar e registrar as movimentações financeiras de modo a realizar um gerenciamento de risco nacional.
Com essa medida ficará mais fácil para as instituições financeiras avaliarem o risco na concessão de crédito ou empréstimos, uma vez que terão acesso ao padrão de gastos e movimentação em outras instituições.