Boa tarde investidor!
Volta e meia algum investidor desavisado de plantão, tem dúvidas relacionadas ao rendimento das famosas caixinhas do Nubank.
E já que o cálculo de rentabilidade CDI NÃO é um processo simples, principalmente pelo fato da nossa taxa SELIC flutuar frequentemente durante o ano em decorrência das reuniões do COPOM, escrevi este artigo para esclarecer algumas dúvidas.
Lembrando que o rendimento da caixinha só ocorre em DIAS ÚTEIS utilizando como referência a taxa CDI DIÁRIA atualizada pelo Banco Central.
O próprio Banco Central disponibiliza um webservice onde é possível consultar estas taxas diárias bastando informar o período desejado nos parâmetros “dataInicial” e “dataFinal”. Em resumo: É um pouquinho complicado…
MAS se você acha difícil fazer estes cálculos, não se preocupe. Vou te ajudar a fazer isso de uma forma mais fácil. Para tanto siga os passos abaixo:
- Baixe a planilha chamada “Super planilha do investidor”;
- Assim que baixá-la e gravá-la em alguma pasta de seu computador, clique no menu “Dados” e em seguida, no botão “Atualizar tudo” do seu Excel;
- Isso fará com que vários índices financeiros sejam atualizados automaticamente;
- Uma das planilha se chama “CDI” que busca automaticamente as variações diárias deste índice;
- Na planilha principal chamada “Conhecimento” você encontrará um atalho chamado “Ferramentas”. Uma das ferramentas disponíveis se chama “Cálculo de rentabilidade e correção monetária”. Será exibido a seguinte tela:
- Todos os campos exibidos com fundo azul poderão ser alterados por você sem problemas. Altere os campos “Valor aplicado”, “Data inicial”, “Data final”, “Índice de correção”, “Tipo de taxa” e “Rentabilidade da taxa”.
- A partir daqui você poderá tirar a “prova real” e se certificar que sua caixinha do Nubank ou qualquer outro investimento atrelado ao CDI, está calculando a rentabilidade corretamente;
- Para isso, basta entrar na sua caixinha e acessar “Detalhes dos depósitos”. Em seguida, selecione algum dos depósitos existentes e tome nota dos campos “Valor aplicado”, “Depósito” e “Vencimento” exibidos no app;
- Em seguida, basta transcrevê-los na planilha do excel nos campos “Valor aplicado”, “Data inicial” e “Data final”, respectivamente.
- Agora basta conferir se o “Valor bruto” exibido na caixinha coincide com o “Total bruto” exibido na planilha. Você pode ainda conferir o valor dos impostos incidentes (IR e IOF).
Achou difícil? Comenta aí.
Obs.: Esta planilha possui dezenas de funcionalidades além desta calculadora. Aproveite-as!