ARTIGO: Previdência privada de forma descomplicada

Fala, pessoal! Vamos bater um papo sobre um tema que muita gente tem curiosidade, mas pouca informação: a previdência privada. É aquele investimento que muita gente fala, mas nem todo mundo entende direito. Então, vamos descomplicar e entender como isso pode ser uma baita “mão na roda” para o futuro.

O que é Previdência Privada?

De forma resumida, previdência privada é um tipo de investimento pensado para complementar a aposentadoria. Diferente do INSS, que é público, a previdência privada é gerida por instituições financeiras. Existem dois tipos principais: o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

PGBL vs. VGBL: Qual é a Diferença?

• PGBL: Ideal para quem faz a declaração completa do IR. Você pode deduzir até 12% da sua renda bruta anual, ou seja, paga menos imposto no presente. Mas na hora de resgatar, paga IR sobre o valor total.
  • VGBL: Bom para quem faz a declaração simplificada ou é isento. Não permite dedução no IR, mas quando resgata, o imposto é só sobre o lucro.

Benefícios Fiscais: O grande trunfo da Previdência

Um dos grandes atrativos da previdência privada são os benefícios fiscais. No caso do PGBL, como falamos, você pode abater até 12% da sua renda bruta anual na declaração de IR. Já o VGBL é mais vantajoso no momento do resgate, pois o IR incide apenas sobre o rendimento.

Além disso, a previdência privada oferece vantagens sucessórias. Em caso de falecimento do titular, os beneficiários recebem o valor sem passar pelo inventário, o que evita aquele processo demorado e custoso. E mais: normalmente, esses valores não são tributados no Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

Mudanças recentes: O que tem de novo?

Nos últimos anos, a previdência privada passou por algumas mudanças significativas. Uma das principais foi a maior flexibilização dos produtos oferecidos. Hoje em dia, existem planos mais variados, com diferentes perfis de risco, que permitem maior personalização de acordo com o seu objetivo financeiro.

Outra mudança importante foi a diminuição das taxas de administração e carregamento, graças à concorrência e ao aumento da oferta de produtos. Isso significa que o seu dinheiro rende mais, já que menos é “comido” pelas taxas.

Quer saber mais? Descobri um curso na ANBIMA que é show de Bola!

Se você curtiu o tema e quer se aprofundar, a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) oferece um curso TOTALMENTE GRATUITO que é muito bom. Eu fiz e achei sensacional.
Esse curso não só te ensina tudo sobre previdência privada, mas também te dá uma certificação TAMBÉM GRATUITA.

Conclusão: Planeje-se e invista no seu futuro

Eu sei que muita gente tem uma visão preconceituosa de planos de previdência complementar e isso de fato é justificável, pois no passado estes planos não eram opções muito atrativas financeiramente. Mas acredite: As coisas mudaram. E pra melhor. Se você não acredita, se informe e aprimore teu conhecimento sobre isso. Foi o que eu fiz e gostei muito.
É importante lembrar que investir em previdência privada pode ser uma excelente estratégia para garantir uma aposentadoria mais tranquila. Com os benefícios fiscais, sucessórios e as recentes mudanças que tornaram os planos mais atrativos, vale a pena considerar essa opção no seu planejamento financeiro.

E aí, gostou do papo? Não deixe de dar uma olhada no curso da ANBIMA e ficar por dentro de tudo sobre previdência privada. Seu eu do futuro vai agradecer!

Fontes:

Ou baixe o aplicativo AmbimaEdu disponível na GooglePlay:

Eu fiz o curso pelo app e achei muito prático. Depois comentem aqui o que acharam.

Abaixo outros links da comunidade:

28 curtidas

Show… :clap::clap:

Não me interesso pela previdência, prefiro o tesouro direto, apesar de não ter os 12% (“desconto”) na declaração.

15 curtidas

Muito bom, @daniel.b! :handshake:

Também baixei o app da ANBIMA e de vez em quando faço alguns cursos por lá.

15 curtidas

Eu particularmente gosto e invisto nisso desde os meus 18 anos de idade. Iniciei com um plano VGBL e acabei convertendo para PGBL com o tempo.
O grande benefício na minha opinião é ter um investimento com baixa incidência de impostos e algumas vantagens de diferimento fiscal e plano sucessório.
Mas também gosto do tesouro direto renda mais. É que na minha época, isso infelizmente não existia.
Enfim, é mais uma opção pro pessoal. O importante é não esquecer que a gente envelhece e precisa estar precavido financeiramente.

13 curtidas

Ótimas informações. Obrigado @daniel.b. :handshake::+1:

10 curtidas

Ótima postagem, @daniel.b.

Informações interessantes…
:clap::sparkles:

7 curtidas

A XP e o BTG têm um plano de previdência com taxa de administração completamente zerada que investe exclusivamente em tesouro Selic. É uma excelente forma de pegar um PGBL e conseguir reduzir em 12% a renda tributável e ver o dinheiro de fato render sem ficar pagando taxa de administração pra banco.
Uma pena que o Nubank não tenha algo parecido, transferiria o valor do BTG pra cá tranquilamente.
Na verdade o Nubank sequer oferece previdência mais…

7 curtidas

Muito obrigado pelas informações @daniel.b Ótimo conteúdo! :clap::clap::clap:

8 curtidas

Essa conversão direta não é permitida. Você precisa resgatar um para posteriormente aplicar no outro.

OBS. Pode ter os dois sem problemas.

9 curtidas

Eu sei @soares.jm . Na época eu tinha um plano de previdência do falecido banco HSBC. Como eu já tinha passado pelo estágio de carência do plano, resgatei o montante e aportei em outro plano ligado a minha empresa.

9 curtidas

Muito bom o texto. Tenho minha previdência privada a alguns anos. Invisto religiosamente todos os meses e esqueço a grana lá. As pessoas as vezes não entendem o propósito da PP e acabam frustrando seus planos. Tenho uma parente que vendeu 100k de sua PP sendo tributada em 27% porque ela não estava gostando do rendimento.

4 curtidas

Olá @daniel.b ,parabéns pelo tópico!
Previdência privada é disciplina e educação financeira.Planejamento é necessário.

7 curtidas

Olha quanta informações interessantes, obrigado por compartilhar com a gente. :purple_heart:

9 curtidas

Muito obrigado pelo excelente artigo/tópico!
Já registrei lembrete para ler tudo com mais calma neste final de semana!

10 curtidas

Legal @Manoel_Enio . Lembrando que este curso na ambima tem duração de apenas 6 horas e é bem fácil de ser assimilado pois tem muitos vídeos explicativos. É legal de ver no celular pois todo o curso eh em formato “portrait” e está num linguajar muito didático.

6 curtidas

Tópico interessante, principalmente para os mais jovens.
Parabéns!

6 curtidas

Legal. Obrigado por ter informado, já vai entrar no pacote do final de semana, também!

8 curtidas

Se os governos não estragarem esse produto certamente é uma das melhores formas de se investir para a aposentadoria, bom dito isso, eu particularmente acho que é um produto pouco falado, ainda acho que previdência privada tem uma carinha de ser exclusiva, sabe? E os ‘influenciadores’ querem a gente nas ações e fundos imobiliários, talvez falta mais divulgação.

3 curtidas

Pois eh @Lucas.b. Também percebo da mesma forma. Mas olhando o “copo cheio” te digo que de uns anos pra cá, muita coisa mudou em relação aos planos de previdência. Comecei a perceber isso nos últimos 5 anos porque acompanho isso de perto a muitos anos.
Estes fundos de previdência estão muito mais flexíveis e as rentabilidades são bem mais atrativas, além do restante dos benefícios. É importante destacar que o cliente destes fundos ajuste o seu fundo de acordo com o seu perfil de investidor. Por isso é bom se informar.
Mas concordo que falta mais divulgação mesmo. Ainda bem que estes videos e treinamentos que a Anbima está fazendo ajudam um pouco. Eu sigo eles no youtube e acho o conteúdo bem esclarecedor. Não apenas para previdência privada mas para vários outros assuntos muito interessantes para quem é investidor. Dá uma olhada…

ANBIMA - YouTube

7 curtidas

Imagino, eu só não faço um plano, pois estou confortável com os meus investimentos, mas eu recomendaria para alguém que não quer ter muito trabalho (algo que eu também defendo que é ser minimalista nos investimentos). Além disso acho perfeitamente saudável a pessoa ter as 2 coisas, garante a aposentadoria e investe numa carteira de escolha, as estratégias se complementam.

Pode deixar :grinning:

1 curtida