Permita-me discordar nesse ponto, @daniel.b!
Creio que atualmente os planos de previdência são cada vez menos atrativos, devido à diversidade e facilidade de acesso a investimentos de renda fixa mais seguros e rentáveis para esse fim. A grande maioria dos planos não consegue atingir a rentabilidade do CDI, que pode ser considerado um piso para qualquer estratégia de investimento. Somente planos patrocinados são de fato opções razoáveis.
@LuckPass E se eu te disser que o meu plano de previdência no ano de 2022 teve uma rentabilidade anual de 12% e em 2023 atingiu quase 14%?
Como disse anteriormente… As coisas mudaram nos planos de previdência (felizmente). E para usuários que querem investir de uma forma mais “tranquila”, pode ser uma boa opção.
Lembrando que planos de previdência só atingem a sua máxima performance e retorno de benefícios após 10 anos de investimento.
Recomendo no mínimo uma boa leitura a respeito.
Essas rentabilidades estão bem próximas do CDI no período (12,38% em 2022 e 13,10% em 2023).
Vale lembrar que atualmente há CDBs com liquidez diária que pagam 110% do CDI.
Parabéns pelo tópico, sigo atento sobre as informações!
@LuckPass @daniel.b
Vocês tem que olhar mais a fundo.
Em vez de compara fruta com fruta, vocês estão comparando banana e maçã.
Os dois são opções de investimentos mas com objetivos e para perfis diferentes.
CDB 110% rende mais? Sim. Mas não tem a vantagem do benefício de sucessão direta sem passar por inventário e não é taxado no ITCMD, CDB não pode ser usado para dedução no IR, sem contar que o CDB tem vencimento, geralmente de 2 a 3 anos, e você vai pagar 15% de imposto a cada resgate e o fundo não tem esse problema, se ficar aplicado 30 anos, é 30 anos rendendo direto.
Não estou dizendo que o CDB ou outros produtos de renda fixa são ruins, apenas pontuando a enorme diferença entre cada um.
Outro detalhe: Se a seguradora quebrar, outra irá assumir os planos de previdência de falecida e isso eleva muito a segurança.
Obrigado pela complementação @soares.jm . Esclareceu bem.
Uma coisa não elimina a outra. São opções que o investidor tem a sua disposição.
Nem é esse o ponto. É óbvio que não se deve utilizar CDB LD para renda complementar, só quis enfatizar que a maioria dos planos rendem menos que a mais básica das opções de investimento.
Isso é verdade, mas há algumas boas opções, só tem que analisar bem.
Só pra fins didáticos, abaixo um site que exibe um ranking de performance de fundos de previdência. A performance dependerá do perfil do cliente.
Melhores Fundos de Previdência (maisretorno.com)
Rapaz, tem fundo de previdência em cripto da hashdex ai sim hein… Porém, não olhem pra rentabilidade isso é puro marketing.
Sabe como???
Você vai la investir agora. Esses 25%, é rentabilidade passada. Logo, rentabilidade passada, não é garantia de Rentabilidade futuro. Ou seja, agora neste momento se eu for investir não será em cima dos 25%, mas em cima dos 0%.
Mesmo com bastante estudo, não há garantia de rentabilidade.
Eu sou beneficiário de um plano vitalício da empresa onde me aposentei e, além do IR, ainda pago duas contribuições extraordinárias devido a déficits de anos anteriores.
Entendo seu receio @LuckPass e admiro isso pra todo investidor.
Sou um investidor tradicional e ao mesmo tempo cliente de previdência privada a mais de 30 anos. E te digo: existem opções boas, razoáveis e péssimas.
Por vezes pensei em resgatar o montante acumulado da previdência e aportar em investimentos tradicionais. Mas, analisando a fundo na “ponta do lápis” ponderando todo o meu histórico e a trajetória do meu fundo, decidi continuar devido a boa performance e aos beneficios que destaquei no artigo. Mas como te disse, isso é particular a cada um e deve ser analisado cuidadosamente.
Excelente artigo @daniel.b.
Um conteúdo muito bem trabalhado e apresentado. Parabéns.
Sigo a linha do @Lucas.R, também não me interesso pela previdência privada. Prefiro fazer eu mesmo, através de minhas aplicações, esse complemento para a aposentadoria.
Me sindo mais confortável sendo o administrador do meu próprio recurso destinado à minha aposentaria. Questão de preferência mesmo.
Tá valendo @mladeira . Ainda mais agora com a possibilidade do tesouro direto renda+. O importante é guardar para ter depois. Abraço.
A máxima “rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura” se aplica a todo tipo de investimento.
Eu até entendo seu argumento mas não concordo, visto que fundos de previdência tem outros tipos de benefício além de simplesmente render. Não vou me alongar pois já citei alguns na resposta anterior.
O ponto aqui é que hoje em dia com a digitalização, as pessoas tem mais acesso a informação e conseguem acompanhar melhor seus investimentos, e uma vez que elas observarem uma rentabilidade muito ruim em suas previdências, podem migrar de fundo para fundo ou mesmo mudar de seguradora para procurar rentabilidades melhores e isso tudo sem a necessidade de resgatar e pagar imposto sobre o valor.
Sei que você entende muito sobre o assunto e respeito muito a sua opinião, mas a previdência privada pode sim ser um bom produto para a finalidade correta.
Isso é uma complexidade que provavelmente já eliminaria boa parte dos investidores.
Creio que previdência privada pode ser adequada para alguns casos bem específicos, mas acaba não sendo interessante para a grande maioria do público.
O principal ponto que vejo falarem é a questão de sucessão, IR, mas eu vejo benefícios na diversificação, praticidade. Não vou citar instituições aqui, mas existem previdências com 40% bolsa americana e 60% renda fixa brasileira (títulos IPCA), uma composição super estável em termos de proteção de patrimônio e manutenção de poder de compra e ainda exposta ao dólar e com uma taxa de adm bem competitiva, se você fosse montar uma alocação assim individualmente você poderia usar alguns ETFs, claro, hoje tudo é mais facilitado, mas sempre que você assume a postura de “gestor” você aumenta o seu risco e a sua capacidade de fazer besteiras, e além disso você perderia os outros benefícios já citados aqui como IR.
Minha visão é que você deveria buscar uma previdência privada se quiser comodidade e acredito que investimentos precisam ser simples, práticos, me dá um nó na cabeça quando escuto alguem com 20 ações e 15 fundos imobiliários, exposto 100% a uma moeda fraca e mais inflacionária, e tudo isso, pois a grande massa de influenciadores levam as pessoas a “diversificarem” criando carteiras monstruosamente grandes mesmo o aporte da pessoa sendo baixo, um crime isso!
A minha única ressalva à previdência privada e quaisquer fundos no geral é você investidor analisar e tomar a sua decisão, não cai na conversa de assessor e de corretora.
Exatamente.
Não pode generalizar.