Previdência Privada do Nubank

Gente,
O que vocês acham de uma previdência privada do Nubank? Eu particularmente prefiro fazer investimentos em renda variável, mas uma previdência privada serviria para complementar o que você já tem.

Não sei quais critérios e valores para esse produto, mas o que sinto falta é algo mais transparente e o Nubank deveria entrar nessa.

14 curtidas

É uma ideia super válida, mas acredito que existam vários fatores para avaliarem antes de oferecerem esse tipo de investimento.

Para ser vantajoso para nós investidores, precisaríamos analisar bem qual seria a gestora, se seria um fundo de investimentos, qual seria a estratégia e diversificação da carteira, quais seriam as taxas aplicadas etc…

Enfim, é algo que acho interessante tendo em vista que não podemos contar com nossa aposentadoria pelo INSS.

14 curtidas

No geral, previdência privada só faz sentido quando é patrocinada.
Praticamente, você paga para que o plano compre títulos do tesouro.

11 curtidas

Pior que geralmente tem imposto de renda no meio, dependendo do tipo.

4 curtidas

Existem previdências mais “arriscadas” que são multimercado e até de renda variável.

4 curtidas

De fato, mas costuma ser uma parcela reduzida da carteira.

6 curtidas

@brezegue na previdência privada, seja por meio de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) q são conhecidas como Fundos de Pensão ou Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC) q são os planos de previdência complementar aberta, eu penso que há muitas amarras. O dinheiro é seu mas, não totalmente seu, pq vc ñ pode fzr o q bem entende com ele (como no FGTS). São taxas, condições e termos para avaliar. E ainda assim dá muita :zebra:.
Particularmente, e isso é só a minha opinião, prefiro eu mesmo fazer a minha previdência (la “previdência” soy yo). Mas, esses produtos acabam meio q funcionando para quem não tem disciplina em poupar e/ou não sabe como investir adequadamente.

2 curtidas

Exato, e olhe lá ! Esses planos tipo PGBL e VGBL que são ofertados pelas EAPCs tem mais pinta de seguro do que previdência, tanto é q as empresas são fiscalizadas pela Susep. As EFPCs é que são fiscalizadas pela Previc.

1 curtida

Boa, isso ai.
Querendo ou não também precisa de um aporte inicial significativo para ter uma aposentadoria boa.

3 curtidas

Mas nao seria mesma coisa de um tesouro selic a longo prazo?
Ja que parece o mesmo conceito de so mexer no dinheiro apos muitos anos

Tesouro Selic é um papel de curto ou médio prazo, pois vence em até 6 anos.

1 curtida

Não necessariamente. Depende de quando vc vai aplicar mensalmente.

A dinâmica é bem diferente.
Selic é um título federal com muita segurança e uma previdência é um fundo de investimentos que pode ter ativos de maior risco (ou não), tem que entender direitinho a lâmina do fundo pra saber em que ele aplica, cada um é cada um.

2 curtidas

Tópico meio antigo, mas vou dar meus 2 centavos de contribuição.

Particularmente nem gosto muito de Previdência Privada, pois acho que há opções melhores buscando a aposentadoria, entretanto, a Previdência Privada tem uma vantagem de contribuir para deduzir do Imposto de Renda, caso você faça a declaração completa e opte por uma Previdência PGBL.

Um dos requisitos para a isenção do Ultravioleta é ter 50 mil investidos com o Nubank/NuInvest e para algumas pessoas poder alocar a Previdência Privada no Nubank seria um belo diferencial para deixar o patrimônio com o banco e ter o cartão.

Hoje a NuInvest tem pouquíssimas opções de Previdência Privada (e a maioria bem meia boca) e nem permite fazer a portabilidade… isso acaba dificultando a isenção da mensalidade e, consequentemente, a aceitação do cartão para algumas pessoas.

4 curtidas

Bem, se vc não tem outros gastos para deduzir, como despesas médicas e com educação, não vale a pena fazer declaração completa pois o PGBL só deduz 12% e se você faz o modelo simplificado, existe um abatimento, por padrão, de 20% da base de cálculo.

Uma vantagem é o desconto no IR, se deixar por um período de 10 anos ou mais (na tabela regressiva) vc só paga 10% de IR em vez de 15% que é a tributação “normal” que vc encontra em títulos públicos e títulos de renda fixa, por exemplo. Não tem come cotas e sabendo procurar, os rendimentos podem ser muito bons.

Da mesma forma que vc não pode interferir em qualquer ação, vc tbm não pode investir em qualquer fundo de previdência, tem que pesquisar qual é bom.

4 curtidas