ARTIGO: Troquei de celular, e agora?

Trocar de celular costuma ser um momento empolgante: tela nova, bateria mais duradoura e recursos atualizados. Mas, junto com a expectativa de explorar o novo aparelho, vem também a preocupação de não perder fotos, conversas, contatos e senhas acumuladas ao longo dos anos.
A boa notícia é que, com alguns cuidados simples antes da mudança, é possível fazer a transição de forma tranquila e sem sustos. Neste artigo, você vai encontrar dicas práticas para garantir que todos os seus dados acompanhem você no novo smartphone, sem dor de cabeça.

:mobile_phone_with_arrow: Antes de trocar

1. Backup completo
  • Android (Google): Configurações → Google → Backup → ativar “Backup do Google One” (contatos, fotos, apps, SMS, chamadas).
  • iPhone (iCloud): Ajustes → [seu nome] → iCloud → Backup do iCloud.
  1. Fotos e vídeos
  • Ative o Google Fotos ou o iCloud Fotos. Assim, mesmo que troque de celular, suas mídias já estarão salvas na nuvem.
  1. WhatsApp
  • Ajustes → Conversas → Backup de conversas → salvar no Google Drive (Android) ou iCloud (iPhone).
  • Verifique se a última cópia foi feita no mesmo dia da troca.
  1. Autenticação em dois fatores (2FA)
  • Se usa Google Authenticator, Microsoft Authenticator ou outro autenticador, exporte as contas ou ative backup em nuvem.
  • Alguns apps não permitem exportar, então faça a migração antes de perder acesso.
  • gov.br: esse app exige um cuidado especial. Antes de trocar de celular, é necessário desativar a autenticação em duas etapas (A2F) e reativá-la depois no novo aparelho, evitando bloqueio de acesso à sua conta.
  1. Senhas e contas
  • Se usa gerenciador de senhas, verifique se está sincronizado na nuvem.
  • Anote temporariamente senhas mais críticas (banco, e-mail, redes sociais).

:counterclockwise_arrows_button: Durante a troca

1. Ferramenta oficial de migração
  • Samsung Smart Switch (se vai para Samsung).
  • Move to iOS (se vai para iPhone).
  • Transferência direta via cabo ou Wi-Fi (Android → Android).
  1. Chip e eSIM
  • Se usa eSIM, solicite QR Code de reativação na operadora antes de resetar o celular antigo.

:white_check_mark: Depois da troca

1. Confira se todos os apps de banco e autenticação funcionam normalmente.
  2. Teste WhatsApp e veja se todas as conversas foram recuperadas.
  3. Faça login em redes sociais, e-mails e apps principais.
  4. Só apague os dados do celular antigo depois que confirmar que nada foi perdido.

Viu como trocar de celular não precisa ser complicado? Com um bom backup e alguns cuidados simples — incluindo a atenção especial ao app gov.br — você garante que todos os seus dados cheguem intactos ao novo aparelho e pode curtir a novidade sem preocupações.
Até a próxima.

23 curtidas

Adorei as dicas, @daniel.b!

Eu troquei de celular há um ano, mas não segui nenhum conselho que você deu aqui (acho que nunca pensei sobre eles até ler o seu texto).

Resultado? Até hoje sinto falta de coisinhas que deixei no aparelho antigo. :joy:

18 curtidas

Vivendo e aprendendo kkk

Realmente não é complicado, mas é bem mais fácil quando você ainda possui o celular antigo (trocar antes faz todo sentido), pois se for uma perda ou roubo vai dar trabalho configurar novamente do nosso jeito…

11 curtidas

Excelentes dicas @daniel.b!
Uma observação: quando a troca é de iPhone para iPhone, basta deixar os aparelhos lado a lado que o aparelho novo informa as instruções para transferência completa dos APP e dados.

10 curtidas

Vivendo e aprendendo MESMO! Na primeira troca eu fui de Android para iPhone, agora se eu trocar de novo já não vou passar perrengue :grin:

11 curtidas

Passo a passo bastante detalhado e fácil de entender. Com certeza vai ajudar muita gente.

9 curtidas

Verdade. Tudo fica mais fácil quando se tem o celular antigo. Quando ocorre perda/roubo/dano irreversível no aparelho o processo se torna bem mais complicado.
Acho até que vale a pena escrever um outro artigo detalhando algumas outras coisas.

10 curtidas

Obrigado por complementar @LuizGSF . IPhone não é meu forte. Kkk

Por sinal pra quem tem Android o processo é semelhante ao utilizar o SmartSwitch com a opcao “Buscar dispositivos próximos”.

9 curtidas

Claro, seria muito bom

Eu fiquei pensando ao ler seu artigo sobre esses casos extremos, por exemplo um caso onde você perde o celular, tem toda uma questão de segurança, armazenamento dos dados, que é muito importante termos atenção, por isso mantenho muita coisa na nuvem para evitar dor de cabeça :rofl:

8 curtidas

Excelentes dicas, @daniel.b!!!

Exatamente, por isso que gosto tanto do ecossistema Apple: tudo muito intuitivo e simples (como o Nubank)!

9 curtidas

Artigo salvo para a vida!! excelentes dicas @daniel.b :clap: :handshake:

9 curtidas

Ta ai um artigo que vai ajudar muita gente. Muito bom @daniel.b

10 curtidas

A pessoa que sabe gerir sua conta do Google não encontra dificuldade em fazer em mudança, há pessoa que todo aparelho novo cria um e-mail novo, pois já esqueceu senha e tudo mais do anterior. O mesmo ocorre com pessoa que trocam de número de celular com frequência. Tenho o mesmo e-mail e número de celular há mais de 15 anos, e nunca encontrei dificuldades nesses momentos.

1 curtida