Bancos compartilharão dados de clientes com integração de plataformas.
O que acham?
@gpaulinno para isso os outros bancos vão querer ser ‘‘Amiguinho’’ do Nubank!
O Nubank tinha soltado um artigo semana passada falando sobre isso lá no blog deles
https://blog.nubank.com.br/o-que-e-open-banking/
Eu li, mas confesso que até agora não entendi muito bem.
Todos vão ter que ser amigos @FelipeMoraes, os sistemas vão ter que conversar rsrs.
@Heron o que acontece é o seguinte, quando você tem um vínculo com um banco, você cria um histórico com ele, que apenas aquele banco tem acesso. O Open Banking é justamente o compartilhamento da vida financeira dos correntistas, onde qualquer banco terá acesso. Para a NuBank por exemplo seria uma boa, pois ela teria mais informações de seus clientes na hora de fazer a liberação do cartão de crédito ou empréstimos.
Em países mais desenvolvidos com EUA é desse jeito, mas claro exige uma plataforma muito segura, pois são informações muito importantes, onde não pode haver vazamentos, mas que facilitaria a vida de muitos na hora da avaliação de crédito.
Valeu pela resposta, @Willian_Claro
Talvez eu tenha visto Black Mirror demais, mas eu sempre fico procurando onde estão as entrelinhas, ainda mais se tratando de Brasil.
Isso mesmo, será um conglomerado de contas, o que necessitará de muita segurança no sistema. A facilidade de análise de crédito pelas instituições realmente ficarão bem mais simples, talvez se hoje fosse assim, o Nubank nos concederia mais limite por exemplo. Vejo uma facilidade maior por parte das empresas que quase sempre tem diversas contas de diversas filiais, isso facilitará demais o setor financeiro, contas à pagar por exemplo, terá todo o resumo em um só sistema e a facilidade de manipulação de numerários em uma só ferramenta. Mas vale frisar exatamente isso que vc falou, segurança.
Black Mirror dá ‘’‘Medo’’ mas nos joga em uma realidade que achamos que não existe, mas está ai.
É preciso de autorização judicial para a quebra do sigilo bancário de políticos e outras “autoridades”, gritam logo que está ferindo direitos constitucionais, mas do povão o sigilo, os direitos constitucionais são bafunçados. O importante é o interesse dos grandes banqueiros…
@Juv É assim que funcionam as coisas por aqui, infelizmente.
poisé