Oi, pessoal! Como vocês estão?
Sou Mariana, faço parte do time de Políticas Públicas do Nubank e, contando um pouquinho da minha história, tenho sido uma das responsáveis por desenvolver as discussões de open banking e pagamentos instantâneos dentro do Nubank. Legal, né!?
Encontrei este espacinho aqui na NuCommunity para nós conversarmos um pouco sobre Open Banking e acredito que será uma troca bem legal. Topam esse bate papo?
Pensei em falarmos um pouco do que é Open Banking e o que ele pode mudar na vida das pessoas.
Open banking é o conceito de que os clientes das instituições financeiras podem levar as suas informações e seu histórico para outra instituição de uma forma simples e segura. E isso é muito importante. A gente sabe que os bancos se baseiam nos dados financeiros dos clientes para fazer análise de crédito, oferecer serviços mais adequados para as necessidades de cada cliente, etc… Quando alguém percebe que não está satisfeito com o serviço ou os preços cobrados pelo seu banco e decide mudar de instituição - e vir pro Nubank, por exemplo -, hoje essa pessoa tem que deixar para trás todo esse histórico de informações e começar do zero um novo relacionamento.
O open banking vai permitir que esse cliente pegue todo o seu histórico e leve para a instituição que ele acredite que vá fazer melhor uso daqueles dados e oferecer um melhor serviço. Mas não é só isso. Com o open banking, diversos novos serviços poderão ser construídos por conta dessa facilidade de troca de informações - tudo com segurança e a pedido do cliente, é claro.
O Banco Central deu o primeiro passo para trazer o open banking para o Brasil. Agora, vai ficar a cargo do mercado se organizar para definir como isso vai ser colocado em prática. Esse é, portanto, um momento decisivo para o sucesso do open banking. Nos próximos meses, serão tomadas decisões que vão impactar o nível de inovação, competição, usabilidade e até mesmo segurança desse ecossistema. É por isso que a gente mobilizou nossos engenheiros para pensar em quais as definições de tecnologia que deveriam ser adotadas para garantir um ecossistema que seja seguro, aberto, eficiente, preparado para o futuro e que beneficie o consumidor final.
Por aqui, quero aproveitar esse espaço para começar esse papo sobre open banking com vocês. Então fiquem à vontade para perguntar coisas mais simples ou mais técnicas.
Pessoal, para terminar, quero deixar um convite para todos vocês. Na terça-feira, dia 7 de julho, às 11:00, faremos uma webinar falando mais detalhadamente sobre essa nossa visão para o open banking e teremos a participação de Jonas Abreu, Engenheiro Chefe do Nubank, e de Bruno Diniz, Diretor da FDATA na América do Sul. Fiquem à vontade de participar.
Aah, e, para complementar mais ainda, indico essas leituras do nosso blog: