Open Banking

isso seria opcional, ou o nubank (ou qualquer outro banco) se comunicaria com o banco anterior de outrx cliente, mesmo se essa pessoa não quiser? (nota: não to muito a par de como open banking funciona exatamente)

Para consulta ao SCR o cliente precisa dar aceita, mas tem aquela linha
Sem acesso a esta informação, sua analise de crédito pode ficar comprometida

Estamos no Brasil e não duvido que os bancos usem o mesmo argumento para ter acesso aos dados.

No caso do SCR, ninguem é obrigado a dar o aceite, mas é bem provavel que sua proposta seja recusada se naõ concordar.
No caso de Open Banking, não será diferente.

outro exemplo disso é a pontuação Score
Teoricamente quando foi criado não seria motivo para reprovação, mas seria usado para definir taxas de juros.
Na pratica serve como filtro para reprovação
Quem tem um Score 200 para a mesma taxa de um cliente com Score 900

1 curtida

Oi @anon79240796, os compartilhamentos de dados do open banking só acontecem com sua autorização. É uma ferramenta para você ter mais controle sobre os seus dados e poder usa-los como achar que faz mais sentido pra você.

2 curtidas

open banking me parece uma boa ideia a primeira vista (pelo menos como ele vai ser usado, de acordo com o post). mas como @Jgoncalves comentou, assim como score e scr, isso pode ser usado de uma forma que não seja benéfica, não? não to dizendo que pessoas q têm um score de 200 pontos devessem ter crédito aprovado, mas é um tópico cuja aplicação pode ser ruim a pessoas. acho que é necessário sempre ter em mente que o que tá a ser discutido são dados que pertencem a pessoas. não pertencem a nubank nem qualquer outra instituição. então quem deve estar no controle desses dados é o consumidor, como vc mesma disse.

é por isso que existe uma diferença entre ser “realmente opcional” e ser “tecnicamente opcional mas uma pessoa se sente coagida a ter de abrir mão de seus dados para poder usar um serviço ou ter crédito aprovado.” isso é o que acontece muito na internet por exemplo: a gente nem sequer lê/lia termos de serviço e políticas de privacidade porque a gente não pode/podia fazer nada com isso. o que a gente pode fazer quando um trust de quem vc depende de um serviço diz “pra fornecer o serviço eu vou pegar seus dados e usá-los pra publicidade”. as únicas alternativas são aceitar ou recusar, mas vc depende desse serviço então vc sente que precisa – mesmo sem querer – abrir mão de seus dados, entende?

foi falado nesta thread que “é necessário começar a discussão pela LGPD para chegarmos, depois, no Open Banking.” eu acho isso ótimo, e é um primeiro passo no caminho certo. é só lembrar que open banking seria um plus, ou um bonus, e uma pessoa devia ser recompensada por isso (facilitando a análise e aprovação de crédito, por exemplo, talvez?), mas isso não significa que uma pessoa deva ser “punida” ao recusar, entende?

é essa a minha principal preocupação sobre o assunto, mas vale lembrar que eu não sei muito bem de como open banking realmente vai funcionar, então talvez essa preocupação não se aplique ao tópico?

É… Dar uma focada daquelas agora em cloud e proteção de API que o negócio vai pegar fogo agora - ainda mais.

Prezada Mariana,

Gostaríamos de integrar o extrato de cartão e de conta corrente com o nosso sistema de gestão financeira finance.net.br

Como funciona parceria neste sentido?

Atenciosamente,

Rodrigo Paiva

Olá @maricunhamelo, tudo bem? Primeiramente parabéns pelo texto. Muito legal toda a comunicação e transparência. Escrevo para comentar um errinho bobo no texto, mas não queria deixar de avisar. Acho que a preposição “em” está sobrando nesta frase. Um abraço.

Olá pessoal, saúde e paz :pray:t3:

Acho q o assunto como Open Banking merecia uma categoria e não só um tópico, o q vcs acham :interrobang:

@maricunhamelo
@cmarcelo

4 curtidas

Realmente seria uma boa

3 curtidas

O BB já começou a me perguntar se eu autorizo o open banking lá, alguém já recebeu alguma mensagem parecida do Nubank? :thinking:

1 curtida

Do Nubank ainda não. Mas já recebi o do Itaú

3 curtidas

Isso @Diego_G_de_Lima e @marcos_yi já recebi dos dois, estão fazendo um pré-cadastro, pq a autorização mesmo, só no dia 15/07/2021, tipo, as instituições fizeram com o PIX :grin:

2 curtidas

@marcos_yi
@Diego_G_de_Lima

Minha dúvida é, se posso autorizar para todos, para q conheçam meu histórico e assim, me forneçam produtos e serviços melhores e mais atraentes :thinking:
Tipo, autorizar o Nubank a acessar meus dados do BB, o BB acessar meus dados do Itaú, o Itaú o Nubank e assim, por diante :interrobang::thinking:

1 curtida

No pré cadastro do Itaú foi me solicitado escolher as instituições que eu gostaria de compartilhar informações com eles. Pelo que percebi o Nubank ainda não abriu nenhum tipo de pré cadastro.

2 curtidas

:thinking:
Interessante essa pergunta, acredito que quando você fizer a autorização será geral, que nem o cadastro positivo e o score. Tipo, autorizei o BB agora ele vai ver todas as minhas relações com o Nubank, o C6 e etc…
Agora me surgiu uma outra dúvida, será que eles terão acesso aos investimentos que temos em corretoras?

1 curtida

Isso @marcos_yi tem uns quadrinhos dos lados de algumas instituições e tem um item outros, né :interrobang: Para marcarmos. Só vi isso no Itaú e no BB até agora :man_shrugging:t2:

3 curtidas

Não @Diego_G_de_Lima pelo pré cadastro do Itaú, dá pra ter uma idéia, pq na hora de cadastrar como disse o @marcos_yi tem o nome de algumas instituições e do lado um quadrinho para marcarmos quais deles queremos compartilhar.

Acho q o mesmo vai servir pras corretoras, só aquelas q são administradas por algum banco, tipo Nubank / easynvest, daí creio q quando autorizamos o banco, os investimentos serão compartilhados tbm, é o q acho, vamos ver :thinking:

3 curtidas

Olá! Tudo bem?

Ahh, estamos montando como que a questão Open Banking vai se dar aqui na NuCommunity. E muito obrigado pelo toque! Logo logo teremos atualizações sobre isso :grinning_face_with_smiling_eyes:

15 curtidas

Olá pessoal. Vai começar a funcionar a partir de hoje p um pequeno número da base de clientes.

Como vai funcionar no Nubank? Algum Nubanker para nós dar uma ideia?

2 curtidas

Estou aqui pensando aleatoriamente comigo mesmo como será a seleção de 0,01% dos clientes para o Open Banking do roxo.
1
2
3
Só sei que nada sei!