❰BLOG❱ . O que é spread bancário?

Bancos e instituições financeiras cobram o spread por diversas operações financeiras. Entenda porque isso acontece e como funciona o spread.

Em 2018, o spread bancário do Brasil foi o mais alto do mundo, segundo a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) – e isso tem grande impacto no seu bolso. Mas o que é o spread bancário e por que ele afeta a vida financeira dos brasileiros?

Basicamente, o spread bancário é a diferença entre os juros que o banco cobra ao emprestar dinheiro e a taxa que ele paga ao captar dinheiro.

“Não entendi”

Os bancos e instituições financeiras ganham dinheiro, basicamente, fazendo operações de empréstimo e cobrando juros por eles. Financiamentos e cartões de crédito, por exemplo, são formas de empréstimo.

Esse dinheiro que os bancos emprestam foi captado com investidores – em muitos casos, esses investidores são os próprios correntistas que fazem depósitos ou compram títulos das instituições.

Um exemplo : um banco cobra juros de 23% ao ano para empréstimos e oferece para os clientes que investem em um CDB da instituição um rendimento de 12% ao ano. Nesse caso, o spread bancário será de 11% – a diferença entre as taxas.

O spread é o lucro dos bancos e instituições?

Não completamente.

O spread é usado para cobrir custos com impostos, despesas administrativas, casos de inadimplências , entre outros gastos com as operações financeiras. O lucro é o que sobra após todos esses custos serem cobertos.

O valor do spread é definido pelos bancos e varia de acordo com o tipo de operação – empréstimo, crédito, financiamento, etc.

Normalmente, ele é mais alto para pessoas físicas do que para empresas. Segundo o Banco Central, isso acontece por conta da maior incidência de inadimplência entre pessoas físicas do que pessoas jurídicas – o spread é maior exatamente para cobrir esses períodos em que o banco ou instituição financeira fica sem receber.

É também por isso, por exemplo, que os juros do rotativo do cartão de crédito e de cheque especial estão entre os mais altos.

Fonte: https://blog.nubank.com.br/o-que-e-spread-bancario/

12 Curtidas

Segue perguntas e respostas da Central de Ajuda para complementação, no caso do uso do cartão de crédito Nubank no exterior: :slightly_smiling_face::+1:

Meu cartão Nubank é internacional?

Sim. Seu cartão Nubank é um cartão internacional e pode ser usado em mais de 30 milhões de estabelecimentos no mundo todo que aceitam a bandeira MasterCard®.

Como é calculada a conversão de moeda estrangeira para real?

Convertemos o valor da moeda estrangeira para o dólar e então para o real, usando a cotação PTAX venda do Banco Central + 4% referente ao spread.

Mostramos no app o valor total com a taxa de câmbio do dia anterior ao processamento da compra, mais o IOF de 6,38%.

O que é spread?

É uma taxa de 4% cobrada nas compras e saques internacionais para cobrir custos adicionais. Entre esses gastos estão a compra e transferência internacional da moeda, o nosso pagamento adiantado das transações e outros custos com a MasterCard®.

Fonte: 【AJUDA NUBANK】🤓 Ajude e seja ajudado


Tópicos do @Cruz

5 Curtidas

Muito interessante a publicação :clap:t2::clap:t2:

1 Curtida

então em compras fora do Brasil além de IOF é cobrado 4% de spread, não sabia disso é uma ótima informação caso precise viajar um dia

cursinhos dos Nus, pros Nus, aqui na comunidade! valeu pelo conteúdo. informação importante!

1 Curtida