Taxas para Compras Internacionais

Boa noite,
tenho uma dúvida em relação a compras em moedas que não sejam dólar americano.

A algum tempo atrás, entrei em contato com o Nubank pelo facebook para me tirar uma dúvida sobre as taxas cobradas nas compras e a resposta foi a seguinte

Assim que a compra processa, nós te cobramos na fatura atual, o valor do câmbio deste dia, já considerando IOF de 6,38% e spread (taxa de despesa para compras internacionais) de 4%.
Lembrando que quando você faz uma compra em qualquer outra moeda internacional que não seja o dólar americano, a bandeira do cartão de crédito vai converter aquele valor para dólar americano, enviar para o Nubank o valor em dólar americano e, então, o Nubank converte esse valor para real.

Pelo que entendi, caso a compra seja feita em outra moeda que não seja dólar americano, seria cobrado taxa de IOF e Spread duas vezes. Ai questionei isso e a resposta que tive foi:

Não é cobrado apenas uma vez, só será cobrado duas conversões se você compras em moeda BRL.

Aí eu não entendi. Como assim compra em real? Toda compra internacional é feita conversão para real, não? Aí é cobrada taxa duas vezes?

4 curtidas

Olá, @Thiago_Morette

No tira dúvidas do Nubank é informado que se converte o valor da moeda estrangeira para o dólar e então para o real, usando a cotação PTAX venda do Banco Central + 4% referente ao spread.

No app é mostrado o valor total com a taxa de câmbio do dia anterior ao processamento da compra, mais o IOF de 6,38%.

esse BRL q eles falam é quando tu tenta comprar em um site internacional e nele mostra BRL…no caso ele bota BRL pra USD e depois pra R$…
eu acho estranho, mas segundo a mastercard (não é culpa do nubank) eles ñ consideram BRL como reais…enfim, jeitinho de girar 2x pra ganhar em cima…
então a dica é, site estrangeiro usar USD pra ñ ter 2 conversões…

obs.: se ñ me engano os cartões visa não tem esse problema…

1 curtida

O BRL é uma projeção de quanto ficaria em real, mas não existe uma cotação padrão para o BRL e o valor sempre chegará para o Nubank em dólar, por isso é feita as duas conversões.

Você pode saber mais sobre o assunto lendo o artigo no blog do Nubank:

1 curtida

Sim, isso entendi. O que não entendi é se fazem essa conversão duas vezes. Por exemplo comprando em euro: converte de EUR para USD e de USD para BRL

Complicado isso aí hein

Olá, @Thiago_Morette, tudo bem?
Na realidade é um pouco mais simples. Para garantir, vou tentar explicar desde o primeiro ponto.
A compra funcionará com questões a data igual a qualquer outra. Ou seja, se comprar antes do fechamento da fatura, ela virá junto as compras da fatura atual. No caso de comprar depois, virá na fatura seguinte.
O valor do câmbio é considerado aquele do dia da compra. Considera-se IOF e spread de 4%. Se a compra internacional for feita em dólar americano, haverá apenas a conversão para real realizada pelo Nubank. Caso a compra seja feita em qualquer outra moeda, mesmo a BRL - haja vista que é apenas uma projeção do valor dessa compra em real -, a conversão efetuada será para dólar americano e depois o Nubank converterá para real. Haverá, assim, duas conversões.

2 curtidas

vdd! essa “pegadinha do malandro” é só com mastecard

Revivendo esse tópico por que passei por isso na Steam recentemente, além de todo o site estar em R$, na hora que a gente vai finalizar o pagamento com o PayPal, aparece BRL, e fui surpreendido com uma taxa de IOF sobre a compra, que só apareceu no cartão, no recibo do PayPal e da Steam fica como R$, mas no Nubank aparece BRL, o mais vantajoso nesse caso é comprar cartão presente com o cartão de crédito em um revendedor no Brasil e fazer a recarga na conta da Steam para evitar o IOF.

Use a opção Mastercard Nacional que vai para o site BoaCompra e é feito em R$ sem IOF.

2 curtidas

Obrigado pela dica @Roknauta !

Melhor forma essa mesma? estava querendo abrir um tópico pra pegar algumas dicas com o pessoal

Acredito que seja a melhor forma.