Boletos para depósito fora do código FEBRABAN

Boa noite.
Sem ânimo de polemizar, por qual razão que minha razão desconhece; o boleto gerado pelo sistema do Nubank coloca o código “DM” (duplicata mercantil) para se identificar o tipo de cobrança ao qual corresponde o boleto emitido?
Sugestão: Por que não utilizar o código “Outros”?
10 chibatadas para o responsável.
:blush:
Saudações

5 curtidas

Não entendi, e agora fiquei curioso.
Qual é a diferença entre eles?

3 curtidas

Para se emitir um boleto de cobrança, este deve obedecer a um layout padrão FEBRABAN.
Resumindo, no código adotado no Layout Padrão Febraban 240 posições V08.7, para se identificar o típo de título, este deve corresponder a um domínio.
No domínio constam 32 posições que dirão exatamente qual é a origem desse título (boleto).
No campo reservado a “Espécie Doc.”, nos boletos do Nubank, está grafado “DM”; ou seja, quer dizer que esse título corresponde a uma Duplicata Mercantil".

E isso não é exato porque duplicata mercantil é uma espécie de título de crédito que constitui o instrumento de prova do contrato de compra e venda.
A opção que mais se aproxima do que nós fazemos quando queremos depositar uma graninha na nossa conta seria a correspondente à posição 99, ou seja, “Outros”.

8 curtidas

O fato de ser identificado como DM e não outros, vai interferir em algo?

1 curtida

Não. A identificação incorreta da espécie do documento não vai impedir que o boleto seja pago e nem que o credito seja efetuado na conta do cliente.
Mas é inexato sem motivo aparente.

5 curtidas

Tbm me interessei kkkk vou perguntar pro tio Google apesar de ter lido a explicação do @Horacio ainda fiquei na dúvida :massage_man:t2::man_facepalming:t2:

3 curtidas

Tambem fiquei curioso

Gostei das informações, obrigado por dividir.

1 curtida

pesquisei aqui e entendi melhor, na verdade a sua explicação esta bem clara é que eu sou meio lente pra entender certas coisas mesmo kkkk.

meu resumo: (Copiado)

Resumo

Diferença entre boleto, fatura e duplicata – Blog das diferenças

Boleto é um documento emitido por empresa para pagamento em agências bancárias. O pagamento é facilitado por um código de barras.

Fatura é um documento comercial de cobrança que representa uma conta (aquisição de algo ou serviço recebido). Pode também ser utilizada como controle, com informações sobre os serviços ou itens adquiridos. A fatura é emitida por uma empresa e geralmente é acompanhada do boleto bancário para o pagamento.

Duplicata é um crédito que funciona como uma forma facilitada de pagamento e pode ser utilizada para pagar faturas e contas sem notas fiscais. Por exemplo, um credor divide uma dívida em várias duplicatas e conforme o devedor vai pagando, essas duplicatas são devolvidas ao pagador, até sua quitação total.

2 curtidas

Então. Um boleto cuja origem é uma duplicata mercantil virá especificado como DM. Ou seja, originado numa compra-venda. O que não é o caso do boleto emitido pelo Nubank para se fazerem depósitos na conta.

Saudações

1 curtida