Caixinhas, necessidade!

Então, já criei um tópico semelhante a esse uma vez, falando sobre o método usado pela Warren(é uma corretora), ela permite um tipo de investimento por objetivos, para deixar mais simples, semelhantes as caixinhas, mas qual a diferença? Simples, a diferença, gritante, é que lá é possível escolher vários tipos de investimentos, desde fundos, cdbs, ações e outros, alguns podem perguntar, “se eu escolher um tipo(tipo do investimento, exemplo CDB ou LCI), todo meu objetivo ficará só com esse investimento?” - isso que é interessante lá, um só objetivo pode ter mais de um investimento e você pode dividir a porcentagem(a quantia de dinheiro que será investido em cada) que cada investimento receberá, tipo:

Objetivo: Apostar nos cassinos de Vegas
Investimentos: 30% em CDI; 50% em LCI e LCA; 20% em AÇÕES
OBS: caso você investisse R$ 100,00; R$ 30,00 ficaria no CDI, R$ 50,00 no LCI e R$ 20,00 em ações

Isso permite que o Próprio cliente escolha com clareza onde deseja por seu dinheiro(e se quiser investir m fundos pré-selecionados, tudo bem, mas cadê o direito de escolha?) e a quantia que será dedicada em cada investimento e objetivo. Além disso, uma coisa de interface, lá permite colocar anotações(detalhes) no Objetivo.

O que custa ao Nubank acrescentar isso? Além de se criar um diferencial…

9 curtidas

Da última vez que eu vi, essa divisão era feita através de diversos fundos de investimentos próprios. É interessante.

7 curtidas

@Jnunes,

Fiquei curioso pra entender melhor como funciona essa distribuição automática. Me perguntei, por exemplo, quem escolheria os CDBs, os LCIs e as ações que comporão a “caixinha” no caso do seu exemplo? Pelo que entendi, você está falando da tal da “gestão ativa” da corretora que você mencionou, que faz a sugestão de ativos bem como o rebalanceamento automático das carteiras.

Interessante, sim, mas entendi que lá isso é um serviço remunerado e, de fato, por envolver uma gestão ativa, como diz o próprio nome, faz sentido. Não teria esperanças de ver isso muito cedo em uma plataforma como o Nu. Mas quem sabe, né?

6 curtidas

@Jnunes
"O Nubank, dono da marca Easynvest, adquirida em setembro de 2020, vai encerrar a Vérios, startup que usa inteligência artificial para recomendar opções de investimentos. Em comunicado, a empresa afirma que vai levar a inteligência da Vérios para a gestora de fundos do Nubank”.

Aliás, lembro de uma reportagem do Yubb com entrevistas dessas fintechs que eram startups como o próprio Yubb. Eram a Vérios, Warren, Magnetis e Monetus se não me engano.

Eram 5 carteiras que Vérios tinha na época:

  • Carteira Risco 1 (93% RF | 7% RV)
  • Carteira Risco 2 (87% RF | 13% RV)
  • Carteira Risco 3 (82% RF | 18% RV)
  • Carteira Risco 4 (77% RF | 23% RV)
  • Carteira Risco 5 (72% RF | 28% RV)

Acho que elas acabaram por virar os Fundos Nu Reserva e Nu Seleção, porque o Nubank já tinha os Fundos Nu Ultravioleta na época.

5 curtidas

Sim, é verdade, tem a opção de balanceamento automático da carteira, que por aí só é incrível, mas tem a parte Manual, que permite que você mesmo escolha e defina a quantidade que deseja que vá para cada investimento.

Segue a imagem como exemplo:

4 curtidas

Entendi! Na verdade é um mix de fundos com diferentes estratégias e você define a proporção de alocação em cada um. Não deixa de ser uma opção interessante.

Mas tem que olhar com cuidado os custos por trás dessa funcionalidade. Parece que lá recolhe uma taxa anual sobre o patrimônio investido. Fucei as lâminas de alguns fundos deles lá na CVM e parece que não têm taxa de administração (devem ser exclusivos, e a forma de remuneração é justamente a taxa anual sobre o patrimônio investido).

O que eu estranhei foi aquele Tesouro SELIC aparecer no seu print em Renda Variável :thinking:

Fora esse glitch, achei interessante a proposta. Tem que ter um portifólio grande de fundos com estratégias variadas pra conseguir oferecer algo assim.

5 curtidas

Sim, nesse caso só escolhi fundos, mas tem outras opções de investimentos para colocar no objetivo, até mesmo ações, no caso eles não tem taxas como as outras, mas como você disse eles cobram uma certa “taxa” fixa de 0,8% ou menos sobre o valor, não lembro se é anualmente, também tem as taxas dos fundos e tals, mas eles apenas cobram essa taxa fixa. Também tem uma parte de que se o valor investido for maior que X, a taxa fixa que cobram é reduzida.

Mas seria legal se a Nubank trouxesse essa possibilidade para as caixinhas, poder escolher os investimentos, a quantidade, melhorar a interface também, creio que atrairia mais clientes também :thinking:, principalmente se tivesse escolha automática de investimento, semelhante a atual, porém para pessoas que quisessem mais retornos, poderia ficar 60% fundos mais agressivos da própria Nu e fundos 40% dos conservadores​:thinking:

3 curtidas