Olá Julian_Lopes.
Primeiramente obrigado por disponibilizar seu tempo e fazer essa pesquisa.
Contudo, a mais de um ano venho pesquisando também. Incansavelmente!!!
Deixarei bem claro que sei que reativar um cartão é irreversível! Pelo menos no caso do Nubank.
Tenho duas “broncas” mais sérias com essa instituição.
1_ A forma da suposta nova análise que dizem fazer.
2_ O abandono e não atualização da minha atual situação financeira no site e app deles quando logo com meu nome cpf. (explico novamente tranquilamente).
SEMPRE FUI MUITO CLARO QUANTO AO MEU PEDIDO DE ATUALIZAREM MEUS DADOS NO SITE E APLICATIVO. O que também foi desconversado e não foi feito, mesmo eu solicitando a mais de um ano. ( Uma instuição séria faria isso?) Para você Julian, é admissível uma institição financeira se recusar a atualizar TODOS seus dados pertinentes ao quitamento total de uma divida sua?
Você acha admissível esses dados serem “largados” a esmo a mais de um ano?
Qualquer movimentação que se faça no aplicativo automaticamente constará atualizada no app e site. Pq não atualizar no aplicativo que paguei? é de causar estranheza
A suposta nova análise para inadimplentes não é feita! Ou melhor dizendo, é feita. Pegam seus dados internos, e te negam crédito exclusivamente unicamente por você já ter contraido uma dívida no passado. Mesmo que a sua situação atual seja totalmente positiva diante das instituições, bancos e sociedade.
Isso é jogo sujo! É tratar um consumidor com desrespeito. É uma ofensa a moral para de quem deixou de ser correntista inadimplente para readquirir nova posição contratual junto a instituição. sendo totalmente apto a administrar um novo cartão sem nenhum problema.
Eles tem TODOS seus dados no sistema interno e utilizam isso de maneira impositiva, negativa, discriminatória. Colocando o cliente em sua “lista suja” interna. ( não pode ser chamada de lista suja pq é crime então mudam o nome de “lista suja” para "dados internos.)
Qual diferençã faz a nomenclatura, se no final das constas esses tais dados são utilizados da maneira que bem entenderem?
Porém TODAS AS EVIDÊNCIAS E FATOS estão aí.
Utilizam de maneira covarde seus dados, para te negarem novo crédito.
Convivo com o “meio bancário” a quase 40 anos meu amigo.
Não são os atendentes do nubank com suas fraseologias prontas que vão mudar a realidade dos fatos.
A "matemática é simples:
Virou inadimplente? pegarão todos seus dados e movimentações financeiras internas ,e isso servirá de ANÁLISE INTERNA para lhe negar o cartão de crédito.
Mesmo sendo proibido por lei.
Em alguns casos meu amigo, não é preciso comprovar a efetividade do dano moral sofrido por algumas negatividade arbitrárias que Nubank faz com alguns clientes como fez e está fazendo comigo por exemplo, porque o dano pode ser presumível. Está ínsito à ilicitude da conduta quando Nubank se recusa a a negar a contratação, sem demonstrar sem requisito objetivo as negativas que tem me dado.
A garantia constitucional da livre iniciativa e a liberdade
contratual garantem ao fornecedor ( nubank por ex) escolher com quem
contratar, porém não o autoriza a negar a contratação, sem
demonstrar qual o requisito objetivo ou subjetivo não
satisfeito pelo pretenso consumidor, sob pena de ofensa ao
dever de informação.
NUNCA tive essa informação ( apesar de solicitado várias vezes, inclusive via procon)
Nem ao menos tive a atualização da quitação de meus debítos na plataforma app e site.
A mais de UM ANO aguardo
Já não existem mais justificativas para tamanha arbitráriedade.
Já chegou ao ponto em que se esgotaram TODAS as desculpas dadas por seus prestadores de serviço pelo chat.
Quando falo no chat, já não conseguem conversar, transferem de um lado para o outro ( acredite, nubank fazendo isso com seu cliente).
De qualquer maneira Julian, acho bacana ter esse espaço para esclarecer e também dar a oportunidade para as pessoas de exporem seus casos e suas ideias. Tornando mais fácil ( caso nubank realmente queira, o que não acredito muito) resolver essa questão com mais empatia.
Obrigado mais uma vez por participar.
Acho que vale aqui uma boa reflexão do que dizem com o que realmente fazem.