Boa parte dos brasileiros tem e usam cartão de crédito.A relação é tão intensa que alguns cartões são muito desejados.Para algumas pessoas não basta simplesmente ter um cartão,mas tem que ser “aquele” cartão,com ‘‘aqueles’’ benefícios.
Verdade é que este crédito fornecido facilita e muito a vida das pessoas no seu dia a dia,porém se este relacionamento não tiver maturidade e disciplina o cartão de crédito pode se transformar de herói a vilão.
Algumas dicas conhecidas,mas é sempre bom importante relembrar;
A fatura do cartão:
A fatura do cartão de crédito é mais do que apenas um documento mensal. Ela é o registro detalhado dos seus gastos e uma ferramenta valiosa para manter as rédeas das suas finanças.
Ao analisá-la você tem um panorama completo de como seu dinheiro está sendo usado e pode ter um controle maior do seu orçamento, contribuindo para uma gestão financeira mais consciente e equilibrada.
Pagamento mínimo da fatura:
Quando falamos sobre pagamento mínimo, nos referimos ao valor mínimo que é possível pagar na fatura do cartão de crédito, evitando o risco de entrar em situação de inadimplência.
Muitas vezes, esse tipo de pagamento pode parecer uma saída fácil. Contudo, a longo prazo, é possível que sua estabilidade financeira seja comprometida.
Por isso, tenha cautela ao usar essa opção para diminuir os impactos negativos em sua saúde financeira.
Parcelamento das compras; dividir para conquistar:
Parcelar suas compras pode ser uma ótima oportunidade para conquistar o produto que você deseja.
Antes de optar pelo parcelamento, analise seu orçamento mensal total, considerando não apenas o valor da parcela, mas também outras despesas fixas e variáveis.
Isso contribui para que uma bola de neve de dívidas não seja criada. Afinal, o parcelamento deve ser uma ferramenta que trabalha a seu favor, proporcionando conveniência sem gerar dor de cabeça.
Limite do cartão de crédito:
O limite do cartão é o valor máximo que a instituição financeira determina para o usuário e pode ser definido com base em diversos fatores, como renda e histórico de crédito.
Ao respeitar seu limite de gastos pessoal e utilizando o cartão de forma consciente , evita-se o acúmulo de dívidas excessivas e juros elevados.
Manter essa relação saudável coopera com a sua estabilidade financeira, permite usufruir dos benefícios do cartão de crédito de maneira responsável e contribui para um gerenciamento eficaz dos gastos no dia a dia.
Código de segurança (CVV): proteja suas transações:
O código de segurança, conhecido como CVV (Card Verification Value), é um código de três dígitos** que está presente nos cartões e é usado em transações on-line.
O CVV é um modo de diminuir o risco de o cartão ser utilizado por pessoas não autorizadas. Por isso, é essencial não compartilhar esses dígitos com outras pessoas.
Ao adotar essa precaução,você fortalece a segurança das suas transações e pode ter uma experiência de compra com menos preocupações e riscos desnecessários.
Enfim,o cartão de crédito pode fazer mais por você,possibilitando parcelar valores, receber cashback entre outros benefícios.Saber ter uma boa relação com ele pode ser muito útil.