Cartão Virtual Clonado - Nubank negou o estorno

Você tem alguma fonte sobre esse fato @Ge_Medeiros? Muita gente pensa que só o Nubank tem clonagem de cartão, porque é possível mandar relatos aqui, no Twitter, no Instagram e mais um monte de redes, enquanto no perfil de outras instituições, não aparece, porque muitas vezes o atendimento é realizado por telefone.

Pois eu @GKHoff, pega seu BO e abre reclamação no BACEN e órgão de defesa do consumidor, entra com processo no juizado de pequenas causas e deixa os processos andarem, com certeza você consegue seu dinheiro de volta e muito bem corrigido.

2 curtidas

Recentemente tive um problema com um grande site de E-commerce.
Fiz a compra usando cartao de outro banco.
A loja aprovou o pedido em 30/05/2020, chegou encaminhar o pedido para separação, mas em 02/06/2020 disparou e-mail alegando problemas de autorização do emissor e cancelou o pedido.
Consultei o banco e a transação tinha sido aprovada sem erro.
Tentei contato com a loja por e-mail, telefone, chat, todos sem resposta. Pedi um contato da empresa em sua página oficial no Facebook expondo o problema, o comentário foi prontamente apagado pela moderação e o silêncio mantido
Registrei reclamação junto ao Procon devido o silêncio da loja, anexei as evidências.
Passado o prazo de defesa, o jurídico da loja se manifesta, tentando inverter a reclamação com alegação que eu estava coagindo a forçando a loja a realizar o cancelamento, que em nenhum momento deixou de atender minhas solicitações e que a mesma estava sendo tratada desde o primeiro contato.
Vi esta resposta no mesmo dia que o jurídico se manifestou e optei pelo silêncio, já que tenho 20 dias para réplica junto ao Procon.
Aguardei 12 dias e nenhum ajuste foi feito minha fatura,
Então resolvi fazer a réplica junto ao PROCON, como não resolvido
Deixei claro que em nenhum momento tive a intenção de coagir ou forçar a loja ao cancelamento da transação, que a reclamação se deve ao silêncio da empresa em seus canais de atendimento oficiais, e que além disso o banco emissor não apontava ter recebido aviso de cancelamento desta transação.
2 dias depois a loja entra em contato informando que faria o cancelamento da transação, foi efetivado 3 dias depois pelo emissor.

Em teoria o Nubank tem razão.
Não parece justo, mas é regra de negócio.
Ele não tem autonomia para cancelar a transação.
em um primeiro momento ele fez o depósito em confiança, e abriu a disputa (Contestação / Chargeback ).
A Credenciadora é notificada e aciona o estabelecimento para apresentar defesa.
Existe um prazo para defesa do lojista, ele deve encaminhar dados que comprovem a transação e sua participação.
Algo que possivelmente ele o fez.
Conseguiu comprovar a veracidade da transação e que foi feita seguindo todas as normas de segurança das bandeiras e meios de pagamento e dessa forma o Nubank perdeu a disputa, isso é normal, mas ainda pode ser revertido…

Faça da seguinte forma

  • Registre um Boletim de ocorrencia
  • Conteste as medidas tomadas até aqui
  • Peça para o delegado incluir no boletim de ocorrência a requisição para que o site apresente o numero de IP que realizou esta transação
  • Peça tambem para acionar o emissor para que este informe para qual IP foi enviado notificação no app, considerando que o envio costuma ser imediato, e que seu celular tinha conexão a internet no momento foi enviado para sua localização
  • Peça para acionar a operadora de celular para requisitar a localização de seu celular nesta data e hora (Pode haver divergência aqui, mas vai apontar cidade que voce estava no momento e a localização pode não ser precisa)
  • Use como exemplo o outro serviço em que a compra foi cancelada, peça para que ele também apresente o IP da compra, deixe claro que com ele o problema foi resolvido e que precisa apenas desta informação
  • Sua operadora de internet também deve apresentar o IP associado ao seu endereço nesta data,

Isso pode demorar um período razoável pois depende de outras instancias e autorizações.
em posse das informações.
Cenário mais provável

  • IP da compra A
  • IP de notificação via push B
  • Localização do dispositivo compatível com localização do IP de B
  • Identificação do autor das compras no IP de A

Cabe ao BoaCompra comprovar seu vinculo/participação com o autor no IP de A.
É bem provável que o juiz decida em seu favor e determine reembolso dos valores ora cobrados.
Cuidado aqui, porque se ficar comprovado que os IPs de A e B são idênticos pode ficar ser revertido para você e dificilmente o juiz dará ganho de causa.
Neste caso fica evidente sua participação ou que alguém próximo usou seus dados.

7 curtidas

Quer fonte melhor do que os relatos de centenas de milhares de pessoas? Em algum momento eu citei que o problema é exclusivo do Nubank? Questionei porque o tópico é sobre o Nubank e porque minha instituição financeira é o Nubank. Quanto mais seguro, melhor pra mim. OMG…

3 curtidas

A culpa é sempre do usuário idiota que não sabe usar os serviços Nubank, nunca é da Nubank… A Nubank é a perfeição em forma de empresa. :joy:

Se fosse outra empresa, nego tava descendo a lenha. :joy:

4 curtidas

Atualizando: entrei em contato com o Nubank pelo chat e pelo e-mail. O pessoal do chat disse que, por ser um caso mais complexo, devo me reportar diretamente ao “time de e-mail”. O “time de e-mail” me envia respostas-padrão, e não está minimamente disposto a me auxiliar a resolver essa situação.

Entrei com reclamações contra Nubank nos seguintes canais: Nucommunity, ReclameAqui, BACEN e Portal Nacional de Defesa do Consumidor (Consumidor). O Nubank não respondeu nenhuma delas.

O Procon Estadual de SC e Procon Municipal de Florianópolis estão sem atendimento ao público devido ao COVID, mas devem retornar com os atendimento na semana que vem. Esses órgãos, infelixmente, ainda não dispõem de sistemas virtuais de atendimento. Ou seja: em plena pandemia, terei que me expor a risco de contágio para tentar resolver pessoalmente esse problema, causado pelo Nubank. Quem já foi ao Procon de sua cidade sabe o que estou falando: sempre há um aglomero gigantesco de pessoas.

O Nubank não me permite mandar mais que dois links nesta mensagem. Mas existem CENTENAS de relatos de golpes IDÊNTICOS a esse no Reclame Aqui: mesma loja, mesmo produto, mesmo meio de pagamento, mesmo valor de compra. É um golpe recorrente. Quem tiver interesse, pode ir no ReclameAqui e constatar.

Conclusão: o Nubank já não é mais o mesmo. Nem o Banco do Brasil se nega a estornar compras realizadas com cartão clonado. Qualquer um que conhece minimamente o Código de Defesa do Consumidor sabe que essa prática é abusiva.

Caso o PROCON não esteja em pleno funcionamento na semana que vem, irei propor ação no Juizado Especial Cível aqui da minha cidade. Por sorte, sou formado em Direito e não precisarei desembolsar nenhum valor para contratar um advogado particular.

Mas fico me perguntando: e as pessoas sem instrução, sem recursos, sem formação jurídica? Teriam que “furar quarentena” para buscar auxílio da Defensoria Pública (e ficar horas na fila de atendimento, num saguão que sempre tem aglomeração de pessoas), ou pagar, do próprio bolso, um advogado particular. O desrespeito e a falta de empatia com o cliente Nubank é revoltante.

Minha dica: se puderem, fiquem só com a NuConta mesmo. Pelo menos até acabar a quarentena. A chance de alguém, um dia, clonar o cartão de crédito de vocês é muito grande. Infelizmente há um exército de hackers que ganham a vida com crimes virtuais. E, por mais que vocês tentem sempre manter o cartão bloqueado (como eu sempre fiz), um dia irão se esquecer, e o golpista se aproveitará dessa distração. E quando isso acontecer, o Nubank não estará minimamente disposto a resolver a situação. Ou você gasta tempo e dinheiro para propor uma ação judicial, ou amarga o prejuízo.

4 curtidas

Concordo com vc. Porém, crackers não invadem sob os auspícios do banco nem pela falha de um sistema. Invadem porque tudo tem portas. Falam tanto de PIX, isso é a pior coisa que inventaram pra enganar o hipossuficiente do correntista. Se usares vão “vasculhar” sua vida financeira todinha. E tem gente aqui que tem ‘orgasmo’ só de citar o referido protocolo. Apoia tanto quanto o famigerado Cadastro Positivo. :face_vomiting:

Como disse que é advogado, não perca tempo com o PROCON, acione logo o juizado, junte suas provas documentais e solicite quebra de IP para provar que não foi você o dono da compra e estornar o valor descontado de seu cartão. Faça a coisa certa.

3 curtidas

Por que você não deixa seus cartões bloqueados sempre que não for usar? Desbloqueie sempre que for utilizar e pronto! Realmente quem teria que te dar o reembolso é o BoaCompra, o nubank só serviu como um meio de pagamento, como qualquer outra instituição, perdoe-me se pareci grosseiro, mas enfim. E outra… você deveria deixar cartões virtuais ativos somente se forem ser usados em sites de confiança, ex: Netflix. Se não estiver utilizando, apague.

1 curtida

O Nubank deveria mudar o cartão virtual para ter o cvv dinâmico igual a de outros bancos.

8 curtidas

Esse “3D secure” é pra toda transação on-line (sem ser o cartão na maquininha), mas como a MasterCard/Visa/Elo/Amex não impõem que os site brasileiros usem isso, continua esses casos de cartões “clonados”

3 curtidas

Brasil sempre atrasado kkk

3 curtidas

O que mais acontece @Ge_Medeiros é vazamento de dados de cartão de crédito na internet, se você se surpreendeu com os relatos do Reclame Aqui, é pq não viu como é lá nos EUA, isso é muito comum, mais do que a gente imagina.

O Nubank ano passado reemitiu cartões de clientes que compraram em estabelecimentos com histórico de problemas, provavelmente vazamentos de dados também:

Minha dica sempre é, usar o cartão físico somente em compras físicas, e o cartão virtual em compras online, gerando um novo pelo menos a cada 3 meses, é chato ficar cadastrando o cartão repetidamente, mas é uma medida de segurança mais aconselhável.

6 curtidas

Sim, o protocolo 3DS está disponível para implantação, mas não é obrigatório a utilização.
Mesmo assim, quem decide usar ou não a autenticação em 2 fatores é o emissor.
Muitos sites, não fazem atualização pois esta exige custos de desenvolvimento.
A Credenciadora (Rede, Cielo, Getnet, etc) também segue normas das bandeiras, por enquanto é permitido o uso de outros outros protocolos, assim fica entendido que o site e-commerce não está fora dos padrões de segurança.
O Emissor também não tem o direito de recusar transação de sites que não usam 3DS, isso pode gerar problemas com a bandeira e credenciadora.
Caso um site use um protocolo inválido, a transação é barrada na credenciadora e o lojista só pode voltar a transacionar após as devidas regularizações e a homologação da credenciadora.

3 curtidas

Lamento o ocorrido, mas com o boletim de ocorrencia em mãos, você pode acionar o juizado de pequenas causas e tentar obter o seu dinheiro de volta.

O cartão virtual é uma das melhores “invenções” já feita pelas instituições financeiras, pois é o ideal para compras de forma remota.
Mas sempre o deixo bloqueado, e o debloqueio somente no momento da compra, e depois volto a bloqueá-lo.
Com essa rotina ele nunca foi clonado.

3 curtidas

Atualização: Depois de exigir do PagSeguro /Boa Compra o IP do equipamento que realizou a compra, ficou absolutamente claro que o meu cartão foi clonado e que se tratava de um golpe.

O PagSeguro, então, me deu a seguinte resposta:

Acompanhando o seu caso, verificamos que a operador do seu cartão entrou em contato com o PagSeguro e todas as medidas legais já estão sendo tomadas para a recuperação do seu valor. A devolução dos valores será efetuada através da operadora do seu cartão que já foi acionada. Agradeço o seu contato, pois é através dele que podemos buscar melhorias em nossos processos.

Por parte do Nubank, no entanto, não tive nenhum retorno.

Ou seja: estou cada vez mais próximo de recuperar os valores, mas já são mais de 20h gastas para resolver essa situação.

7 curtidas

Então José, olha só o meu azar:

Eu também costumo deixar o meu cartão virtual bloqueado. Mas é esse o cartão que tenho cadastrado no UberEats, Ifood, Rappi, 99Pop, Uber (enfim, apps de comida e de transportea). Numa dessas ocasiões de pedir comida/Uber desbloquei o cartão e esqueci de bloqueá-lo na sequência. Foi a partir desse deslize que os hackers fizeram a festa no meu cartão de crédito com joguinhos virtuais :face_with_symbols_over_mouth: :tired_face: :triumph:

Como várias pessoas comentaram nas mensagens acima, acho que seria bacana o Nubank exigir autenticação em 2 fatores: além do CVV, pedir uma senha, ou enviar um código de verificação para o celular do cliente. Evitaria muita dor de cabeça!

Não tenho dúvidas que conseguirei reaver os valores. Mas te asseguro que dá um trabalhão! Estou desperdiçando tempo precioso de trabalho e de estudo para resolver tudo isso.

5 curtidas

@GKHoff estamos na torcida por você! Parabéns pela determinação. Sabemos o quanto desgastante é esse tipo de coisa, mas é também através desse tipo de postura que você está tendo, que os clientes passam a ser mais respeitados.

2 curtidas

Exatamente esse o ponto, se uma MasterCard ou Visa da vida não começar a exigir isso, as fraudes aqui vão continuar.

1 curtida

Vamos fazer campanha pra utilizarem o 3ds

5 curtidas