COE - O que você precisa saber

O que é um COE? O COE é um Certificado de Operações Estruturadas. Isso significa uma coisa para os investidores e outra para os bancos emissores desse COE. Então, você precisa saber a diferença entre elas para depois chegarmos aos três pontos importantes para você decidir se vai ou não investir nesse COE que o banco te ofereceu.

Para o investidor, o COE significa nada mais do que fazer uma aposta por um tempo determinado.

Então, você pode entrar, por exemplo, em um COE de ouro, um COE de dólar, um COE de ações americanas, um COE de Bovespa, e assim por diante, existem infinitos tipos de COE. Cada COE vai apostar em algo diferente. Portanto, a pergunta “É legal investir em COE?” não é adequada, porque cada COE faz uma aposta completamente diferente, e na verdade você precisa considerar se é ou não vantajoso investir nesse COE específico que faz essa aposta específica.

Essa aposta do COE é normalmente executada por meio de opções. Opções são direitos de comprar ou vender um determinado ativo em um período específico. Por exemplo, posso ter o direito de comprar dólares a um determinado preço num determinado tempo, um ano ou dois anos. Percebe como essas são condições extremamente específicas? O valor do dólar precisa atingir um certo preço em um momento específico. Ou seja, para você acertar esse tipo de aposta, é necessário estar muito sintonizado com o mercado, pois você tem que acertar o ativo, que vai subir ou cair, até aquele determinado preço em determinado período.

Se você está super por dentro do mercado e sabe que haverá um fluxo importante no final do ano, ou um fluxo relevante neste mês devido a certas emissões, você pode considerar interessante esse tipo de aposta e pode fazer algumas inferências sobre elas. Agora, se você é uma pessoa física e caiu de paraquedas e está totalmente desavisado, por que você iria querer fazer essa aposta tão específica?

Outra coisa, o mercado institucional consegue fazer de uma forma muito barata, mas quando esses bancos te dão a chance de fazer essa aposta, eles acabam muitas vezes cobrando taxas enormes, então a sua “aposta” super específica acaba custando muito caro.

Mas se o COE é uma coisa super específica, sobre um ativo super específico, em um strike, a um preço super específico e em um tempo super específico, por que os bancos querem tanto que eu faça um COE?

Aí é que tá!

Para o banco, o COE funciona como um CDB. O que acontece com um CDB? O banco capta o seu dinheiro, e ele pode usar esse dinheiro para emprestar a outras pessoas que querem aquele dinheiro, pagando juros por isso. Então ele te paga juros menor do que ele cobra da outra pessoa e ganha no spread. É assim que um banco funciona.

O COE é a mesma coisa. Ele pode pegar o seu dinheiro e emprestar para outras pessoas. E ele vai ganhar um spread com isso. Então, captar o seu dinheiro via COE é uma forma “barata” do banco financiar as suas operações. Por isso é tão interessante para o banco emitir um COE.

1. VOCÊ REALMENTE QUER FAZER ESSA APOSTA?

  • Você realmente quer apostar na alta do dólar?
  • Você realmente quer apostar nas três ações da FAANG americana?
  • Você realmente quer apostar na queda do ouro?
  • Você realmente quer apostar no preço do petróleo 3X alavancado?

Se você realmente não quiser fazer essa aposta, você só está arranjando um jeito muito caro de investir o seu dinheiro.

2. VOCÊ TEM CERTEZA DO MOMENTO DA APOSTA?

  • Essa aposta que você quer viabilizar através desse COE, tem esse strike, ou tem esse preço alvo e neste tempo que você quer fazer?
  • Você tem alguma inferência sobre o momento exato em que isso vai acontecer? Que aquela aposta vai se concretizar?

Porque se você não tiver, você pode acertar a aposta mas errar o timing e, portanto, perder dinheiro no seu COE e acabar rendendo nada.

3. NÃO EXISTE UM JEITO MAIS BARATO DE FAZER?

Será que esse COE permite acesso a operações que normalmente você não teria?

Às vezes, por exemplo, um COE de ações americanas pode ser interessante se você realmente quiser apostar nas ações americanas naquele período e se elas subirem aquele tanto do COE. Se você quiser fazer essa aposta, pode ser interessante, porque ao investir em ações americanas, muitas vezes você precisa converter o seu dinheiro em dólares, pagar spread para isso, remeter, entre outros custos, o que acaba saindo caro. Então, esse COE poderia ser uma forma “mais barata” de te dar acesso a essas operações.

Se não for esse o caso, você pode simplesmente ir a mercado e executar.

_

O COE para o investidor é uma APOSTA. E uma aposta com um preço específico em um tempo específico. Você tem que se perguntar se é isso realmente que você quer fazer.

Para o banco, é uma maneira barata de se financiar, por isso que ele e as corretoras querem tanto que você faça.

13 curtidas

Obrigado por compartilhar @rafaelmurgo! É muito ver conteúdos assim por aqui. :purple_heart:

9 curtidas

Para o público em geral, recomendo que nunca façam COE.
Muito mais fácil perderem dinheiro ou deixarem de ganhar. Mais fácil perder/deixar de ganhar no COE do que até em DayTrade

5 curtidas

Excelente artigo. É por isso que COE não é pra mim. Transforma a bolsa de valores em uma casa de apostas motivada por muita especulacao. Quem ganha mesmo eh o banco. Ja o investidor abraca um risco enorme. Por isso, to sempre fora.

7 curtidas

Muito bacana esse artigo!

4 curtidas

Obrigado pelo artigo. Não tenho uma boa experiência com COE. É uma aposta!

2 curtidas

Isso é uma opinião e eu entendo de uma forma diferente. Aquela velha palavrinha “Depende” e aquela velha história do “invista onde em coisas que você sabe como funcionam”.

Em toda minha vida, sempre vi COEs sendo comercializados e realmente, a grade maioria é muito ruim. Tem uns que pelo menos te oferecem o capital protegido, então, não tem risco de perder (mas também não vai render nada).

Porém, recentemente eu me deparei com um que foi difícil não aplicar. Ele está atrelado a um índice global de empresa de tecnologia com ganho de 2x a valorização do índice OU IPCA+5% vai ser o que subir mais.

Então, em qualquer cenário eu ganho.

É uma aposta? Pode ser que sim. Eu considerei uma oportunidade.

Resumindo, não invistam em ativos que vocês não sabem como funcionam.

#Ficaadica
@JoaoMelo @Danielbighelini @Manoel_Enio

5 curtidas

COE não sei, mas as opções oferecem proteção contra os riscos do mercado. Não se pode encarar tudo com desconfiança. Se é uma aposta para o investidor, pode ser, mas ele pode tanto ganhar quanto perder, meio a meio.

3 curtidas

Olá @rafaelmurgo, pelo que eu entendi o COE representa uma aposta específica em um momento específico, enquanto para o banco é uma forma de financiamento barata. Encoraja o investidor a refletir se realmente deseja fazer essa aposta e a considerar se há opções mais econômicas disponíveis.

É isto mesmo?

7 curtidas

Basicamente, o COE é atrelado a um índice e te oferece um ganho se até a data X esse índice ultrapassar Y valor.

Se não acontecer, você pode:

1- perder parte do que você aplicou (ou tudo).

2- receber de volta 100% do valor aplicado sem nenhum rendimento.

3- ter um retorno mínimo garantido (especificado na compra do COE).

Isso vai depender de escolher um bom COE, sempre ler o prospecto e entender os cenários.

10 curtidas

Beleza @soares.jm, obrigadão por complementar :facepunch:t5: :facepunch:t5:

6 curtidas

Isso mesmo. Essa foi a minha experiência negativa. 2 anos de prazo e em função do que vc explicou, peguei apenas o capital de volta.

5 curtidas

Também tive uma péssima experiência com COE. Comprei dois e aí final de dois anos apenas peguei o capital de volta.

Prejuízo numerário, não tive. Mas a inflação … Rs

#CoeNunca+

5 curtidas

Por isso que é sempre bom buscar por aqueles que dão rendimento mínimo garantido.

4 curtidas

Ainda estou chateado com COE. KKKKK

3 curtidas

COE é feito pelas corretoras, e elas já fazem com objetivo de ganhar a aposta, nunca vi com bons olhos esse “investimento”.

6 curtidas

Exatamente, se for para ficar no zero a zero, eu deixo a grana no cofre.

2 curtidas

Teoricamente, se vc adquirir um COE que te dá capital protegido, sem rendimento mínimo garantido é melhor que deixar no cofre. Com o COE pelo menos vc tem uma chance de ganhar alguma coisa, o cofre não. :person_shrugging:

3 curtidas

Oi @soares.jm, seu argumento é super válido se as alternativas forem apenas essas duas

Se tiver pelo menos a poupança como outra alternativa, seria melhor deixar na poupança, pois COE, nesses termos, é praticamente um jogo de azar.

Mas, sou suspeito para dizer, pois odeio os COE’s. :rofl::rofl::rofl::rofl:

4 curtidas

Então, como eu expliquei anteriormente, existem (raros) COEs que te oferecem um retorno mínimo garantido. Cabe a nós, avaliar se esse retorno mínimo vale o “risco”.

3 curtidas