Como a privacidade é garantida no universo das criptomoedas

Olá, pessoal! Voltamos!

Ainda dá tempo de desejar um feliz 2023? Feliz ano novo, meu povo! :smiley: :fireworks:

Espero que todos tenham começado este ano bem e hoje retomamos nosso conteúdo por aqui.

:new: Primeiro, quero compartilhar com vocês que a dinâmica de conteúdos aqui vai mudar um pouquinho. As categorias de conteúdo seguem as mesmas, mas vamos ter um post semanal a partir de agora, sempre saindo entre quarta e quinta.

Hoje, quero falar um pouco mais sobre uma preocupação que algumas pessoas têm sobre o uso de criptomoedas e que pode ser um motivador de insegurança com relação a esse universo. A preocupação de que seus dados de transação fiquem armazenados permanentemente em uma blockchain, potencialmente tornando-os acessíveis a qualquer pessoa. No entanto, é importante entender que a blockchain na verdade não armazena nenhum dado pessoal sobre as pessoas envolvidas em uma transação.

A blockchain é simplesmente um livro digital descentralizado que registra transações de criptomoedas. Cada transação é registrada como um bloco e esses blocos são ligados juntos em uma cadeia, daí o nome “blockchain”. Cada bloco contém informações sobre a transação, como a quantidade de criptomoeda envolvida, os endereços exclusivos do remetente e do destinatário e uma data e hora.

Essa estrutura pode ser acessada através de um “block explorer”, como esse exemplo da nossa parceira Polygon. A ideia é que tenhamos algo semelhante para o Nucoin pouco após o lançamento.

:warning: No entanto, o ponto importante é que a blockchain não armazena informações pessoais sobre as pessoas ou entidades associadas a esses endereços. Tudo o que armazena é o próprio endereço, que é um código de números e letras que não está vinculado a nenhuma informação pessoal. Isso significa que, enquanto os dados da transação em si são permanentes e acessíveis publicamente, eles não contêm nenhuma informação identificável pessoal.

Vale lembrar que, enquanto a blockchain em si não armazena informações pessoais, corretoras e outras terceiras partes podem ter acesso à informações pessoais se você fornecer a elas quando criar uma conta ou realizar uma transação. Para proteger sua privacidade, certifique-se de ler as políticas de privacidade de quaisquer corretoras ou outros serviços que você usa e forneça apenas as informações pessoais que são absolutamente necessárias.

E aí, ainda ficou alguma dúvida sobre privacidade nas blockchains? Se sim, compartilhe aqui com a gente!

37 curtidas

Estava com saudades dos conteúdos semanais. :partying_face::writing_hand:t4:

Igualmente! Tudo de bom para você e todo o time. :purple_heart:

Por enquanto não, mas gostei de aprender sobre como funciona da Blockhain, já tinha dado uma :man_detective: na internet um tempo atrás, mas aprender mais é sempre bom.

15 curtidas

Parabens pelo conteudo,

a galera aqui estava com saudades do conteudo e de novidades sobre o Nucoin hein.

tudo isso vai para o Nu ensina depois ? sobre o mercado de cripto ?

14 curtidas

Bem vindo de volta, @Bini, e feliz ano novo!

Obrigado pelo conteúdo. Já tinha estudado sobre blockchain há um tempo, mas valeu de reforço.

No caso da NuCoin, estou entendendo que é o Nubank quem vai reter essas informações relacionando o cliente ao respectivo endereço da carteira. Seria isso?

Abraços pra todos!

13 curtidas

Feliz ano novo :confetti_ball: para você também, @Bini! :pray:t3::slightly_smiling_face:

Obrigado por compartilhar esse conteúdo! Ansioso pelos próximos! :hugs::purple_heart:

12 curtidas

Tudo pra vocês, @Everton_J_da_Silva :smiley:

Hoje o NuEnsina já tem um conteúdo sobre Criptomoedas (lá ao final da tela na área “Ao infinito e além”, dá uma olhadinha), mas nada impede de no futuro lançarmos conteúdos específicos sobre cripto e Nucoin direto no app também… Obrigado pela sugestão! :purple_heart:

13 curtidas

Isso mesmo, @FernandoLacerda!

O Nubank terá o registro de qual cliente está vinculado a cada endereço de carteira contando, claro, com toda a robusta estrutura de segurança de dados que suporta a operação do Nu e rigorosamente adequada aos termos da LGPD.

14 curtidas

Que 2024 seja um ano ruts…kkkk

Conteúdo são sempre bem vindos, para esclarecer as dúvidas que pairam no ar…kk

2 curtidas

Feliz 2023 pra vc tbm @Bini
Boa sobre blockchain, mas no momento sem duvidas, obrigado.

5 curtidas

Feliz 2023 @Bini!
Achei que a conteúdos sobre o NuCoin só iam voltar depois do carnaval kkkkkk

8 curtidas

Mal começou o ano e o pessoal tá firme e forte no projeto nucoin, bom de ver.

4 curtidas

Sugestão @Bini e @camila.sf.

Estive pensando esses dias e parece possível.

Sabe a lista de depósito da Nuconta em RDB.
Ali você consegue ver quanto está rendendo em cada depósito.

Na Nucripto tem os extratos e tudo mais de qual valor vc pagou e qual foi o preço daquela época.

Eh possível mostrar a valorização por cota. Misturando com a ideia tbm dos fundos de investimentos.

E deixo aqui minha dúvida tbm.
Quando você faz a retirada de um valor em cripto, seria igual no depósito em RDB? O valor retirado é do deposito que menos prejudica o seu rendimento?

Sugestão 2;

Se possível colocar um api no app com essa atribuição de quantas blockchain estão sendo criadas, hashrate da polygon e Nucoin. Eles são dados bem precisos e importantes para quem entende e vê uma oportunidade de crescimento a longo prazo… E conhecimento pro novato saber o motivo da queda ou valorização que é normal tbm.

E o mais importante o gráfico… Esse se possível ter com o candle. Pra trader é bem melhor vizualizar. E bom pra atrair esse público.

2 curtidas

Oi, @Lucas.R! No caso de cripto, é diferente do RDB. O funcionamento é mais próximo das ações (renda variável): você compra X quantidade do ativo por determinado valor, à medida que faz novas compras vai formando o seu “preço médio” e conforme a variação do preço do ativo no mercado, ao fazer a venda, o seu lucro (ou prejuízo) será a diferença entre o seu preço médio e o preço pelo quando vendeu. Faz sentido? :wink:

Como sempre, obrigadíssimo pelas sugestões!

11 curtidas