Como declarar Bitcoin e outras criptomoedas no Imposto de Renda
Tem Bitcoin ou outras criptomoedas na sua carteira de investimentos? Confira um passo a passo de como declarar no Imposto de Renda.
Informar os ativos digitais na declaração é uma exigência recente da Receita Federal, que começou em 2019, com a Instrução Normativa n°1.888, e ainda passa por algumas alterações. Nos últimos anos, por exemplo, houve a criação de novos códigos específicos para a declaração para segmentar os diferentes tipos de criptos.
A partir de 2023, para facilitar a vida do cidadão e pescar possíveis inconsistências no documento, a Receita Federal usará informações repassadas por corretoras cripto com operações no Brasil e vai entregar declarações pré-preenchidas com a quantidade de ativos digitais do ano anterior.
Na prática, se o contribuinte tinha, por exemplo, até 31 de dezembro do ano anterior, uma unidade de Bitcoin e uma de Ethereum, essa informações já irá aparecer automaticamente ao abrir o programa da declaração, no quadro “Bens e Direitos”.
Os dados não consideram transações feitas em corretoras estrangeiras. Nesses casos, recomenda a Receita, segue sendo necessário o preenchimento manual.
→ Matéria completa no link abaixo!!
Fonte: InfoMoney (Como declarar Bitcoin e outras criptomoedas no Imposto de Renda 2023)