Como declarar criptomoedas no Imposto de Renda

Como declarar Bitcoin e outras criptomoedas no Imposto de Renda

Tem Bitcoin ou outras criptomoedas na sua carteira de investimentos? Confira um passo a passo de como declarar no Imposto de Renda.

Informar os ativos digitais na declaração é uma exigência recente da Receita Federal, que começou em 2019, com a Instrução Normativa n°1.888, e ainda passa por algumas alterações. Nos últimos anos, por exemplo, houve a criação de novos códigos específicos para a declaração para segmentar os diferentes tipos de criptos.

A partir de 2023, para facilitar a vida do cidadão e pescar possíveis inconsistências no documento, a Receita Federal usará informações repassadas por corretoras cripto com operações no Brasil e vai entregar declarações pré-preenchidas com a quantidade de ativos digitais do ano anterior.

Na prática, se o contribuinte tinha, por exemplo, até 31 de dezembro do ano anterior, uma unidade de Bitcoin e uma de Ethereum, essa informações já irá aparecer automaticamente ao abrir o programa da declaração, no quadro “Bens e Direitos”.

Os dados não consideram transações feitas em corretoras estrangeiras. Nesses casos, recomenda a Receita, segue sendo necessário o preenchimento manual.

Matéria completa no link abaixo!!

Fonte: InfoMoney (Como declarar Bitcoin e outras criptomoedas no Imposto de Renda 2023)

8 curtidas

Quando fazia freela pagava todas as minhas DARFs com atraso, juros e multas, pois não gostava de ficar mexendo com esse tipo de burocracia mês a mês. A Receita pensa que todo brasileiro é desocupado e com tempo livre de sobra para cumprir um tarefa que é de competência dela. Os malandros ficam na internet aplicando golpes dos mais variados tipos e com CPF livre; agora o cidadão de bem não pode esquecer uma vírgula no IR que eles bloqueiam na hora. É Brasil, aqui as coisas andam meio que na contra-mão, é o poste mijando no cachorro.

1 curtida

Rapaz, o governo sempre querendo uma fatia do dinheiro das pessoas, é impressionante. O interessante é que as moedas são descentralizadas e em teoria não tem valor, aliás nem é reconhecida como moeda pelo governo, mas mesmo assim querem saber o quanto tenho, para que tanto controle? Não vejo nenhum retorno positivo, somente para o “governo”(máquina pública) encher os bolsos para poderem gastar mais e mais.