Como nossa bandeira é linda!

image

8 curtidas

Bandeira Nacional

A bandeira nacional foi instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. Ela foi inspirada na bandeira do Império brasileiro. A cor verde representa a Casa de Bragança, da família real portuguesa, e a cor amarela representa os Habsburgos, a família da imperatriz Leopoldina. Além disso, as cores retratam às riquezas do país: verde das matas e florestas, amarelo das riquezas minerais, o azul do céu e o branco a paz.

“Ordem e Progresso”, lema escrito na bandeira, tem inspiração na filosofia positivista. As estrelas simbolizam os 26 estados e o Distrito Federal. A disposição delas representa a constelação Cruzeiro do Sul, no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, quando foi Proclamada a República do Brasil. No dia 19 de novembro é celebrado o Dia da Bandeira.

A Constituição Federal determina que a bandeira nacional deve ser hasteada diariamente no Congresso Nacional, nos Palácios do Planalto e da Alvorada, nas sedes dos ministérios, nos tribunais superiores, no Tribunal de Contas da União, nas sedes de governos estaduais, nas assembleias legislativas, nos tribunais de Justiça, nas prefeituras e Câmaras de Vereadores, nas repartições públicas próximas da fronteira, nos navios mercantes e nas embaixadas. Nas escolas públicas ou particulares, também é obrigatório o hasteamento da bandeira nacional, durante o ano letivo, pelo menos uma vez por semana

Fonte: Agência Senado

7 curtidas

7 curtidas

Saiba o significado de cada estrela

da bandeira do Brasil

A primeira bandeira republicana era muito parecida com a dos Estados Unidos, só que tinha listras verdes e amarelas e não vermelhas e brancas.

Como os militares não queriam que o povo ligasse o governo americano ao brasileiro, em 19 de novembro de 1889 ela foi substituída pela bandeira atual. O dia ficou conhecido como Dia da Bandeira.

Cada estrela da nossa bandeira corresponde a um Estado do Brasil. Com o passar do tempo, novos Estados foram sendo criados e outros extintos. Daí veio a polêmica, a dúvida se as estrelas da bandeira deveriam ser alteradas.

Apenas em 1992 (mais de cem anos depois de ter sido criada), uma lei estabeleceu que sempre que houver qualquer mudança nos Estados do Brasil, a bandeira deverá ser atualizada. Novos Estados serão representados por novas estrelas, e os Estados extintos terão suas estrelas retiradas.

Hoje, a bandeira brasileira tem 26 Estados e o Distrito Federal.

image

A esfera azul com estrelas na bandeira brasileira deveria representar o céu do Rio de Janeiro -que era capital do Brasil- na data da Proclamação da República (15 de novembro de 1889). Isso gerou muita discussão, pois as pessoas não viam o céu como o que aparecia na bandeira já que as estrelas foram representadas como se estivessem sendo vistas de outro ponto do Universo.

Fonte: folha.uol

10 curtidas

Interessante a questão das estrelas

3 curtidas

Pra falar a verdade as escolas sequer conservam as bandeiras, o que costumamos ver são mastros vazios…

2 curtidas

Enquanto isso, nos Estados Unidos, é bandeira pra todo lado: nas casas, nas empresas, nas logomarcas da empresas, no colégio… Em todo lugar! Acho legal esse patriotismo dos americanos!

2 curtidas