Olá, Comunidade Roxa! Hoje eu quero falar sobre um assunto que gerou muitas dúvidas e preocupações entre os investidores do Nubank: a descontinuidade do programa de BDRs nível III.
Para quem não sabe, os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são certificados que representam ações de empresas estrangeiras negociadas na bolsa brasileira. Eles permitem que os investidores brasileiros tenham acesso a empresas de outros países sem precisar abrir uma conta no exterior ou lidar com câmbio e impostos.
O Nubank foi a primeira fintech brasileira a lançar um programa de BDRs nível III em outubro de 2020, com o objetivo de dar mais transparência e visibilidade ao seu negócio, além de atrair novos investidores. No entanto, em junho de 2021, o Nubank anunciou que iria encerrar o programa e cancelar os BDRs emitidos.
Mas por que o Nubank tomou essa decisão? E o que isso significa para os investidores que compraram os BDRs do Nubank?
Segundo o comunicado oficial do Nubank, a decisão foi motivada por dois fatores principais: a baixa liquidez dos BDRs e a complexidade regulatória envolvida.
A baixa liquidez significa que havia pouca demanda e oferta pelos BDRs do Nubank no mercado, o que dificultava a formação de preços e a negociação dos papéis. Além disso, a complexidade regulatória se refere às exigências e custos impostos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pela B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) para manter o programa de BDRs ativo.
O Nubank afirmou que esses fatores não compensavam os benefícios esperados com o programa de BDRs e que, por isso, optou por encerrá-lo e focar em outras formas de se relacionar com os investidores.
Mas e agora? O que acontece com os investidores que compraram os BDRs do Nubank?
Bom, o Nubank informou que irá resgatar todos os BDRs emitidos até o dia 30 de julho de 2021, pagando aos investidores o valor equivalente ao preço das ações do Nubank no mercado secundário dos Estados Unidos na data do resgate, convertido em reais pela taxa de câmbio do dia.
Ou seja, os investidores não vão perder dinheiro com o cancelamento dos BDRs, mas também não vão ganhar nada além do que já tinham investido. Eles vão receber de volta o valor que aplicaram nos BDRs, corrigido pela variação das ações do Nubank nos EUA e pelo câmbio.
Além disso, os investidores terão que declarar o resgate dos BDRs na sua declaração de imposto de renda e pagar o imposto sobre o ganho de capital, caso haja. O imposto é de 15% sobre a diferença positiva entre o valor recebido pelo resgate e o valor pago pelos BDRs.
Portanto, se você é um dos investidores que comprou os BDRs do Nubank, fique atento ao comunicado do Nubank sobre como será feito o resgate e como você deve proceder para receber o seu dinheiro. E se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre esse assunto, deixe um comentário aqui na NuCommunity. Estamos sempre abertos ao diálogo e à troca de experiências. Até a próxima!