Como verificar a origem de pagamentos rejeitados?

Então, galera. Finalmente aconteceu. Após 3 anos utilizando o Nubank, descobri que meu cartão havia sido clonado.

Tive muita sorte, pois estava com o smartphone no momento para ver a notificação e a primeira coisa que o golpista fez foi verificar o cartão em uma academia. Imediatamente fiz o bloqueio dos cartões físico e virtual e as notificações seguidas foram de pagamentos rejeitados.

Já avisei ao Nubank e apaguei o cartão virtual, mas tem algo que ainda não entendi…

Tanto a verificação quanto os pagamentos rejeitados não apareceram na fatura (o que faz sentido). Eu pude visualizar o “nome” dos pagamentos nas notificações, mas em nenhum momento eu encontrei a informação sobre o cartão de origem dos pagamentos.

Eu entendo que nesse caso específico isso não foi necessário, pois eu apenas tinha um cartão virtual, mas e se eu tivesse vários? Por acaso eu deveria ter deixado um daqueles pagamentos passar para poder visualizar essas informações na fatura ou apenas não estou procurando no lugar certo?

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Aparece sim… Se você for na aba “Cartão de Crédito” e clicar em cima da compra, você vai ver uma breve descrição referente ao Cartão Virtual ou Físico.

Exemplo:

09 JAN 2022, 10:00
Cartão virtual **** 0000 (onde 0000 é final do n° do cartão)
Netflix.com
R$ 39,90

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Pior que não. Eu apenas vi as notificações dizendo que os pagamentos haviam sido rejeitados.

Se eu vou até as notificações e clico na notificação de um pagamento aprovado, essas informações que você mencionou aparecem, assim como na fatura. Mas se eu clico na notificação de um pagamento rejeitado, sou levado a uma página de ajuda.

E os pagamentos rejeitados não aparecem mais em lugar nenhum no app. Acho que isso aconteceu pelo fato de eu ter bloqueado o cartão antes dos pagamentos terem entrado na fatura, por isso minha pergunta.

Compras rejeitadas não aparecem na linha do tempo do cartão de crédito.

Logo, as únicas informações das compras que não foram aprovadas são as que ficam na área de notificações mesmo. E realmente lá não aparece com qual cartão foi realizada a tentativa de compra.

Mas creio que como o Nubank implementou os múltiplos cartões virtuais recentemente eles terão que dar uma atenção maior nessa parte, tendo em vista que agora o cliente pode ter vários cartões e seria legal ter esse histórico.

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Pensei que aparecesse riscado :thinking:

Muito interessante sua situação, realmente geraria mais segurança se, no histórico de notificações, aparecesse os 4 últimos dígitos do cartão usado nas compras negadas e aprovadas.

Ficaria mais fácil tomar uma atitude, o Nubank permite a criação de até 10 cartões virtuais, caso fosse possível identificar os 4 últimos dígitos no histórico de notificações, bastaria apagar apenas o cartão virtual identificado.

Muito bom seu comentário, quem sabe o Nubank implemente essa identificação.

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Para mim não apareceu, fiz um teste aqui:

Não vejo os 4 últimos dígitos que identifica o cartão virtual usado.

Aparece riscado quando você faz uma compra e depois ela é estornada, nesse caso aparece. Mas a compra foi aprovada primeiro e depois foi retirada a cobrança na sua fatura.

Agora, compras negadas, seja por bloqueio temporário, limite insuficiente e etc, ai não aparece.

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Você precisa acessar uma compra específica, e não apenas o histórico de compras. Clica na sua última compra feita, ela vai informa os últimos dígitos do cartão utilizado.

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Ai aparece, aquelas compras de R$ 1,09 foi eu quem fiz. A compra negada que fiz como teste, não apareceu os 4 dígitos identificando o cartão virtual usado. O rapaz ali que marquei a resposta, diz que aparece pra ele.

Só aparecem riscadas compras que foram aceitas e posteriormente estornadas.

Se ela foi recusada aí não aparece na linha do tempo mesmo e consequentemente não tem como consultar com qual cartão ela foi feita.

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De fato, não aparece se a compra é no cartão virtual ou no físico, tbm não aparace o final da numeração.
Imagino que a informação de qual cartão foi usado possa ser obtida pelo chat, assim se consegue excluir somente o cartão usado indevidamente.
A pessoa que criou o sistema imaginava que o próprio usuário estaria usando o cartão e não se ligou nesses casos.

De resto o como o @endydealmeida falou:

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