Já deu pra notar que a inteligência artificial faz parte da rotina de muita gente, não é?
Seja para estudar, planejar o dia ou se organizar melhor. E o ChatGPT é uma das ferramentas que mais vem impulsionando isso.
Tem gente que usa IA para montar cronograma de estudos, organizar o tempo, criar listas de tarefas ou até planejar metas financeiras e pessoais. Outros usam para buscar ideias, escrever ou simplificar o dia a dia.
Mas como será que a nossa comunidade tem usado o ChatGPT pra deixar a rotina mais leve e organizada?
Me contem aqui suas ideias e descobertas com IA. Quem sabe a gente não aprende algo novo?
Erika, tenho usado a IA com mais frequência de um tempo para, estou gostando muito. Percebi, que para alguns assuntos a IA ainda não é 100% acertiva, mesmo assim, ajuda muito!
Estou até pensando em ir para im plano pago, mais ainda estou usando o perfil gratuito que esta atendendo as minha necessidades.
Acho muito interessante e até mesmo por questões de experiência e agilidade a IA estar presente na comunidade!
Uso bastante para organização, as vezes escrevo bastante e fico achando meu texto muito bruto, aí recorro ao GPT para que deixe o textão mais agradável e até resumido.
As vezes gosto de brincar montando imagens e até pra tirar algumas dúvidas, é uma mão na roda, e as vezes tenho que me policiar para não me tornar dependente dela para coisas básicas.
Erika, uso a IA para várias tarefas, desde, pesquisar assuntos diversos, criar imagens, fórmulas mais complexas de Excel, textos para apresentações, projetos e contratos, esses dias usei a IA na formatação de um projeto para o ifood, ficou muito legal, eles gostaram bastante da apresentação.
Eu uso como uma assistente pessoal, para me auxiliar na resolução de quaisquer problemas. Sempre discuto com o ChatGPT e outras ferramentas do tipo antes de iniciar qualquer conserto de uma aparelho em casa, alguma pequena reformar ou projeto.
Para tirar dúvidas básicas não existe nada melhor, tanto que a expressão “dá um google” está caindo em desuso. Lembro-me do tempo em que precisava clicar em 10 links de sites distintos para encontrar um resposta incompleta para quaisquer dúvidas, hoje faço um pergunta simples pro ChatGPT e obtenho uma resposta muito melhor.
Essas IAs estão cada dia melhor e já não comentem erros grosseiros como no início. Se tiver pelo menos um conhecimento básico sobre aquilo que buscar informações suas chances de encontrar respostas mais assertivas aumentam consideravelmente.
Utilizo para aquelas perguntas cabulosas no meio do tempo entre tô com sono e quero pensar. O chatgpt me ajuda a esclarecer as minhas dúvidas e ideais loucas que inclusive não são loucas assim…
Algumas, eu já até compartilhei aqui com vocês. Sabe aquela pergunta do nada aparece no meio desse emaranhado de pensamentos? S aí que _“taca-le lenha nesse carrinho Marcus”. E lá se vai 2 hrs sem sono e explorando e buscando o conhecimento que nos livros demorariam mais tempo achar cada parte em que busco.
A grandeza da IA está em se adaptar ao seu estilo pessoal e cultural, além de comunicar com você, fazendo-o pensar em algo.
Eu uso com moderação em pesquisas comuns mesmo, gosto porque não preciso sair clicando em vários links para juntar respostas e chegar a uma definição de qual está correta. De vez em quando essas IAs ainda dão uma vacilada em respostas bem óbvias, por isso sou bem cauteloso com elas, não saio confiando em tudo que elas me respondem. Mas sim, já usei também para organizar o tempo, criar listas de tarefas.
Eu já usei para organizar minha rotina diária entre trabalho, estudo e academia. Para isso, inseri meu horário de acordar, o tempo necessário para cada atividade e as partes do dia que prefiro para cada uma delas. Até o tempo de descolocamento entre casa e academia eu incluí.
Também gostava de usar para praticar a fala em outro idioma, e recomendo, viu? Eu pedia para sempre corrigir minha pronúncia (inclusive, preciso voltar a praticar).
No mais, eu uso quando preciso de uma informação rápida, mas como bem disse o @caiobruno007 é necessário nos policiarmos para não ficarmos dependentes. Vale lembrar que, às vezes, ele pode retornar com uma informação incorreta, então é sempre bom estar atento e dar um double check.
Realmente a IA ajuda bastante. Mas só recorro ao chat quando realmente preciso, para nao ficar mal acostumado kkkkkkk
Esses dias uma pessoa pediu para criar uma nota de falecimento, como eu nao sabia as frases para ser colocada, eu recorri ao ChatGPT e veio uma nota maravilhosa.
Eu costumo usar pra organização em geral e pesquisas rápidas, e também pra tornar os meus textos menos redundantes, já que costumo repetir a mesma palavra muitas vezes.
Boa noite, Erika!
Tenho usado a I.A. para auxiliar no meu aprendizado — costumo explicar pra ela o que eu entendi sobre algum assunto, e ela me mostra o que está certo e o que ainda preciso rever. Além disso, tenho usado pra tentar melhorar minha gramática (ainda estou tentando, kkkk ).
Alinhamento de ideias, acelerar algum trabalho repetido que dá pra automatizar, ajustar a ortografia do texto, traduzir pra algum idioma e principalmente pra ajudar com a criação de imagens, uso tanto o Gemini como o Chat GPT, mas tenho priorizado o Gemini ultimamente
Não curto o uso desenfreado que muitos estão amando, acho que fica tudo muito fácil e preguiçoso e algumas coisas muito artificiais. Utilizo apenas para pesquisas e com certa resistência.
O uso desmedido da IA certamente desestimula o raciocínio lógico, vez que, muitos acreditam que a resposta a uma questão no ChatGPT, por exemplo é 100% correta e inquestionável.
O modelo atual (e provavelmente futuro…) apesar de concentrado e filtrado, nada mais é que um compêndio de dados e informações coletadas nas mais diversas fontes disponíveis na Internet, de tal forma que se a média das informações estiverem equivocadas, incompletas ou mesmo erradas, o resultado obtido segue essa mesma linha.
Sem considerar que, essa metodologia permite a inserção de dados direcionados, podendo tendenciar a um propósito específico de um nicho.
Sob meu ponto de vista, o uso de IA em pesquisas técnicas não é um método confiável, porém para outros tipos de pesquisas não técnicas, o resultado pode, de fato, apresentar alguma relevância.