Fala, comunidade!
Este tópico, viaja no tempo, contando a história até os dias de hoje em um mercado que cresce diariamente…
Houve-se um tempo em que “fazer compras” significava visitar camelôs, feiras e mercados populares nos finais de semana. Nessas idas, além de encontrar bugigangas, roupas na moda e até DVDs “originais” (famoso ‘3 por 1’), o momento era completo, após uma longa jornada “batendo perna” na busca por produtos, onde não podia faltar um bom lanche na ‘praça de alimentação’ (=qualquer lugar, com banheiro).
Com o tempo, essa cultura foi perdendo força com o avanço da tecnologia, através das compras online (e-commerces), tornando hoje, possível adquirir praticamente tudo sem sair de casa. E acredite, este comportamento ainda permanece ativo com destino principal por revendedores na busca por produtos de qualidades, por um bom preço, através de locais comerciais como a famosa 44 em Goiânia/GO e a ilustre 25 de março em São Paulo/SP - Se não, me falho a memória.
Eis que surge um concorrente, desleal e implacável!
A digitalização do e-commerce trouxe consigo um concorrente assíduo em um momento de ascensão na economia global.
Spoiler - Líder no Ecommerce Global
A China .
Uma potência até então em crescimento que atraiu novos olhares, novos consumidores, novos ares, impulsionados pelo marketing digital, oriundos das redes sociais, blogs, vlogs e influencers digitais. A China, construiu, através da sua mão de obra barata e matéria-prima acessível, uma oportunidade de escalar os seus produtos e uma logística eficiente na cadeia de suprimentos para o mundo todo.
De um lado, surgem consumidores ávidos por novidades; do outro, empreendedores brasileiros que aproveitaram da oportunidade com a comercialização de importados, movimentando economias locais, advindos de transportadoras e um ecossistema logístico revolucionário.
O que antes era feito por vendedores locais e com pequenas lojas físicas, se tornou um modelo de negócio digital, no qual, transportadoras entregam produtos importados, direto da sua casa até o consumidor final.
Em cada clique, em cada pesquisa ou visitando um certo produto, gera dados quantitativos que são mapeados pelos algoritmos citados acima para oferecer as melhores recomendações de produtos. Isso explica o porquê de muitas vezes, os aplicativos “saberem” o que queremos e idênticos ao que queremos comprar, antes mesmo de decidirmos. Essas e outras tecnologias, identificam padrões no comportamento do usuário para sugestões de produtos semelhantes aos que já pesquisamos, buscamos ou compramos anteriormente.
E notório, a exemplo, o comportamento destes aplicativos ou sites chineses, logo após, uma visita ou na compra de itens com o uso de notificações excessivas promocionais. (=recomendação) Além disso, os dispositivos móveis com sistemas Android, iOS e HyperOS podem capturar interações, como termos digitados e interesses manifestados em outros aplicativos. De fato, o algoritmo não precisa “ouvir” suas conversas diretamente, mas, pode inferir seus desejos a partir das suas ações digitais como buscas, comentários em fóruns e entre outros…
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AliExpress: Uma das maiores plataformas de comércio eletrônico da China, permitindo compras diretas de fornecedores chineses. Possui gamificação para ganhar descontos, cupons promocionais e frete grátis em algumas compras. Porém, a demora na alfândega brasileira e os atrasos dos Correios são desafios frequentes.
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Shopee: Oferece um catálogo variado, com forte presença no Brasil. Assim como o AliExpress, utiliza jogos e cupons para incentivar compras, mas tem uma logística mais eficiente dentro do país, com entregas geralmente feitas pelos Correios.
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Temu: Uma plataforma em ascensão, focada em preços extremamente competitivos e promoções agressivas. Seu modelo de negócio se baseia em volume, oferecendo produtos com margens mínimas para atrair compradores.
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Shein: Especializada em moda, a Shein revolucionou o setor com roupas acessíveis e tendências atualizadas rapidamente. Seu modelo de fast fashion digital é altamente impulsionado por IA, que prevê as preferências dos consumidores e ajusta a produção conforme a demanda.
Compartilhe aqui com a gente, a sua história ou perrengue, dúvidas sobre lojas, produtos e até mesmo a sua grande e primeira conquista. Conta pra gente. Queremos saber e quem sabe a comunidade não consegue te ajudar com algo!