Compras por aplicativos, até a sua Casa!

Fala, comunidade! :purple_heart:

Este tópico, viaja no tempo, contando a história até os dias de hoje em um mercado que cresce diariamente… :shopping_cart:

Houve-se um tempo em que “fazer compras” significava visitar camelôs, feiras e mercados populares nos finais de semana. Nessas idas, além de encontrar bugigangas, roupas na moda e até DVDs “originais” (famoso ‘3 por 1’), o momento era completo, após uma longa jornada “batendo perna” na busca por produtos, onde não podia faltar um bom lanche na ‘praça de alimentação’ (=qualquer lugar, com banheiro).

Com o tempo, essa cultura foi perdendo força com o avanço da tecnologia, através das compras online (e-commerces), tornando hoje, possível adquirir praticamente tudo sem sair de casa. E acredite, este comportamento ainda permanece ativo com destino principal por revendedores na busca por produtos de qualidades, por um bom preço, através de locais comerciais como a famosa 44 em Goiânia/GO e a ilustre 25 de março em São Paulo/SP - Se não, me falho a memória.

Eis que surge um concorrente, desleal e implacável!

A digitalização do e-commerce trouxe consigo um concorrente assíduo em um momento de ascensão na economia global.

Spoiler - Líder no Ecommerce Global

A China .

Uma potência até então em crescimento que atraiu novos olhares, novos consumidores, novos ares, impulsionados pelo marketing digital, oriundos das redes sociais, blogs, vlogs e influencers digitais. A China, construiu, através da sua mão de obra barata e matéria-prima acessível, uma oportunidade de escalar os seus produtos e uma logística eficiente na cadeia de suprimentos para o mundo todo.

De um lado, surgem consumidores ávidos por novidades; do outro, empreendedores brasileiros que aproveitaram da oportunidade com a comercialização de importados, movimentando economias locais, advindos de transportadoras e um ecossistema logístico revolucionário.

O que antes era feito por vendedores locais e com pequenas lojas físicas, se tornou um modelo de negócio digital, no qual, transportadoras entregam produtos importados, direto da sua casa até o consumidor final.

Afinal, como o aplicativo sabe, o que quero?

Antes de explicar é preciso entender, o que fez os ecommerces chineses crescerem tanto e em tão pouco tempo? De fato, além da eficiência logística, impulsionamento das redes sociais, desta vez, a tecnologia por trás é que teve um papel crucial. Os sites e aplicativos dessas plataformas, utilizam a Inteligência Artificial (IA), o Machine Learning, entre outros para entender e compreender os hábitos de consumo dos usuários.

Em cada clique, em cada pesquisa ou visitando um certo produto, gera dados quantitativos que são mapeados pelos algoritmos citados acima para oferecer as melhores recomendações de produtos. Isso explica o porquê de muitas vezes, os aplicativos “saberem” o que queremos e idênticos ao que queremos comprar, antes mesmo de decidirmos. Essas e outras tecnologias, identificam padrões no comportamento do usuário para sugestões de produtos semelhantes aos que já pesquisamos, buscamos ou compramos anteriormente.

E notório, a exemplo, o comportamento destes aplicativos ou sites chineses, logo após, uma visita ou na compra de itens com o uso de notificações excessivas promocionais. (=recomendação) Além disso, os dispositivos móveis com sistemas Android, iOS e HyperOS podem capturar interações, como termos digitados e interesses manifestados em outros aplicativos. De fato, o algoritmo não precisa “ouvir” suas conversas diretamente, mas, pode inferir seus desejos a partir das suas ações digitais como buscas, comentários em fóruns e entre outros…

Os principais E-commerces Chineses.

• AliExpress: Uma das maiores plataformas de comércio eletrônico da China, permitindo compras diretas de fornecedores chineses. Possui gamificação para ganhar descontos, cupons promocionais e frete grátis em algumas compras. Porém, a demora na alfândega brasileira e os atrasos dos Correios são desafios frequentes.

• Shopee: Oferece um catálogo variado, com forte presença no Brasil. Assim como o AliExpress, utiliza jogos e cupons para incentivar compras, mas tem uma logística mais eficiente dentro do país, com entregas geralmente feitas pelos Correios.

• Temu: Uma plataforma em ascensão, focada em preços extremamente competitivos e promoções agressivas. Seu modelo de negócio se baseia em volume, oferecendo produtos com margens mínimas para atrair compradores.

• Shein: Especializada em moda, a Shein revolucionou o setor com roupas acessíveis e tendências atualizadas rapidamente. Seu modelo de fast fashion digital é altamente impulsionado por IA, que prevê as preferências dos consumidores e ajusta a produção conforme a demanda.

E você, com que frequência compra online ou em aplicativos chineses?

Compartilhe aqui com a gente, a sua história ou perrengue, dúvidas sobre lojas, produtos e até mesmo a sua grande e primeira conquista. Conta pra gente. Queremos saber e quem sabe a comunidade não consegue te ajudar com algo! :smiling_face:

18 curtidas

Antigamente comprava bem mais que hoje em dia por conta dos altos impostos, ainda tem produto que compensa se pesquisar bem, mas tem outros que compensava e hoje não mais, é bem questão de pesquisar bem já que precisa pensar não só no valor como também na garantia que teria se comprar no Brasil e o amparo das leis que protegem o consumidor, coisa que sempre pesa na minha decisão.

Recentemente fiz uma importação e percebi que melhorou bem a velocidade, o problema só tá na demora em entregar dentro do Brasil mesmo, a logística China > Brasil foi bem rápido, mas Brasil > Minha cidade demorou horrores, dava pra ir e voltar da China 2 vezes. :sweat_smile:

14 curtidas

A logística chinesa é excelente envia para o Brasil em poucos dias, mas quando chega em Curitiba fica parado mais de uma semana até ser liberado para entrega. Em território nacional, o Mercado Livre é o mais eficiente, sem seguida vem a Amazon, o restante demora muito, falo porque moro longe dos grandes centros urbanos do país.

9 curtidas

Concordo totalmente, o problema (que não é bem problema) se já reparou é que a agilidade se justifica no preço, é bem comum no Mercado Livre os preços serem mais caros, mas você observa o valor ser refletido na agilidade da entrega.

11 curtidas

Isso acontece com a ineficiência dos nossos colaboradores de entregas nacionais haha… Mas, e palpite meu, vai lá saber o que fazem nesse centro de distribuição.

Recentemente comprei, estes 3 produtos na Aliexpress e chegou até que rápido :fast_forward: por volta de 5 fev. Demorou uns 20 dias para chegar, mais veio correto, sem falhas…

Espero que o imposto suma novamente, estou precisando colocar uma lista em dias que não se encontra facilmente por aqui ou precisa ‘bater perna’ pra achar, viu

9 curtidas

Valeu @Lucas.R, topico interessante.

Tirando comida que é muito difícil eu comprar on line, o restante compro quase tudo, apesar que depois dos impostos dei uma diminuida. Minha esposa viciou na Shein, roupa compra direto la. Eu uso mais Aliexpres e Shopee.

Uso bastante Mercado Livre. Falando nele e perrengue, antigamente quando ML era bagunçado, eu e meu irmao compramos um Smartphone fone e veio um Tijolo dentro da caixa :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:. Pense na raiva que ficamos.

11 curtidas

Excelente tópico @Lucas.R!
Em razão dos altos e injustificáveis preços praticados nos mesmos produtos (marca e modelo) no Mercado nacional, já há alguns anos optei por comprar no AliExpress.

Mesmo com os impostos elevados, os produtos que adquiro (equipamentos para astronomia) saem, em média, por menos de 50% do valor no Brasil.

Alguns casos (raros!) paguei 20% do valor cobrado no nosso país.

Especificamente no caso do AliExpress, alguns pontos devem ser observados antes de concluir a compra, não sendo o preço o único referencial.

Disponibilidade, tempo de cadastro do vendedor, avaliação do vendedor (pelo AliExpress), quantidade do produto já vendido, avaliação dos clientes, entre outros referenciais.
Particularmente só compro se o produto possuir o selo Choice.

Os produtos de astronomia comercializados no ML são, na grande maioria, os mesmos do AliExpress, com preços bem mais altos, pois o vendedor tem de ter lucro, porém a discrepância, em alguns casos, é muito alta e, sob meu ponto de vista, a compra só se justifica, se houver urgência para um determinado item.

11 curtidas

O que já é ruim vai ficar pior, anunciaram aumento pra abril! :smiling_face_with_tear:

Ainda bem que não cheguei a pegar essa fase, mas consegui dá a volta por cima, hoje em dia da pra conseguir frete grátis com o Meli+ sem pagar nada só fazendo a portabilidade, algo que já tô considerando fazer mês que vem pro Mercado Pago. :handshake:

11 curtidas

Sempre q tem uns cuponzinhos de frente grátis na shopee, :grin: os outros apps não me pegaram não tenho disposição p olhar nem comprar nada neles.

7 curtidas

Lembro que uma das minhas primeiras compras on-line foi na loja MiniInTheBox. Hoje em dia quase não se fala nela, mas me recordo da agonia que foi esperar quase três meses pela chegada de meu produto.

Depois de uma aula de geografia que entendi o motivo da demora! :sweat_smile::stuck_out_tongue_winking_eye:

3 curtidas