Conta CDE. Por favor! (imploro)

Imploro ao NuBank que comecem a oferecer contas do tipo CDE (Conta Para Domiciliados no Exterior) aos clientes que foram embora do Brasil e fizeram a Declaração de Saída de Definitiva para a Receita Federal.

Esses clientes não são mais residentes fiscais no Brasil e, portanto, não podem ter contas correntes “normais” em bancos brasileiros.

A maioria dos bancos no Brasil simplesmente rejeita esses clientes ou cobra taxas exorbitantes para manter uma conta CDE.

O NuBank deveria ser melhor do que os bancos convencionais, e é uma grande decepção que o NuBank se recuse a atender esse tipo de cliente, ainda mais considerando que o banco tem ambições de expansão internacional.

Na concorrência, o Banco Rendimento (que quase ninguém conhece) é o único que oferece esse tipo de conta com um custo minimamente razoável, mas o Internet Banking deles, o aplicativo móvel e o atendimento em geral são péssimos.

O Itaú, por sua vez, tem a arrogância de cobrar R$ 1,000 por mês para manter uma conta CDE.

Os profissionais mais capazes desse país estão indo embora para o exterior. Eles entendem que o Brasil não vai mudar durante a vida deles, e conseguem antever toda a tragédia econômica, social e democrática se abalará sobre o país com o governo que se inicia em 2023. Não tem como ser diferente.

As Declarações de Saída Definitiva para a RFB só vão aumentar. Ano passado, a imigração legal de profissionais qualificados Brasileiros para os EUA bateu recordes. Canadá, Austrália e Nova Zelândia também recebem muitos.

São pessoas de alto poder aquisitivo que poderiam estar remetendo muito dinheiro em moedas fortes (dólares, euros, libras, etc.) para o Brasil, e não conseguem mater suas finanças regulares no Brasil porque os bancos nacionais decidiram tratá-los como lixo.

Quando é que o NuBank vai vir para a mesa e nos dar alguma atenção?

1 curtida

Bem vindo a comunidade @GabrielCO não sei se você tem acompanhando as noticias relacionados ao mundo bancario MAS o BC fez uma consulta publica sobre o tema e parece que vem novidades sobre isso para 2023

A Diretoria Colegiada aprovou a instituição da consulta pública 90/2022, que divulga propostas de atos normativos relacionados ao mercado de câmbio brasileiro. Essas normas regulamentam a Lei nº 14.286, de 29 de dezembro de 2021, que dispõe sobre o mercado de câmbio brasileiro, o capital brasileiro no exterior, o capital estrangeiro no País e a prestação de informações ao Banco Central do Brasil. Essa lei, que entrará em vigor em 31 de dezembro de 2022, busca modernizar, simplificar e trazer segurança jurídica em relação a tais assuntos.

  • redução de assimetrias nos requisitos para abertura, manutenção e movimentação das contas em reais de não residentes frente aos exigidos para as contas de residentes

Então com essa mudança os bancos vão começar a se mexer, espero que o NU lance a conta CDE.

Aproveitando que você é novo na comunidade, mas deve ser usuario antigo do Nubank,
da uma olhada no topico melhores do ano de 2022 e vota lá nas novidades de 2022, e vamos torcer para mais novidades em 2023

15 curtidas

Existe um abismo em “se recusar a atender” e “ter limitações normativas e legais para atuar nesse âmbito”.

De todo modo, torço muito para que em breve sejam ofertadas contas internacionais e que essa saída fiscal não seja mais um empecilho para os usuários.

27 curtidas

Seria super bom pra todo mundo! :clap:

5 curtidas

Certamente deve haver alguma norma que precisa ser cumprida para que o Nubank possa nos oferecer esse produto, mas de qualquer forma, aguardemos…

2 curtidas

Eles se recusam a atender sim. Se um cliente entra em contato, a resposta é de que contas CDE não são aceitas, e essa resposta não vem acompanhada de nenhuma explicação ou justificativa do motivo.

Não existem limitações normativas e legais para atuar nesse mercado. Acabei de falar com uma gerente do Santander Select (da agência 1784) onde aceitam abrir esse tipo conta, porém com uma taxa de abertura de R$ 1.000.

Já o NuBank simplesmente rejeita o cliente sem dar nenhuma satisfação.

Se de fato houvesse um empecilho legal, o mínimo que se esperaria do NuBank seria explicar em detalhes qual é o problema e quais passos ou planos o banco tem para superar o obstáculo.

O que a @Vittoria_Cunha falou faz sentido.

Não é porque o Santader Select faz que não exista, o Santander existe a muito mais tempo e investiu bastante nisso para atender essa parcela de clientes, e certeza que existe um custo operacional a mais nisso, se não, não faria sentido eles cobrarem os valores que você citou.

Nenhuma empresa vai especificar para clientes por quais motivos não fornece um serviço especifico.
Pode ser algo que esteja no roadmap da empresa ou não, as vezes simplesmente não faz sentido para a empresa no momento, mas nada impede ela mude de ideia, muitas vezes o custo de infraestrutura para manter o serviço é mais alto que a demanda de clientes.

Recursos são limitados e devem ser bem gastos, provavelmente não é o momento ainda da empresa oferecer esse serviço.

Imagina você chegar na Ferrari e perguntar o porque ela não fazem carro popular ? afinal ela sabe fazer carros,

4 curtidas

Não. Esse comportamento não é coerente com a linha de marketing do NuBank. O NuBank sempre se promoveu como um banco que vem para simplificar e tornar mais prática e transparente a relação dos clientes com o banco. A comparação com a Ferrari é infeliz neste caso, visto que a Ferrari escolhe seus clientes de forma opaca e não se propõe a melhorar em nada o mercado de carros como um todo.

Santander possui natureza jurídica de banco, enquanto que a natureza jurídica do Nubank é conta de pagamentos.

Isso faz com que o regramento seja diferente e que limitações que existem para um não sejam aplicáveis ao outro.

É justamente por esse motivo pelo qual não se pode receber salário diretamente pelo Nubank, pois a lei exige que os pagamentos sejam feitos em conta salário (modalidade não disponível para contas de pagamento).

A ausência de transparência quanto a motivação/fundamentação não quer dizer que ela não exista.

Seria interessante, mas contraproducente. A maioria dos clientes não se interessa por porquês, só tem interesse em como fazer e por quanto.

Sem falar que é um tanto irreal esperar que alguma empresa, qualquer que seja, vá compartilhar abertamente seus planos para o futuro, estando sujeita aos olhos grandes da concorrência, que pode queimar a largada e lançar a mesma funcionalidade primeiro.

14 curtidas

Olá a todos,

Acredito que logo muitos outro bancos e bancos digitais inclusive, tragam novidades para contas CDE, ja que C6 Bank passou a oferecer esse serviço.

Att.

Eu já virei cliente CDE no C6. É muito superior ao Rendimento. O Nu está para trás.

1 curtida

Ola Gabriel, estou interessado na conta CDE da C6 mas não consigo encontrar nada sobre os valores de custos e taxas dessa conta. O atendimento da C6 somente envia a mensagem automatica de como passar uma CC para CDE mas nao menciona valores. Você consegue compartilhar isso?

A conta CDE do C6 não tem tarifas nem taxa de abertura.

Não é possível abrir ela diretamente. Você precisa primeiro abrir uma conta normal pelo aplicativo e depois fazer a solicitação para migrar para CDE pelo sistema de chat deles. Isso cria um protocolo que é atendido manualmente por alguém do escritório deles em até 2 dias.

Na hora da abertura, você precisa de um número de celular do Brasil e de um endereço no Brasil para onde o cartão de débito ou crédito será enviado. Dependendo do seu histórico de crédito e do quanto dele eles conseguirem verificar on-line (via cadastro positivo, Serasa, etc.) você pode inclusive ter um cartão de crédito pré-aprovado (também sem anuidade).

Uma vez emitidos os cartões, eles podem ser adicionados imediatamente à Apple Wallet (ou Google) e também é possível gerar cartões virtuais para uso on-line. Tudo isso antes mesmo de receber e ativar os cartões físicos.

O maior transtorno aqui é para quem já está no exterior e não tem mais um celular do Brasil. No meu caso eu mantinha um chip pré-pago ativado em roaming internacional só para receber SMS (que não tem custo) o ano todo e também o usava uma vez por ano quando visitava o Brasil. Mais recentemente migrei esse número para um eSIM, mas tive que fazer isso pessoalmente em uma loja da Vivo em São Paulo em uma das viagens.

Essa exigência do celular brasileiro é o único ponto gravemente incoerente no caso do C6. Fica óbvio que eles ainda não criaram telas específicas no aplicativo para capturar endereços e telefones no exterior para fazer essas aberturas de conta CDE e resolveram disponibilizar apenas essa conversão via chat.

Uma vez que a conta esteja convertida para CDE, observa-se que a maior parte dos investimentos disponíveis no aplicativo fica desabilitada, com exceção dos CDBs, que são bem melhores do que os da concorrência (banco Rendimento).

Saudações.

Gabriel,
Qual seria esse chip pré-pago?
No meu caso, estou em Portugal e tive sérios problemas com a Claro Pré e Controle, e foi necessário voltar a ser Pós deles.
Detalhe, a própria Claro havia me confirmado que funcionaria, mas mudaram as regras meses depois.

1 curtida

No meu caso era um chip pre-pago da Vivo. O roaming pode ser habilitado pelo site deles, área Meu Vivo mesmo para o pré-pago. Entendo que isso só funciona se usar o celular no Brasil primeiro e alterar essa configuração no Meu Vivo antes de voltar para o exterior.

Eu migrei do chip físico para um eSIM em uma viagem ao BR dezembro passado e funcionou sem problemas quando voltei ao exterior. Funcionou por cerca de 10 meses. No momento não está funcionando, mas imagino que voltando ao BR agora em dezembro eu consiga resolver isso.

De qualquer forma, eu coloco crédito de tempos em tempos para garantir que não cancelem o número e repassam para outra pessoa. Eu não lembro se recebi SMS de confirmação de número na abertura da conta, mas posso confirmar que eles não usam SMS como forma de confirmação de operações corriqueiramente. Me parece que o padrão de segurança deles é usar primariamente o reconhecimento facial, que o app já me solicitou várias vezes. Observe que não estou falando de Face ID do iPhone e sim de um reconhecimento facial específico no app do C6.

@GabrielCO me parece que o C6 e BTG possuem conta CDE com taxa Zero…
Acho que é questão de tempo para os demais :wink: