Contato salvo no PIX teve mudança e o Nubank não atualizou

Olá pessoal.

Tenho um contato de confiança salvo no app Nubank que faço transferências via PIx mensalmente e dias atrás essa pessoa trocou do banco Bradesco para Inter usando a mesma chave (CPF).

Ontem fiz uma transferência via Pix para esse contato salvo no app Nubank e, ao invés de tranferir para a conta Inter, transferiu com sucesso para o Bradesco.

É possível ter a mesma chave CPF em 2 bancos diferentes? Eu creio que não, certo? A pessoa me relatou que antes de usar o CPF como chave no banco Inter, fez a exclusão da chave CPF no Bradesco.

Eu exclui esse contato no app Nubank e ao simular uma nova transferência via Pix informando o CPF, apareceu corretamente a conta Inter. Achei que o app Nubank atualizava automático e, caso não seja dessa forma, vou evitar de usar os contatos salvos e sempre informar a chave.

Jà aconteceu isso com alguém aqui? Achei muito estranho.

5 curtidas

@reinaldots, eu já notei esse comportamento no app do Nu e também não gosto. Quando a gente usa dados armazenados de um contato, o Nu usa diretamente os dados da conta, não usa a chave pix na nova transação.

Não é possível, mas a transferência via pix pode ser feita sem chave, usando diretamente as informações bancárias, e é isso que o Nu faz quando a gente usa um contato armazenado. Você pode conferir isso no comprovante da transação, não vai ter a informação de chave pix…

Por mim, também seria melhor que a gente tivesse a chave armazenada e não os dados bancários.

UPDATE: Fui checar aqui comprovantes de pix em outra instituição bancária, e notei que se porta da mesma forma. Se eu escolho repetir um pix anterior para um contato pré-existente, o pix é feito diretamente com base nos dados bancários, não sai a chave no comprovante da transação.

12 curtidas

Também acho um comportamento ruim este. Pois assim como ocorreu com você, deve acontecer com outros. E se a pessoa não puder mais receber pix na antiga conta ou não deseja fazer movimentações nela, aí complica pois não temos como avisar todo mundo que já fez pix usando a chave que estava no antigo banco né. Tomará que mudem este comportamento do App.

5 curtidas

Foi bom vc trazer seu caso à tona, pode ser que o Nu ainda não tenha atentado para essa falha ou descuido. @Helo_M

2 curtidas

Obrigado pelas respostas de todos, agora ficou claro o que aconteceu e também prefiro que o app Nubank leve em consideração a chave Pix ao invés dos dados bancários.

O meu contato de confiança me passou outra chave Pix e avisou demais pessoas que usam a antiga chave Pix por CPF para passar a utilizar outra chave Telefone com os dados do novo banco.

4 curtidas