Controle financeiro em EXCEL vs Rendimentos da Conta

Pessoal, olá!

Estou com uma “dificuldade” e queria ver como alguns podem lidar com isso.

Eu tenho minha planilha de controle financeiro, do meu jeito, minha cara, não curto muito apps.
O problema é que toda vez que vou fazer o fechamento de mês ou prévia, é um parto ficar batendo os valores.
Pra começo, preciso pedir uma Declaração de Movimento Bancário no chat, esse report me dá o valor de entrada e saída dia.
Com isso eu faço um batimento das minha entradas/saída da planilha e vou batendo.

O lance é que na tela do app o saldo nunca bate por causa dos rendimentos da conta, dai tem que ficar fazendo uns remendos na planilha para bater.

Como vc´s lidam com isso?

outra coisa, nubank podia facilitar a extração desse relatório e também uma visão de saldo dia a dia no app não ia matar!

Olá! Seja bem-vindo à comunidade. Após conciliar as entradas e saídas e ver que está tudo certo, você pode verificar o valor exato dos rendimentos da conta clicando na “?” dentro da nuconta, naquela parte que mostra o saldo total (saldo disponível + guardado). Feito isso, é só somar o valor apresentado à sua posição de caixa atual. Por aqui faço isso e os saldos de meu controle pessoal nunca deram problema.

Exemplo: saldo inicial = 100;
entradas = 200;
saídas = 50;
rendimento informado nuconta = 0,13
saldo final nuconta = 250,13
saldo final controle pessoal = 250,00

Daí acrescento o rendimento ao saldo do controle pessoal e voilá, a mágica acontece (ou melhor, não há mágica nenhuma hehe). Tenho como referência o mês completo, portanto não preciso nem quero acompanhar o rendimento dia-a-dia, somente no último dia do mês faço esse ajuste dos rendimentos. Durante o mês não vejo problema em deixar o saldo do controle pessoal defasado quanto ao valor do rendimento diário, já que não se trata de nada substancial. O problema seria algum dia verificar que o saldo da Nuconta estivesse defasado em relação ao controle pessoal, pois indicaria algum erro de lançamento meu ou na pior das hipóteses rendimento negativo (aconteceu isso recentemente pra quem investiu no Tesouro Selic e fundos DI, por exemplo).

4 curtidas

Se você faz esse controle diariamente, terá que ficar olhando o rendimento todo dia no app, e isso vai dar um certo trabalhinho mesmo.

2 curtidas

basicamente eu tenho feito isso, mesmo diário, o saldo eu adiciono somente 1 linha no fim do mês e fica a compensação. O problema, que nem esse mês, tem uma diferença absurda de 4 reais hehehe

Imagine o seguinte: você acabou de depositar um valor em sua nuconta, que estava zerada, e os astros estão bem alinhados:

Saldo nuconta = 100
Saldo controle pessoal = 100.

Alguns dias depois, você verifica os saldos e eis o “problema” de qualquer perfeccionista:

Saldo nuconta = 100,01
Saldo controle pessoal = 100
(e os dizeres lá no app: "Este mês até o dia ‘x’ seu dinheiro rendeu R$ 0,01)

O dedo do ajuste começa q coçar. E aí, ajusta ou não ajusta o controle pessoal?

Caso opte por ajustar antes do mês fechar, vai criar uma bola de neve que impedirá de fazer verificações com base no valor do rendimento informado na própria nuconta (os “dizeres” que mencionei acima), pois o valor informado lá é o acumulado mensal, enquanto você acabou de fazer um ajuste diário, perdendo a sincronia do controle com o informe de rendimento. Senão, vejamos:

Caso você repita a verificação anterior alguns dias depois, irá se deparar com:

Saldo nuconta = 100,02
Saldo controle pessoal = 100,01
(e os dizeres lá no app: "Este mês até o dia ‘x’ seu dinheiro rendeu R$ 0,02)

Neste ponto, e a partir dele, não poderá mais fazer a simples soma do saldo do controle pessoal com o rendimento informado pela nuconta (os “dizeres”). No exemplo, daria 100,01+0,02=100,03, em vez dos corretos 100,02. Isso ocorre porque você já havia incorporado 0,01 no primeiro ajuste. Por isso é necessário sincronizar/calibrar pelo período mensal (ou ter o trabalho de continuar a ajustar os saldos diariamente).

Caso você resista à tentação de ajustar os saldos antes de o mês fechar, o normal seria se deparar com o seguinte:

Saldo nuconta = 100,10
Saldo controle pessoal = 100.
(e os dizeres lá no app: "Este mês até o dia ‘x’ seu dinheiro rendeu R$ 0,10 – facin, facin para conciliar e fazer o lançamento de ajuste)

Você precisa encontrar onde o problema começou para deixar sua planilha 100%. Do contrário, pode fazer algum remendo e se atentar para não perder a calibragem daí pra frente.

eu até resisto, hehehehe mas é bem chato hehehe