Bom dia, Igor! Vá até a aba de investimentos na sua carteira de Tesouro Direto. Clique no título (card) do seu investimento. Ele mostra o rendimento total bruto em verde e, logo abaixo, o total líquido (por título). Para um acompanhamento mensal, veja se em “Meus Investimentos” você tem o botão “Avaliar Evolução”.
Bom dia meu amigos !
Tava reparando aqui engraçado que quando o cara vai simular o tesouro selic simulando o investimento contia tal investida e colocando X aporte por mês vai dar tanto no final do título
Porém aí o cara só descobre que na verdade quando vai fazer novos aportes no mês o valor X simulado não pode pq não fecha o preço das cota , isso pelo menos deveria ser explicado com mais clareza por eles . Por isso é bom pesquisar bastante mesmo antes de investir
Isso ocorre por causa dos juros compostos diários. O valor dos títulos do Tesouro Selic é atualizado diariamente com base na taxa Selic. Isso significa que os juros compostos são aplicados diariamente, resultando em uma valorização constante do título.
É assim mesmo, Igor. No Tesouro Direto a gente adquire múltiplos de 0,01 cota. E o preço da cota varia. Nem sempre dá o valor exato que a gente pretendia investir, mas normalmente dá pra chegar bem próximo.
Certamente. Esse é o problema do brasileiro, imaginar que todo é um Einstein ou tenha o pode adivinhação. Não entendem que deixar as coisas mais práticas é um maneira de aumentar a própria lucratividade.
Oi @Edson_Bezerra. Acho que entendem sim.
Se a gente fizer um resgate histórico de como era para se investir no tesouro direto há alguns anos, poderemos preceder o quando melhorou de lá para cá.
Hoje em dia está muito mais simples. Precisa melhorar mais? Sim! Sempre é necessário melhorar, mas não podemos perder de vista o quanto já melhorou.
Você concorda?
Boa noite meus amigos , quando eu investi no tesouro selic que foi em 10 de junho ,
eu simulei o título antes e tal até o vencimento , me agradou o resultado ! eu achei que tinha tirado print da simulação mas não tirei, agora por exemplo será que mudo algo já do título ou se eu simular hoje o valor aplicado e aplicação por mês que eu
Fazer será que o valor que der vai ser o mesmo da compra do meu título 10 de junho ? Ou tenho que procurar os dados do dia que comprei o título pra fazer o cálculo , e como fazer ? . Se alguém puder ajudar agradeço
Oi @Igoroliveiraa, creio que dará o mesmo valor, pois não houve alteração da Selic.
Existe uma diferença, mínima, mas existe, acho que não vai fazer uma diferença relevante.
Companheiros que comentaram acima estão corretos.
Boa tarde pessoal procuro investir todo mês 1300 no tesouro Selic quando dá, porém todos sabemos que não podemos aplicar essa contia redonda , alguém sabe me dizer qual valor mais próximo mínimo acima de 1300 posso aplicar ? Não quero passar muito disso , porém não quero aplica menos que esse valor entende
Boa tarde,
Não existe um valor aproximado ou fixo no tesouro, devido a variação das taxas e quantidade de cotas disponíveis com aquela taxa.
Sem uma noção exata da quantia fixa que queira estabelecer é melhor investir fracionado que é sempre a partir de R$30,00 por mês até o título sofrer marcação a mercado.
Ai não é vantagem !!
Nesse caso você vai precisar calcular, porque o valor do titulo muda diariamente.
Por exemplo, se você fosse investir no tesouro selic 2029. No valor de hoje cada fração está custando R$ 153,55. Se você dividir R$ 1.300,00 por R$ 153,55 terá como resultado 8,46. Você pode comprar 8 cotas e vai ter uma pequena sobra dos R$ 1.300,00.
Você vai conseguir investir R$ 1.228,40 comprando 8 cotas.
Investindo 9 cotas (9 x 153,55) daria R$ 1.381,95.
O valor de cada título pode ser conferido no site do tesouro direto.
As operações no Tesouro Direto são eftuadas em múltiplos de 1% do preço unitário, dessa forma, basta calcular o valor mais próximo da quantia que você pretende investir, conforme já exemplificou o @Dieguito. No caso, como o preço do título é reajustado diariamente pela variação da taxa Selic, você terá que refazer o cálculo mensalmente. O ideal é comprar uma quantidade fixa do papel, e não um valor fixo, dessa forma, o seu aporte acompanhará a valorização do título
Não há esse tipo de limitação no Tesouro Direto. Você pode aportar quanto quiser, respeitando o teto de 1 milhão por mês.
A marcação a mercado no Tesouro Selic é praticamente irrelevante.
E já mudo de novo !! hoje já não daria pra coloca 1381,25
Boa noite amigos , queria ajuda de alguém
- Eu estou investindo desde agosto no TESOURO SELIC 2029.
Porém esse tipo de aplicação fica difícil pra quem é leigo entender , quanto esse investimento está rendendo líquido todo mês.
porque lá só aparece o bruto , alguém sabe me dizer como faço pra descobrir isso ?
Minha sugestão é você instalar o aplicativo oficial do Tesouro Direto no seu celular ou acessar o site do tesouro no link abaixo para obter o extrato detalhado de rentabilidade liquida do período desejado.
App na Google play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.fazenda.tesouro.td
Site do tesouro:
Não tem como conseguir o extrato direto pelo app da Nubank local onde invisto no tesouro D ?
Tem sim @Igoroliveiraa, mas de forma limitada. Para isso, basta “entrar” no investimento desejado e obter estes detalhes diretamente no app Nubank.
Mas eu, particularmente, prefiro fazer isso no site do tesouro pois tem informações bem mais detalhadas, principalmente se foram feitos vários aportes envolvendo taxas de compra diferentes.
De qualquer forma, nem no app do Nubank nem no próprio site/app do tesouro é possível verificar qual foi a rentabilidade liquida atingida mês a mês, informação esta que você cita no seu post inicial.
Para fazer isso você seria necessário que voce realizasse este cálculo manualmente a partir de seus registros coletados mensalmente nestas fontes e armazenasse estes “fechamentos de rentabilidade” em algum arquivo de controle (ex.: planilha Excel) ou utilizasse algum sistema de terceiros que calculasse esta rentabilidade mensal automaticamente (ex.: Investidor10).
Espero que tenha lhe ajudado.