Depósitos e saques de Criptoativos

Está aí uma ótima pergunta que eu também gostaria de ver respondida.

Bom, se a transferência é para uma carteira de outra pessoa, acho que não há dúvidas de que se trata de uma alienação (que pode ser venda, doação, dação em pagamento, permuta e nem sei se outros tipos se aplicariam aqui).

Agora, se é para uma carteira sua mesmo, eu entendo (OPINIÃO :warning:) que, do ponto de vista tributário, não deveria ser considerado alienação. A meu ver, seria o mesmo que fazer uma transferência de custódia entre corretoras, por exemplo. Agora, tem um detalhe: caso a carteira para onde for transferida esteja no exterior, isto vai alterar as regras tributárias sobre aqueles criptoativos, em razão da Lei 14.754/2023, e talvez haja algumas implicações extras que vão merecer a nossa atenção.

10 curtidas

@Gui_R , tenho uma super dúvida…

Quero centralizar minhas merrecas de criptos, aqui no Nubank.

A minha dúvida é: O valor que irei transferir, vou receber (aqui) pelo valor que comprei (aquisição) ou pelo valor a mercado (do Nubank)?


Explicando em detalhes.

Ex: Tenho 1 btc na corretora/wallet a um preço médio de 300 mil reais. Envio para a carteira (nubank) esses 1 btc.

1 - A pergunta é: Na nucripto (nubank) vou receber 1 btc a preço médio de 300 mil reais ou vai ser 1 btc a preço de mercado que é 350 mil reais?

Outras dúvidas, deixarei para quanto tiver acesso e constar dúvidas para perguntar.


Obs: Essa dúvida serve para todas as criptos e o valor apresentado é fictício para facilitar no cálculo (quem dera!!)

8 curtidas

É realmente animador saber que agora podemos enviar e receber criptomoedas diretamente pelo Nubank! Essa novidade traz uma conveniência incrível para quem já investe ou está pensando em investir em criptos como Bitcoin, Ethereum e Solana. :clap:t5: :clap:t5: :purple_heart: :purple_heart:

8 curtidas

Boa notícia! Aguardando a transferência interna de Nucoins :eyes:

9 curtidas

Opa! Partilho da mesma dúvida, e adicionando mais outra… O NuBank vai ser considerado exchange Brasileira? e para quem vim responder que o CPNJ é Brasileiro, isso não importa. Pode estar no Brasil, pode ter CNPJ Brasileiro e pode até seguir a CVM, mas se também não seguir a receita federal, vai ser considerada estrangeira.

Essa informação é de suma importância, pois muda completamente como o trade é considerado para o imposto de renda.

@Fernando_C @Andre.C @Gui_R

3 curtidas

Legalzinho. Mas estou mais ansioso mesmo em poder transferir Nucoins entre contas Nubank.
Como está o andamento? Vocês vão liberar mês que vem?

E os aceleradores que sumiu faz 5 meses. Alguma novidades @Gui_R @Fernando_C ?

4 curtidas

Essa funcionalidade vai movimentar bastante o programa Nucoins. Muito esperada por todos.

5 curtidas

Apenas dando a minha opinião, para mim é meio natural que o custo do ativo continue sendo o custo de aquisição (trazendo, novamente, o comparativo com uma transferência de custódia entre corretoras — nesta situação você transfere os ativos e, com eles, leva também o custo de aquisição).

Aproveitando este cenário que você colocou, a dúvida que eu teria nessa situação seria se a taxa eventualmente paga nesse processo de transferência poderia passar a compor o custo de aquisição daquele ativo. Mas acredito que não poderia, posto que não é propriamente um custo incorrido na aquisição.

10 curtidas

Acredito que na maioria dos casos, taxas associadas diretamente ao processo de compra, como taxas de corretagem ou de registro, podem ser incluídas no custo de aquisição. Porém, se estamos falando de uma taxa de transferência que não é inerente ao processo de compra do ativo, mas ocorre de forma subsequente, como uma transferência entre contas ou instituições, geralmente essa não é considerada parte do custo de aquisição.

Isso acaba ocorrendo porque o custo de aquisição deveria refletir o valor pago para obter o ativo, e taxas posteriores não alteram esse valor inicial pago.

10 curtidas

Enfim começou as boas notícias sobre criptomoedas. Obrigado @Gui_R. Espero que aconteça logo com o nucoin.

10 curtidas

Notícia extraordinária!! :heart_eyes:
Vou conferir se no meu app já está liberado.

11 curtidas

O meu ainda não atualizou :confused:
Estou no “f5” aqui. :sweat_smile:

12 curtidas

Q notícia ótima, fico esperando por essa opção no meu app

8 curtidas

O meu também ainda não atualizou.

10 curtidas

Nem aqui

5 curtidas

Em criptoativos vc presta conta das movimentações mensalmente através da IN1888. Como o Nubank tb tem sua obrigação na IN1888 será informado à RFB sobre o saque e se a carteira destino não for de nenhuma outra corretora brasileira é vc quem vai precisar declarar esse depósito através da IN1888 (os tokens não podem sumir de sua titularidade se não houver alienação nesse caminho). Em transferência entre carteiras a venda só ocorre se a carteira destino não for sua e isso é tudo declarado pela IN1888. Se vc estiver enviando pra outra corretora brasileira e a conta destino estiver em seu nome vc não precisa informar na IN1888 pq a própria corretora que receberá os tokens já irá informar isso por você.

6 curtidas

Com certeza ela irá operar como corretora nacional.

1 curtida

Nubank vai informar q recebeu o valor de 1 btc. O custo de aquisição é vc quem faz e não se altera por causa da transferência. Na questão contábil vc até consegue atualizar o preço de aquisição (trazer pro valor atual e “diminuir” seu ganho) mas isso funcionava bem na regra antiga q tinha a isenção dos 35k para corretora estrangeira.

Valeu @Leonardo.Barros :+1::+1::+1:

7 curtidas

Não entendi a diferença desse Enviar e Receber ou Comprar e Vender
Se não consegue enviar para outra pessoa é o mesmo ou estou enganado ?

3 curtidas