Desacordo comercial

ok, e o resto do processo pq a Nubank não faz ?
aceitar o documento que tenho e dar continuidade no processo ? do mesmo jeito tbm podem suspender e no final cobrar, mas enfim pq que a nu bank não faz e conclui o resto do processo ? pq o prazo já se encerrou e eles informão que não pode continuar com o processo, informam não minto eu, ligo e pergunto.

Então porque eles não entram em contato com o estabelecimento?

Em todos os casos, ficando comprovada a participação do portador e que a trasação foi realizada corretamente, não há vicios ou irregularidades o debito é mantido ao portador e os valores pagos ao estabelecimento.
Se finalizado em favor do portador, os valores são cancelados e o estabelecimento sofre o debito e não recebe pela venda.

Entre em contato com Nubank e verifique qual o andamento da contestatação.
NO documento que voce encaminhou a data da compra é 24/01/2020 com entrega em 07/02/2020.

Hoje (28/04/2020) ainda 95 dias.
Dentro do prazo de analise.

Correto ?

Fiz um desacordo comercial dia 25 de janeiro de 2020 e meu cartão do bloqueado por segurança, não entendi o motivo , hoje 04 de maio de 2020 já se completaram 100 dias final da disputa e não desbloquearam ou finalizaram a contestação, eu não entendi nada, não são 100 dias o prazo final? E porque não finalizaram a contestação ou desbloquearam meu cartão?

Verifique junto ao atendimento se foi finalizado em seu favor ou se existe alguma pendencia no processo.
Outra possibilidade é envio para arbitragem.

Arbitragem é quando banco emissor e adquirente não chegam a um acordo para finalizar o chargeback e uma das partes recorre à bandeira.
Uma vez que o chargeback chegue à bandeira ela vai decidir quem deve sofrer o débito
Os prazos podem ser maiores nestes casos.

Ja falei com eles e não me respondem, difícil viu

Complicado mesmo, porque nada que me foi digo aqui aconteceu e não sei o que fazer junto com a nu bank, o meu prazo concerteza ou encerrou ou está bem proximo, e antes disso me colocaram em negativação, ridiculo isso

e agora, o prazo já se foi …

Olá @Hugo_Cesar vi esse seu tópico agora, as partes no processo são
Você > SUMUP > Estabelecimento > Mastercard > Nubank
O Estabelecimento não conseguiu “cancelar” a compra, segundo o relato deles, o que acho estranho, já que facilmente é possível fazer isso pela SUMUP.

IMPORTANTE: você só poderá cancelar a venda dentro de um período de 12h e com o cartão do cliente em mãos

IMPORTANTE: em ambos os casos, só é possível estornar vendas feitas na função crédito. Vendas no cartão de débito não podem ser estornadas.

Aqui tem um vídeo de como o estabelecimento deveria fazer.

Se eles estão com dificuldade para concluir o processo, deveriam te ressarcir e resolverem com a Sumup, você pode inclusive encaminhar a fatura do cartão para eles, comprovando que não foi estornado a compra.

Agora se o processo de cancelamento foi concluído com exito, e eles tiverem algum comprovante da SUMUP referente a isso, você com esse documento encaminha para o Nubank.

Lembrando que o atendimento não fica só no chat, você pode ligar para o 0800 ou acionar a Ouvidoria.

Creio que então realmente o problema é bem pior do que imagino;
vocês = nu bank, não tem uma posição segura e firma essa segura, no meu próprio tópico mesmo tem informando como se deve ocorrer em caso de desacordo comercial, e pelo que li aqui mesmo estou correto, não devo esperar eles me ressacirem, se quem me cobra é a nu Bank.

Eu não entendo pq você joga a responsabilidade do Estabelecimento em te devolver o valor pago, ao Nubank, afinal é o estabelecimento que não está conseguindo cancelar a cobrança do cartão de crédito, porém acredito eu que eles estão com esse dinheiro e jogam você para o Nubank em resolver essa situação, mas a empresa apenas processou o pagamento.

Se a Sumup tivesse confirmado junto ao estabelecimento que foi concluído o estorno, aí sim faria sentido você reclamar com o Nubank.

Eu fiz uma compra no site da Centauro, e dias depois solicitei o cancelamento e devolvi o produto, o processo foi todo concluído sem problemas e o valor ficou riscado na fatura.

Porque a nu Bank além de me cobrar, ainda me cobra juros e ai no seu caso eu não com quanto tempo a centauro falou pra vc que nao poderia fazer a entrega da mercadoria, no meu caso a nu bank não me deu nenhum retorno das minhas solicitções e quando veio falar comigo já foi cobrando juros e tudo, sendo uma vez que também fiquei incomodado de como a nu bank tratou tudo isso, sendo que até antes de solicitar eu pesquisei e vi que realmente o processo de que eu posso resolver é com a nu bank e não com o estabelecimento de acordo com
Decreto 6.523, de 2008 . Ou seja é lei, não sou eu, nu bank, estabelecimento que diz isso é lei, eu tbm tentei resolver direto com o estabelecimento e ai eles informam que infelizmente por eles já foi dado a mim o que eles poderiam fazer segundo a lei, claro que eu sei que se eles tivessem a intenção de resolver isso mais rapido a meu favor eles poderiam fazer isso bom agrado mas não fez isso e o que devo fazer ? chorar pra que eles façam isso ? não tenho que correr pra lei como no decreto 6.523 de 2008 diz, caso você não saiba o que isso diginifica poderia pesquisar assim como fiz e se tiver alguma coisa na lei que derrube isso também peço que me envie e ai saberei que o que estou solicitando a Nu bank está sem cabimento e fora da lei.

Olha o que eu faria como consumidor, seria um B.O. contra o estabelecimento, já que você não recebeu a mercadoria e eles ficaram com o dinheiro e isso está te prejudicando por ter que pagar os juros do cartão, pode até processo judicial contra a empresa por danos morais.

Em um estorno, todos tem que fazer a sua parte, você já fez a sua, a empresa não fez a dela de notificar a SUMUP e o Nubank não recebeu o valor para estornar na fatura.

Só que o que consta na lei não é isso, e de todo modo fazer B.O não vai fazer com que a cobrança seja suspença e muito menos o juros que o nu bank está cobrando.
Você chegou a ver o que é esse decreto e se tem algo na lei que derruba isso o mesmo ?

@Hugo_Cesar eu li esse decreto, não estudo leis pois não é nessa área que atuo, então as minhas opiniões a seguir é como experiência de consumidor, sem ter especialidade no assunto.

Essa lei, na minha visão, é para ser aplicada sobre o estabelecimento e não ao Nubank, a sua relação de consumidor com o Nubank é o pagamento ao estabelecimento, e isso foi concluído.

É a mesma coisa, por exemplo, que você tivesse pagado em dinheiro e o estabelecimento depositado no Banco, e depois do desacordo comercial, o estabelecimento alegar pra você que não consegue mais sacar por algum problema entre ele o Banco, aí ele faz você ir atrás e resolver com o Banco e não é sua responsabilidade isso, é dele.

O que eu vejo aqui é a transferência de responsabilidade e má vontade do estabelecimento em resolver, eu faria um B.O. para que o estabelecimento resolvesse a questão com a Sumup, e pagasse os custos de juros que você sofreu por irresponsabilidade deles e devolvesse o dinheiro.

Como eu não tenho conhecimento mais profundo sobre esse assunto, te aconselho a pedir auxílio ao Procon do seu estado, aqui no RN eles estão atendendo remotamente, explique toda a situação e eles vão te ajudar nessa questão.

Vou marcar a @MayB aqui, e vejamos se ela tem alguma dica sobre seu caso.

De toda forma, se o estabelecimento tivesse solicitado o estorno com êxito, tudo isso teria se resolvido antes, bastava eles cobrarem da Sumup a solução imediata, por isso acredito que há má vontade por parte deles.

Pronto, essa situação inclusive já aconteceu comigo, e claro procurei o banco primeiro e depois pesquisei e vi que eu ir atras do banco estava errado pois o banco nesse caso não intermediador e não ’ lucra’ com essa transação, nesse exemplo que você deu, o correto era o estabelecimento de fato devolver porque foi como se tivesse pago em dinheiro vivo em mãos, então não se implica como comparação nessa minha situação.
Mais a minha pergunta agora é bem mais simples, segundo a lei e o que um de vocês me informou bate, ou seja esta de acordo com o que a lei e o que queria.

sendo assim como faço pra que o chat ou o telefone der continuidade e ai sim aconteca o que a lei e o que um de vcs tbm informou ?

O banco é beneficiado quando é depositado um valor na conta, pode ter certeza que eles usam esse valor para lucrar de alguma forma, nem que seja para trazer mais liquidez, mas não vamos focar nesse assunto.

Se você acha que essa lei força o Nubank a devolver um valor, que em uma transação não foi concluído com êxito o estorno por parte do estabelecimento, tem esses passos.

Você pode ligar no 0800, explica toda a situação ao atendente, depois caso ele não solucione, peça para falar com o seu supervisor.

Não solucionado no SAC, anote o protocolo e escolha uma das opções, abrir uma reclamação diretamente com a Ouvidoria ou Reclamação no Banco Central contra o Nubank.

Perfeito muito obrigado.

Olá, @Hugo_Cesar e @ree!
Tudo bem?

Hugo, vimos a sua interação nesse tópico e gostaríamos de esclarecer alguns pontos.

O Nubank, enquanto meio de pagamento, realmente não tem o poder de cancelar ou estornar o valor de uma compra para o cliente. Essa ação é realizada somente pelo próprio estabelecimento, onde foi realizada originalmente a transação.

Quando, por algum motivo, você tem algum problema com o produto/serviço contratado e não consegue chegar em uma solução com o estabelecimento, o Nubank pode intervir mediante a abertura de uma disputa, também chamada de Chargeback. No entanto, para isso, é necessário reunir algumas comprovantes e evidências do caso, para que possamos dar início ao processo.

É importante informar que cada caso é tratado de uma forma singular, por isso, não há um padrão de documentações específicas que são necessárias para abertura da disputa. Sendo assim, é fundamental que sejam enviados para nós, os documentos que contenham todas as informações solicitadas, de acordo com a sua situação, entende?

Como cada caso é tratado de uma maneira específica, o ideal é realmente manter o contato pelos nossos canais de atendimento, em especial por e-mail, onde a equipe responsável poderá te dar mais informações e verificar os comprovantes enviados.

Sugerimos que mantenha o contato com nossa equipe por lá, tudo bem?

Abraços!

3 curtidas