Dia da Internet Segura

Muito obrigado, meu caro @Itamar! :handshake:

Excelente dica! Valeu pela contribuição! :slightly_smiling_face::pray:t3:

19 curtidas

Excelente tópico!

Costumo ser diligente nessa questão de segurança online, mas também gosto de praticidade e sei que segurança e praticidade estão em lados opostos da balança. Tento chegar a um meio-termo que considero razoável.

  • Jamais clico em um link sem passar o mouse em cima e confirmar, na barrinha que aparece na parte inferior da tela, o endereço real;
    • Tenho pavor de encurtadores de URL e, sempre que recebo um link encurtado que me dá vontade de seguir, eu passo antes no site do encurtador para expandir o URL e ver onde vai dar; a maioria dos serviços de encurtamento de URL tem acesso relativamente fácil a essa funcionalidade;
  • Sobre VPN, me preocupo apenas se estiver usando Wi-Fi públicos, não costumo me preocupar se estiver na minha própria Wi-Fi, dentro de casa;
  • Senhas no navegador - Pra não ficar sem essa praticidade, das senhas que eu tenho identifico aquelas que são críticas e jamais armazeno no navegador (como as de serviços financeiros). Outras menos críticas eu me permito usar, pois é muito prático mesmo; tenho certo conforto sabendo que são armazenadas criptografadas e que para acessar o conteúdo é necessário fazer nova autenticação. Em alguns casos, me permito armazenar mesmo as senhas que seriam críticas, contanto que tenha configurado fator múltiplo de autenticação;
  • Sempre verifico o cadeado antes de informar dados de cartão, mas só isso não me tranquiliza, sempre tomo o cuidado de usar cartões virtuais para transações online e, quando não tenho muita confiança sobre a segurança do site, tomo o cuidado de excluir o cartão logo após a confirmação da transação.
16 curtidas

Ótimas dicas. Obrigada por compartilhar esse conteúdo aqui na Comunidade! :hugs:

12 curtidas

Obrigado amigo! :slightly_smiling_face: Valeu pela contribuição que trouxe nesse tópico! :pray:t3::handshake:

15 curtidas

Obrigado! E seja bem vinda à NuCommunity! :slightly_smiling_face::purple_heart:

17 curtidas

Ótimas dicas @ThiagoMoura é cada vez mais importante a segurança na rede, e todo dia é dia de internet segura!
Já anotei as dicas e vou por em prática.
Valeeew

16 curtidas

Excelentes pontos, @FernandoLacerda! :wink:

Também fico com um olho atento quando vejo um link como bit ly e entre outros, geralmente procuro algum site externo que acesse o link e me dê a versão completa, às vezes não funciona, mas é melhor que correr o risco em clicar direto.

Outra super dica! Primeira coisa que procuro quando baixo algum navegador novo é desativar essa opção para não ficar pedindo e em algum momento clicar sem querer. Para esses casos uso um gerenciador de senha que pede senha mestre.

Exclusivamente por também pedir a minha digital sempre. :purple_heart:

13 curtidas

Até com esses eu fico com o pé atrás, pois o próprio URL encurtado já pode ter algum rastreador embutido; não importa quem acesse o link, se é a gente ou um site externo, o rastreador é acionado e cumpriu seu papel. Se não tem um jeito de expandir o URL sem efetivamente acessar, normalmente eu não acesso mesmo.

13 curtidas

Valeu @brunmj! :pray:t3::handshake:

Isso aí :clap:t3::clap:t3::clap:t3::closed_lock_with_key:

17 curtidas

Acho que o básico. E por que existem VPN pago e VPN gratuito, são a mesma coisa? Qual a vantagem desse anonimato na internet? Como um VPN vai impedir um ataque?

9 curtidas

@ThiagoMoura , eu não deixo senha de bancos salva no navegador, mas pra facilitar o acesso eu deixo de alguns sites como aqui da comunidade, será que tem algum perígo eu fazendo isso?

5 curtidas

Excelente @ThiagoMoura, quanta dica boa! :handshake:

16 curtidas

Essa pergunta foi excelente, vou responder e se o @ThiagoMoura quiser complementar ou adicionar fique à vontade. :purple_heart:

Na minha opinião pessoal, eu não aconselharia ninguém a usar a ferramenta de Salvar senha do próprio navegador, mesmo sendo prático, não acho um mecanismo muito seguro.

Acredito de todas as senhas que é possível vazar, uma das piores é o e-mail, claro cada uma tem seu impacto, mas com acesso ao e-mail, consegue redefinir senha e ver seus e-mails.


O que eu faço para tornar a experiência menos complicada é:

Utilizo um Gerador de Senha que guarda tudo necessário, assim só preciso memorizar a senha mestre, mas opto por usar a impressão digital (em todos os dispositivos) por achar mais seguro.

Assim há cada ±5 horas o gerador é bloqueado e só destrava com a digital ou senha mestre, como não preciso me conectar toda hora a algum site, a maior parte do tempo fica bloqueado.

Também uso 2FA em todas as contas, é um processo bem chato, mas eu já tive a experiência de ter um e-mail invadido e a dor de cabeça que me deu, não desejo isso a ninguém.

Além disso, após alguns meses separo um dia para mudar todas as senhas, só por garantia e claro também evito baixar qualquer coisa no computador ou clicar em link suspeito.


Claro, acredito que pode ter um pouco de preocupação demais no jeito que protejo, mas quando se passa pela experiência que tive, nunca em hipótese alguma quero ter de novo.

Inclusive, se mais alguém quiser complementar ou sugerir mais formas, estou disposto, acredito que um espaço aberto para debater sobre segurança, trás muito conhecimento.

16 curtidas

Muito bom @thiagomoura

13 curtidas

Valeu @ThiagoMoura e tambem @ranielreis pela colaboração.

Todo cuidado é bom. Informações valiosas no topico criado :clap::clap::clap::clap::clap::clap:.

13 curtidas

Perfeito meu amigo @ranielreis!

Acho que você definiu bem o que penso. Inclusive, achei interessante essa questão do “Gerador de Senhas”. Explique-nos mais como funciona, se é gratuito, etc. Acredito que será uma boa dica de ferramenta para muitos aqui! :slightly_smiling_face::handshake:

16 curtidas

Obrigado! :slightly_smiling_face::pray:t3:

15 curtidas

Muito obrigado, meu caro @Kleber_Vieira1! :pray:t3::slightly_smiling_face::handshake:

15 curtidas

Perfeito, vou te responder com conceitos basicos, mas vou ter que ir um pouco mais a fundo para você realmente entender.

Antes de ir para VPN vamos voltar um pouco,

O que é a internet,
é uma rede de conexão global, que permite o compartilhamento de informaçoes entre as pessoas.

o que é uma rede local (LAN)

é uma rede particular, por exemplo rede da sua casa, de uma empresa, você tem o controle dos dispositivos que estão conectados na sua rede e esses dispostivisos se falam entre sim, e falam com a rede global (internet) atravez do seu modem / roteador

O que é uma rede publica

é muito parecido com a rede local, porem é um local aonde você não tem o controle de quem se conecta na rede, exemplo Lan House , Wifi publicos , redes de hoteis e por ai vai.
Funciona igual a rede local, mas como você não é o dono você não tem como saber quem ta lá e o que a pessoa pode fazer, ai que mora o grande perigo.

Qual o problema de acessar essas redes publicas ?

Existe varias, mas os 2 principais sãpo

  • Sniffing de rede, alguem pode esta realmente “escutando” tudo que se passa ali pela rede, para capturar senhas, dados pessoas e todo tipo de informação que for importante.
    image

  • “Man-in-the-middle” aonde você acredita está falando com um serviço web verdadeiro, mas na verdade está passando todas as informações para um criminoso.
    image

Okay já fiquei com medo, como eu resolve esse probelma ?
Simples, usando VPN :star_struck:

Mas o que é VPN ?

Significa “Virtual Private Network / Rede Privada Virtual” , então sabendo que você esta em uma rede publica, você “cria” uma rede virtual privada. Basicamente é um tunel PRIVADO e criptografado para uma outra rede que seja segura.

Com o Home Office em alta, muitos usuarios tiveram seu primeiro contato com a VPN recentemente.
Nesses casos, a VPN cria um tunel seguro e criptografado da casa da pessoa ate a rede do escritorio,
assim ela tem acesso a rede do escritorio com segurança, mas no conforto da sua casa.

Tipos de VPN

Falei um pouco sobre a vpn usada para se conectar ao escritorio, normalmente mais comum nos ambientes corporativos, mas existe tambem a VPN aonde queremos apenas nos proteger dos tipos de ataque mencionados acima

Normalmente vemos serviços de VPN tanto pagos como gratuitos, eles funcionam basicamente da mesma maneira.
Criam um tunel criptografado ate um servidor normalmente em outro pais, aonde eles afirmam ser seguros.

VPN pagas normalmentem tem um serviço melhor, existe milhares de servidores espalhados pelo mundo, a conexão de uma forma geral é melhor.

VPN gratis eu não confio, mas existe, mas quem te garante que aquela rede é segura ?

Outras vantagens do uso da VPN

Muitos serviços só estão disponiveis para usuarios de certos paises, um exemplo facil de entender é o netflix aonde o catalogo de filmes é diferente para cada pais.

Se eu quero assistir um filme no netflix que só está disponivel no japão eu teria que ir ate o japão ?
Nãaoooo rs, eu posso usar uma VPN aonde o servidor fica no japão, assim a netflix vai pensar que eu sou um usuario do japão :star_struck:

Já vi casos aonde um pais bloqueou o acesso ao google por exemplo
usuarios com acesso a VPN, conseguiam facilmente burlar essa restrição.

@joaovitorhat desculpa pelo texto longo, confrima se não ficou confuso, fiz agora na hora do almoço e desculpa qualquer coisa.
tentei ser superficial para ser facil o entendimento para todos, então esse é um resumo generico sobre o assunto.

Se alguem ficou com duvida sobre algumac coisa em especifico me avisa que eu tento melhorar :slight_smile:

19 curtidas

O aplicativo se chama Bitwarden, tem tanto para computador como celular, o app tem a possibilidade de você mesmo hospedar suas senhas, assim não é guardado em um servidor externo.

No caso do computador, o meu não tem leitor de impressão digital, então eu mesmo comprei por fora no Mercado Livre, é um pouco caro, mas penso que para segurança, não tem preço.


Lá tem a opção de configurar de quanto em quanto tempo bloqueia o acesso e entre outras configurações técnicas que ainda não aprendi por exigir um conhecimento avançado.

Mas aos poucos vou aprendendo a mexer e configurá-lo, é gratuito, mas tem opção paga também. Existem outros como o LastPass, mas optei por esse e acabei gostando.

Inclusive, tem opção de habilitar o 2FA como segurança extra.

15 curtidas