Dia do Emoji - NuCommunity

Olá Comunidade!

Domingo (dia 17) é o dia dele, o emoji, igual o Post It, todo mundo usa, mas ninguém sabe como surgiu. Aposto que nem sabiam que tinha uma data só pra ele, né? Aproveitando que está chegando o dia das carinhas amarelas, venho apresentar vocês alguns dos detalhes por trás dessa invenção que todo mundo usa. Vamos lá?

A ideia por trás dos emojis não é totalmente inovadora, já que culturas usaram diferentes formas de pictogramas como uma parte de representações humanas por séculos. No antigo Egito, por exemplo, hieroglifos eram usados pra gravar histórias e cultura do povo egípcio.

Já o emoji moderno, pode ser notado desde chats online nos anos 90, quando emojis primitivos eram usados em conversas, como : ) para sinalizar um sorriso ou ; ), para pontuar uma piada ou sarcasmo, etc.

Mas o designer Shigetaka Kurita é considerado o pai dos emojis atuais. Em 1999, a NTT DOCOMO, uma empresa japonesa de telefonia celular, lançou um conjunto de 176 emojis para celulares e pagers. Emoji é a mistura de duas palavras japonesas: imagem e letra (É uma mera coincidência que “emoji” soe como se fosse derivado da palavra inglesa “emoticon”). Kurita usou novelas japonesas, ilustrações e pictogramas para criar a primeira biblioteca de emojis. Os designs pixelados que finalmente deram lugar ao amplo banco de dados de emojis de hoje estão em exibição no Museu de Arte Moderna.

Em 2015, e pela primeira vez na história, o dicionário Oxford “premiou” emoji como “Palavra do Ano”. O emoji “Face with Tears of Joy” :joy: ganhou o título porque era o emoji mais usado em todo o mundo. Depois do prêmio de “Palavra do Ano”, a equipe por trás do dicionário notou que a palavra emoji foi bem mais usada naquele ano.

Hoje, existem mais de 3.000 emojis, incluindo 117 novos emojis que foram introduzidos em 2021 e 37 já revelados esse ano. Alguns dos recém-chegados incluem uma escova de dentes, pimentão verde, pessoas abraçando, chá de bolha, bandeira transgênero, um gato preto, carinha derretendo, globo espelhado e muito mais.

A maior parte dos Emojis é autoexplicativa, mas há algumas que parecem não fazer sentido algum. Porém, isso para nós e não para japoneses, já que muitos dos ícones têm relação direta com a cultura do país. O pedaço de cocô, por exemplo, é bastante usado por nós quando queremos indicar reprovação a algo comentado ou postado. Mas ele não está rindo à toa: no Japão ele significa boa sorte. É por isso também que há tantos símbolos de comida japonesa, como o de camarão frito e o de sushi. :sushi: :fried_shrimp:

O papel da Apple na popularização dos Emojis:

A Apple é a principal responsável pela disseminação dos Emojis fora do Japão. Na terra do sol nascente, os símbolos já eram extremamente populares quando foi lançado o primeiro iPhone, que não tinha Emojis. Isso causou rejeição no mercado local, fazendo com que a Apple adicionasse os caracteres na segunda versão do SO.

Porém, foi apenas no iOS 4 que eles se tornaram disponíveis para todos os usuários, que imediatamente adotaram o recurso. A fama chamou atenção do Google, e dessa forma os emojis chegaram ao Android.

E aí, qual o seu emoji favorito? Comenta aqui em baixo!

38 curtidas

Conteúdo incrível!
Curti demais, parabéns @Alexandre_Niess :clap:

20 curtidas

O uso de “emoji” deveria ser obrigatório para se evitar mal-entendidos. :man_facepalming:t3:

As palavras e a intenção de quem escreve ,as vezes e dependendo do humor de quem lê, podem ser entendidas erradas.:rage::face_with_symbols_over_mouth::rage:
Então , nada como um emoji para deixar td melhor :crazy_face::stuck_out_tongue_winking_eye::crazy_face::stuck_out_tongue_winking_eye:

Meu preferido???:thinking::thinking::thinking:
Não saberia dizer assim de pronto! :joy::rofl::joy::joy::joy::rofl::joy:

@Alexandre_Niess parabéns pelo tópico! :fist_right::fist_left:

:metal::metal::metal::metal:

18 curtidas

Fiz questão de mencionar ele no tópico em sua homenagem! :rofl: :rofl: :sweat_smile: :rofl: :joy: :joy: :sweat_smile: :rofl:

Gente, tem um easter egg nas imagens. :eyes:
Quem achar que descobriu manda aqui!

17 curtidas

Topicão @Alexandre_Niess :clap:t5:

Li que a Unicode Consortium é que é responsável pelos emojis. Poderiam explicar um pouco sobre o processo?

O meu: :upside_down_face:

10 curtidas

Nossa um dia do emoji!!!
E ainda um conteúdo recheado de história e informação!

Difícil escolher :+1: mas gosto muito desse, com sou muito sucinto nos assuntos esse consegue dar uma resposta completa para muitas frases

12 curtidas

Não sei se é isso, mas essa é a atual capa da nossa NuCommunity!

@Alexandre_Niess

Não é fraco não! :white_check_mark:

:metal::metal::metal::metal:

15 curtidas

:astonished::hushed::astonished::astonished::hugs::hugs::hugs::hugs::hugs::blush::smiling_face::blush::smiling_face::smiling_face::crazy_face::stuck_out_tongue_winking_eye::stuck_out_tongue_closed_eyes::stuck_out_tongue::yum::yum::smiling_face_with_tear:

:metal::metal::metal::metal:

10 curtidas

Vou pegar um exemplo pra te ajudar a entender melhor como funcionam esses consórcios. O Wi-Fi funciona de maneira semelhante. De forma bem resumida, as fabricantes tem que pagar um valor para utilizarem a tecnologia, e o consórcio com esse valor promove melhorias na tecnologia. Nesse caso o Unicode seria o mesmo esquema de consórcio, só que nesse caso não do Wi-Fi, mas sim do Unicode, que é uma padronização criada pra caracteres e emojis, para não ocorrerem problemas ao exibir esses elementos em diferentes plataformas (problemas de compatibilidade). Por isso um emoji que eu te mandei por meio do computador é exibido corretamente num celular, e vice versa.

11 curtidas

Rapaz, q menino danado esse @Alexandre_Niess. Parabens. Achei interessante as história do Emoji, nem imaginava como comecou. Conteudo bem interessante.

:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

:hugs::hugs::hugs::hugs::hugs::hugs:

:pensive::pensive::pensive::pensive::pensive::pensive:

:purple_heart::purple_heart::purple_heart::purple_heart::purple_heart::purple_heart:

Esses são os q mais uso no dia a dia. Que venha mais

11 curtidas

Valeu pela explicação Alê! :smiley:

8 curtidas

Esse é um dos emojis que buga a cabeça da galera de tantas formas haha

12 curtidas

Obrigado pelo carinho gente! :purple_heart:

14 curtidas

Olhá ele! Eu poderia pssar dias apenas me comunicando com Emoji, o modo mais fácil, agora com eles nas reações, melhor ainda!

O meu favorito é esse: :skull_and_crossbones: (Quando quero mostrar que algo é Bomba, Fique Longe ou Radioativo)

Gostei muito do filme que fizeram também!

13 curtidas

Não é isso, mas meu momento de dizer “mãe, tô na capa da NuCommunity” chegou! :rofl:

12 curtidas

Parabéns pelo post @Alexandre_Niess

Adorei a foto nova da Nucommunity ficou simplesmente fantástica. Parabéns pela criatividade e pelo post.

Os Emojis são extremamente importantes hoje em dia e se tornou a forma mais divertida e engraçada de nos expressarmos.

  • por isso viva a evolução do emoji. :partying_face::partying_face::clap::tada::balloon::balloon:
10 curtidas

Fiquei curioso! :thinking::thinking::thinking::thinking:

:metal::metal::metal::metal:

8 curtidas

Os 3 telefones das imagens não são iPhones por coincidência. É uma “homenagem” pelo papel deles na disseminação dos emojis para outras plataformas. :iphone:

10 curtidas

Amei o tópico e adoro usar emojis! :clap: Aliás quem topa um desafio? :eyes:

Qual o nome desse filme? :girl: :sparkles: :arrow_right: :woman:

Se quiser pegar carona, cria um aí também pra gente tentar adivinhar!

16 curtidas

ótimo tópico, @Alexandre_Niess , uma aula de história!
Se você usava esse: =^.^= , sinto dizer que está ficando velho…
ou o : P ; ) x.x , alguns já são até convertidos automaticamente.
Tem também os novos que não são reconhecidos em todo lugar (aqui mesmo eles sofreram alterações) mas dá pra saber do que se trata:
image

homem de noiva

Urso polar

Não é quinta dos filmes, mas aqui vai um, super relacionado: Emoji: O Filme | Netflix

uma conversa sem uso dos emoijs, ou de figurinhas é tão sem sal…
tem também quem acha que a gente tem que adivinhar a intenção do que quis dizer:

acho que meu preferido, e mais usado é esse :roll_eyes:
esse é engraçado :woozy_face:
e esse representa o amor por essa comunidade :purple_heart:

13 curtidas